logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Cantiga de roda: O sapo

Cantiga de roda: O sapo

As crianças exploram a cantiga "O Sapo", desenvolvendo oralização, ritmo e musicalidade. A atividade inclui a leitura da letra e a apresentação de três versões musicais — infantil, baião e samba —, ampliando a percepção musical, estimulando a coordenação motora e incentivando a expressividade vocal.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Música

Elementos da linguagem

(EF15AR14)

Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Língua Portuguesa
2º Ano
Oralidade

Produção de texto oral

(EF02LP15)

Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF15AR14)
Na habilidade, perceber e explorar supõe identificar características e testar elementos básicos do som — altura (sons agudos e graves), duração (longos e curtos), intensidade (fortes e fracos) e timbres (a voz do instrumento ou pessoa) — e os elementos da música — o ritmo, a melodia e a harmonia. Para o desenvolvimento da habilidade é necessário que o aluno possa inventar e reinventar relações e sentidos com o sonoro e o musical, por meio de práticas lúdicas, sem a exigência da reprodução de modelos musicais.

(EF02LP15)
Trata-se de habilidade que envolve a oralização de textos. Deve ser antecedida pela leitura compreensiva, de modo que, tendo entendido o texto, o estudante possa cantar obedecendo ao ritmo e à melodia. A habilidade favorece, ainda, o desenvolvimento da fluência leitora, fundamental neste ano do ciclo.