logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Aventura Junina

Aventura Junina

Vamos embarcar em uma emocionante Aventura Junina! Acompanhe nosso destemido caipira enquanto ele mergulha de cabeça nessa festa típica brasileira, determinado a encontrar a chave que libertará a noiva da Cadeia da Amizade. À medida que avançamos pelas fases, desvendaremos curiosidades sobre a origem das festas juninas, exploraremos os símbolos coloridos, como as famosas bandeirinhas, e nos deliciaremos com as comidas típicas. Além disso, vamos aprender sobre as músicas e danças tradicionais que aquecem os corações de todos no Brasil. Prepare-se para uma jornada divertida e educativa pelas tradições juninas, enquanto ajudamos nosso herói a triunfar e celebrar o amor e a amizade!

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes visuais

Matrizes estéticas e culturais

(EF15AR03)

Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Geografia
4º Ano
O sujeito e seu lugar no mundo

Território e diversidade cultural

(EF04GE01)

Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF15AR03)
Reconhecer e analisar, nesta habilidade, inclui identificar, investigar e refletir em artes visuais a partir das características das manifestações artísticas e culturais locais e de outras comunidades. A habilidade inclui não somente o reconhecimento desses elementos, como também a análise da influência de diferentes matrizes estéticas e culturais nessas manifestações, ou seja, a investigação sobre as origens e influências dos elementos identificados, por exemplo: Como está presente a matriz africana, indígena ou europeia nas festas populares locais? O desenvolvimento desta habilidade contribui para o aluno perceber a diversidade cultural na formação brasileira, presente na identidade cultural local, regional e nacional.

(EF04GE01)
Esta habilidade consiste em que o aluno selecione, com os colegas e o professor, elementos das culturas indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc. que participam do cotidiano das famílias e da escola (como em hábitos ou comidas típicas, por exemplo), e que são parte da cultural local, regional e brasileira. Para isso, deve levantar as origens das famílias, de grupos sociais presentes no bairro de entorno da escola e os principais grupos formadores da cidade e de outras regiões, identificar os grupos constituintes da formação populacional do Brasil, relacionando-os aos fluxos migratórios, bem como reconhecer a contribuição que cada um trouxe para a cultura e para os hábitos e costumes locais.

Ficha pedagógica