Compartilhe com a sua turma:
A procura das cartas
Se você gosta de aventura e magia, “A procura das cartas” é para você! Ajude o gatinho a coletar as cartas mágicas, abrindo os baús e desbravando o caminho. Cuidado com as aranhas e serras, elas podem tirar a sua vida e você começa o jogo todinho outra vez!
Descubra todas as cartas e tenha uma surpresa no final do jogo. Clique no play e venha se divertir com a gente!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Escrita (compartilhada e autônoma) |
Correspondência fonema-grafema |
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. |
Dicas para o educador
(EF01LP02)
A escrita espontânea deve acontecer a partir de textos (listas, trechos de parlendas etc.) desde o início do 1º ano, de modo permanente. Escrevendo e analisando suas produções, pensando como grafar determinadas palavras, tendo escritas convencionais como referência, os estudantes vão, progressivamente, utilizando as letras que representam os fonemas. É possível chegar à compreensão da base alfabética até o final do 2º ano.
(EF02LP06)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante, quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas. O princípio acrofônico é compreendido em atividades de escrita, quando a escolha da letra e a sua nomeação o evidenciam.