Compartilhe com a sua turma:
Ilha do Elfo
Ó Elfo, protetor da natureza, acorde os Totens Guardiões e defenda a floresta dos monstros de lixo! Eles invadiram o nosso espaço e precisamos expulsá-los. Vamos restabelecer o equilíbrio da natureza, lutando com coragem e determinação.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 3º Ano | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Impactos das atividades humanas |
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas. |
Ciências | 5º Ano | Matéria e energia |
Propriedades físicas dos materiais Ciclo hidrológico Consumo consciente Reciclagem |
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. |
Dicas para o educador
(EF03GE11)
Esta habilidade consiste em identificar as alterações ambientais que ocorrem no campo e nas cidades, como erosão, deslizamento, escoamento superficial, intemperismo etc., e relacionar os impactos ambientais provocados pela ação humana, bem como comparar os impactos em ambientes rurais e urbanos, relacionando-os com as atividades econômicas: indústria, agropecuária, comércio. Espera-se, ainda, que o aluno possa questionar como essas atividades impactam o ambiente e quais os impactos dessas atividades sobre a saúde dos seres humanos e animais.
(EF05CI05)
Construir propostas, nesta habilidade, envolve reconhecer e debater que os resíduos resultam de ações coletivas e individuais, as práticas sustentáveis e o conhecimento a respeito da escala de tempo na decomposição de materiais e objetos, de maneira a que sirvam de referência para solucionar questões relacionadas ao descarte, à reutilização ou reciclagem e diminuição ao dano ambiental causado pelos hábitos de consumo humano.