Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Hino Nacional Brasileiro
Nesta atividade online, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Hino do Brasil. Sinta o orgulho de ser brasileiro ao acompanhar a letra com marcadores sincronizados, cada palavra cheia de história e amor pela pátria. Se alguma estrofe despertar sua curiosidade, explore a seção Hino Comentado para entender melhor seu significado. E, se encontrar palavras desafiadoras, nosso glossário está à disposição para ajudá-lo a compreender cada detalhe.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Artes integradas |
Patrimônio cultural |
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. |
Língua Portuguesa | 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Apreciação estética/Estilo |
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. |
Dicas para o educador
Quando a gente escuta o “Hino do Brasil” é impossível não se encantar com a melodia que toca o coração. Somos invadidos por um sentimento de gratidão, pois essa canção exalta nossas conquistas, batalhas vivenciadas no passado e valoriza nossas raízes. Nele está contida a identidade de uma nação que sempre lutou por um país melhor. Nosso hino é um dos mais bonitos e as pessoas ficam muito emocionadas ao ouvi-lo. Nossas crianças têm que conhecê-lo, cantá-lo e interpretá-lo para que o sentimento de patriotismo seja resgatado.
Em tempos difíceis, as pessoas não estão valorizando como deveria a nossa pátria e ela é muito valiosa. É importante ressaltar para as crianças mais os aspectos positivos ao invés dos negativos, afinal, problemas sempre existirão e precisamos enfrentá-los com dignidade em prol de uma sociedade com mais equidade.
Antes de os alunos terem acesso ao game que apresenta a letra de nosso hino com dinâmica, de forma comentada e com dicionário de apoio para que as crianças se informem considerando as palavras de difícil vocabulário, indicamos que discutam em uma “Roda de Conversa” o histórico desse símbolo nacional. Passem informações para as crianças, professores, que tenham dados desde sua existência. Antes desse diálogo, deem como tarefa uma pesquisa visando à letra e também com relação à sua importância no contexto histórico. As crianças do 1º ao 5º ano têm capacidade para apresentar uma pesquisa. As menores precisam de um roteiro mais simples e as maiores poderão ficar mais livres e apresentarem até slides. O objetivo da pesquisa será valorizar e melhor conhecer o nosso patrimônio cultural, começando por identificar as matrizes indígenas, as influências africanas e europeias, levando-se em conta épocas diversas.
Para maior conscientização de nossas crianças, vamos sugerir um momento cívico no pátio da escola para que sejam reafirmados valores como ética, empatia, respeito ao próximo e o exercício da cidadania. O amor à pátria precisa ser exaltado nas escolas para repercutir na sociedade como um todo, pois hoje em dia as pessoas estão mais individualistas e isso não é bom, afinal, todos necessitamos de alguma forma uns dos outros.
Para as aulas de Língua Portuguesa do 3º ao 5° ano, faremos uma proposta didática para despertar nas crianças seus sentimentos bons pela nação. O trabalho com poemas favorece a sensibilização e leva às reflexões mais profundas. Sendo assim, sugerimos a interpretação do “Hino Nacional Brasileiro”, que sem dúvida é um lindo poema. Logo após, indicamos a distribuição das 10 estrofes para que as crianças possam decorar a letra e dramatizá-la com gestos. Será um momento muito especial! As crianças vão se interagir de forma prazerosa para que possam assimilar a letra e ao mesmo tempo vivenciá-la.
Após essa atividade, as crianças estarão mais sensibilizadas e embasadas para acessarem o jogo educativo do canal da “Escola Games”.
Trabalhar com poemas é fantástico quando nos referimos à formação das crianças. Os professores e pais têm que adentrar esse universo também para bem educá-las. Segundo Fernando Pessoa, as crianças são o melhor do mundo.
“Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
(…) Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças” Fernando Pessoa
Objetivos para o aluno:
- Participar de um game dinâmico para assimilar a letra do “Hino Nacional Brasileiro”;
- Exercitar o conhecimento de forma lúdica;
- Reconhecer a importância de se preservar os patrimônios culturais e o espaço da escola;
- Realizar atividades em grupo para melhor se interagir;
- Despertar sentimentos de amor, empatia e gratidão pela Pátria;
- Desenvolver habilidades artísticas e expressar sentimentos, emoções;
- Cantar e recitar o hino para melhor conhecê-lo.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar às crianças um ensino mais dinâmico e lúdico através dos games;
- Induzir na educação brasileira o amor à Pátria;
- Preparar atividades para contextualizar a letra do “Hino Nacional Brasileiro”;
- Desenvolver projetos interdisciplinares ou multidisciplinares;
- Realizar aulas práticas para as crianças compreenderem melhor o conteúdo e desenvolverem habilidades artísticas;
- Conscientizar as crianças com relação à necessidade de se preservar os patrimônios históricos;
- Levar à percepção das crianças a grandeza da melodia de nosso hino, uma vez que ele representa a identidade de nosso país.
