Hino Nacional Brasileiro

Nesta atividade online, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Sinta o orgulho de ser brasileiro ao acompanhar a letra com marcadores sincronizados, cada palavra cheia de história e amor pela pátria. Se alguma estrofe despertar sua curiosidade, explore a seção Hino Comentado para entender melhor seu significado. E, se encontrar palavras desafiadoras, nosso glossário está à disposição para ajudá-lo a compreender cada detalhe.

Artes integradas

Patrimônio cultural

(EF15AR25)

Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Língua Portuguesa
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Apreciação estética/Estilo

(EF35LP23)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

(EF15AR25)
Conhecer e valorizar, nesta habilidade, inclui identificar, caracterizar, investigar, experimentar e refletir sobre as manifestações culturais de sua e de outras comunidades. A habilidade inclui o experimentar brincadeiras, jogos, danças, canções, histórias e expressões das diferentes matrizes estéticas e culturais, principalmente as pertencentes à cultura brasileira. A contextualização desses recursos facilita a compreensão por parte do aluno e evita a simples reprodução. As manifestações culturais mais amplas geralmente envolvem recursos das quatro linguagens da arte.

(EF35LP23)
Apreciação desse tipo de texto requer uma leitura atenta e sensível, onde cada detalhe contribui para o impacto geral da obra. A interação entre som, ritmo e sentido é o que torna a poesia uma forma de arte tão poderosa.