logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Bruxa dos acentos

Bruxa dos acentos

A terrível Bruxa dos Acentos roubou todos os acentos gráficos das palavras e agora nós precisamos devolvê-los! Ela ainda acha que o til é um acento, você acredita?

Use todo o seu conhecimento para colocar os acentos e o til no lugar correto em cada palavra que aparecer na tela. Bom jogo!

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
3º Ano
Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF03LP04)

Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.

Língua Portuguesa
4º Ano
Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF04LP04)

Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

Língua Portuguesa
5º Ano
Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF05LP03)

Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF03LP04)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.

(EF04LP04)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.

(EF05LP03)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.

Ficha pedagógica