Sugestão de abordagem para o professor
INTEGRAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Isso mesmo! É possível um projeto interdisciplinar ou até multidisciplinar quando se trata de um estudo visando ao aprendizado de nosso hino. Os professores têm que se reunir e projetar no papel as estratégias que irão colocar em prática com suas crianças para que possam aprendê-lo. O nosso hino tem como ser aproveitado em todas as disciplinas, mas, principalmente, nas aulas de História e Língua Portuguesa. O professor de Artes também poderá contribuir.
Professores, proporcionem uma atividade de pintura em tela para que as crianças possam expressar, através das formas e cores, seus sentimentos referentes à Pátria. Os três professores devem preparar as crianças para essa oficina de arte, orientando-as e sensibilizando-as.
O professor de História vai explorar, através de vídeos, as riquezas existentes em nosso território. Cabe ao professor de Português trabalhar com interpretação de texto visando à temática e o de Artes possibilitará a execução da expressão artística, que será uma culminância do trabalho feito em equipe. Sugerimos uma exposição das telas para apreciação dos pais e Comunidade Educativa.
Um Professor de Artes desempenha um papel muito importante na educação, orientando e inspirando seus alunos a explorar e desenvolver sua criatividade e expressão artística, suas habilidades e competências. Suas responsabilidades incluem a elaboração de planos de aula que abordem diferentes formas de arte, como pintura, escultura, música, teatro e dança. Sendo assim, além dos quadros em tela, propomos uma coreografia para que as crianças expressem através do corpo seus conhecimentos e sentimentos visando à sua Pátria. Para ensaiá-la, todos os professores podem se utilizar de suas aulas para colaborar e não deixar a responsabilidade apenas para um.
O dia para a apresentação da dança em homenagem à Pátria será de acordo com a disponibilidade dos educadores e pais das crianças. Sugerimos que seja elaborado um convite para que os pais tenham como se organizar com antecedência.
Daremos uma sugestão muito boa para a elaboração da coreografia: as crianças se caracterizarem de animais representativos de nossa fauna brasileira. As crianças adoram o “Mundo Animal” e nossa fauna é riquíssima. O Brasil tem mais de mil espécies de animais em extinção, como o lobo-guará, pica-pau-amarelo, a onça-pintada (mais ameaçada) etc. O professor de Ciências tem que trabalhar esse assunto antes para que as crianças tenham embasamento. Importante também falar da flora, da preservação do meio ambiente para vivermos em um país mais saudável.
Aqui sugerimos algumas disciplinas possíveis de fazerem parte de um projeto multidisciplinar, porém o assunto é amplo e todos os educadores têm como contribuir para a projeção e execução desse trabalho. A partir da interação com os outros que melhoramos nossa comunicação e ampliamos nossos conhecimentos.
Complementando o conteúdo
Para complementar melhor o estudo, os alunos poderiam fazer cartazes sobre a preservação dos patrimônios históricos, pois muitas crianças não têm consciência da importância de se preservar o que foi conquistado em duras batalhas. Muitos jovens, por exemplo, picham muros, estátuas, residências, enfim, danificam os lugares. A pichação é feita, geralmente, em locais proibidos e no período da noite. Ataque a patrimônio público pode levar à prisão. Se educarmos nossas crianças, poderemos evitar essas más ações futuramente.
O professor de Língua Portuguesa poderá desenvolver essa atividade juntamente com o de História. Para isso, têm que programar uma ou duas aulas para que motivem seus alunos e concretizem a proposta.
Professores, conversar com as crianças sobre a preservação da escola é muito importante, pois muitas não respeitam os espaços, jogam lixo no chão, rabiscam os móveis etc. É preciso reduzir o consumo de água e energia. O local deve inspirar respeito e segurança. A preservação do patrimônio reflete a ideia de organização da instituição escolar, os alunos e educadores têm que se sentir acolhidos, protegidos. Para isso, cada um tem que dar sua parcela de contribuição. Manter a escola limpa é essencial para que todos tenham uma boa saúde.
A educação e conscientização das crianças são fundamentais para a preservação do patrimônio cultural, pois a falta de cuidados pode levar à perda irreparável de elementos culturais.