logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Cantiga de roda: Marcha soldado

Cantiga de roda: Marcha soldado

Nesta atividade, a criança lê e compreende a letra de uma música antes de cantá-la em três versões diferentes, explorando variações de arranjo. Primeiro, ela se familiariza com a letra e seu significado. Em seguida, a música é apresentada em três estilos: uma versão bem infantil, uma no ritmo contagiante do baião e outra com a energia do samba. A cada nova versão, a criança percebe como a melodia e o ritmo influenciam a interpretação da mesma canção, estimulando a musicalidade, a percepção rítmica e o contato com a diversidade da música brasileira de forma lúdica e envolvente.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Música

Elementos da linguagem

(EF15AR14)

Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Língua Portuguesa
2º Ano
Oralidade

Produção de texto oral

(EF02LP15)

Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF15AR14)
Na habilidade, perceber e explorar supõe identificar características e testar elementos básicos do som — altura (sons agudos e graves), duração (longos e curtos), intensidade (fortes e fracos) e timbres (a voz do instrumento ou pessoa) — e os elementos da música — o ritmo, a melodia e a harmonia. Para o desenvolvimento da habilidade é necessário que o aluno possa inventar e reinventar relações e sentidos com o sonoro e o musical, por meio de práticas lúdicas, sem a exigência da reprodução de modelos musicais.

(EF02LP15)
Trata-se de habilidade que envolve a oralização de textos. Deve ser antecedida pela leitura compreensiva, de modo que, tendo entendido o texto, o estudante possa cantar obedecendo ao ritmo e à melodia. A habilidade favorece, ainda, o desenvolvimento da fluência leitora, fundamental neste ano do ciclo.