Compartilhe com a sua turma:
Casa Mágica
Acabamos de entrar em uma casa muito maluca! Suas salas estão cheias de armadilhas, quanto mais andamos, mais ficamos perdidos! A nossa única aliada é uma bússola, que vai nos orientar até a saída. Observe as dicas e faça as escolhas corretas para não ficar preso para sempre! Atividade educativa de geografia com os pontos cardeais.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 4º Ano | Terra e Universo |
Pontos cardeais, calendários, fenômenos cíclicos e cultura |
(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola. |
Geografia | 4º Ano | Formas de representação e pensamento espacial |
Sistema de orientação |
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. |
Dicas para o educador
(EF04CI10)
Comparar, nesta habilidade, envolve analisar, categorizar e estabelecer correspondência sobre as informações a respeito dos pontos cardeais, obtidas pelo uso de uma bússola para sua localização ou orientações no ambiente, ou pela observação das sombras obtidas pelo uso de gnômon.
(EF04GE09)
A habilidade consiste em conhecer e aplicar os pontos cardeais para a localização em seus espaços de vivência, nas paisagens rurais e urbanas, em desenhos e representações cartográficas. A partir de um mapa simples do bairro, por exemplo, espera-se que o aluno possa localizar, utilizando os pontos cardeais, casas, escola, estabelecimentos comerciais, entre outros componentes físicos.