Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Aventura Junina
Vamos embarcar em uma emocionante Aventura Junina! Acompanhe nosso destemido caipira enquanto ele mergulha de cabeça nessa festa típica brasileira, determinado a encontrar a chave que libertará a noiva da Cadeia da Amizade. À medida que avançamos pelas fases, desvendaremos curiosidades sobre a origem das festas juninas, exploraremos os símbolos coloridos, como as famosas bandeirinhas, e nos deliciaremos com as comidas típicas. Além disso, vamos aprender sobre as músicas e danças tradicionais que aquecem os corações de todos no Brasil. Prepare-se para uma jornada divertida e educativa pelas tradições juninas, enquanto ajudamos nosso herói a triunfar e celebrar o amor e a amizade!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 4º Ano | O sujeito e seu lugar no mundo |
Território e diversidade cultural |
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. |
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Artes visuais |
Matrizes estéticas e culturais |
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais. |
Dicas para o educador
Sabemos que as festas juninas valorizam muito nossas tradições e cultura. As crianças adoram as brincadeiras e comilanças. Vale a pena trabalhar a temática em um projeto multidisciplinar que culminará com uma grande festança.
A festa junina, no Brasil, é uma celebração típica e católica. Comemora-se com alegria e muita festividade o dia de três famosos santos: São João, que é o mais popular e venerado durante essa época. Santo Antônio e São Pedro também são muito queridos. São João, também conhecido como o "Santo Festeiro", é celebrado no dia 24 de junho, dia do seu nascimento.
Caso na escola tenha o conteúdo de Ensino Religioso, o professor poderá propor às crianças uma pesquisa sobre os santos característicos dessa festa.
Como o game aborda várias séries, vamos sugerir um projeto que possa favorecer todas as turmas. O professor de Artes vai organizar as danças e preparar com uma equipe a ornamentação da escola no dia do evento, mas antes as crianças têm que participar do game para se embasar do assunto.
O game em estudo, educador, é muito desafiador. O jogador caipira terá que ser muito esperto para encontrar a chave que liberta a noiva da “Cadeia da Amizade”.
Para comandar o game e chegar ao propósito, o jogador precisa utilizar as setas indicativas do teclado. Ao libertar a noiva, virão as questões relativas à Festa Junina. Vencida uma etapa, surgirá outra. O aprendizado será muito significativo.
O cenário do game é fantástico: bandeirinhas, chapéu, espiga de milho, girassóis, carrinho de pipoqueiro etc. O aluno vai conduzir o caipira e ajudá-lo a superar os desafios.
Faz parte do jogo, professor, a criança coletar itens durante a trajetória para desbloquear as dicas visando à festa em destaque.
O professor de Geografia tem que aprofundar nas questões inseridas no game. Preparar exercícios de fixação e revisão.
Objetivos para o aluno
- Participar de um game que revele o contexto da Festa Junina de uma forma dinâmica e divertida;
- Conhecer e produzir poemas visando à “Literatura de Cordel”;
- Envolver-se com os coleguinhas na hora da execução de atividades interdisciplinares;
- Ensaiar os passos da quadrilha tradicional e interagir-se em momentos lúdicos, prazerosos;
- Aprender os conteúdos temáticos através de um projeto multidisciplinar;
- Concorrer ao título de Miss Caipira ou Mister Caipira da escola;
- Pesquisar sobre o contexto histórico das Festas Juninas na comunidade;
- Expressar habilidades e competências voltadas para os estímulos audiovisuais.
Objetivos para o professor
- Motivar as crianças para a execução de um game voltado para o contexto das festas juninas;
- Elaborar e executar um projeto multidisciplinar com a temática em estudo;
- Promover um concurso para eleger a Miss Caipira ou Mister Caipira da escola;
- Realizar um evento para comemorar as festividades da comunidade e valorizar a cultura local;
- Incentivar a todas as crianças para a produção de poemas da Literatura de Cordel;
- Trabalhar com um poema de Patativa de Assaré;
- Proporcionar às crianças uma “Oficina de Artes” para expressarem suas habilidades artísticas;
- Reunir a Comunidade Educativa e as crianças de todas as séries em uma tradicional Festa Junina.
Sugestão de abordagem para o professor
Nas aulas de Português, os professores podem trabalhar com poemas característicos dessa festa. Propomos um trabalho com o “Cordel Nordestino”, professor, pois ele é muito animado e a criançada gosta de declamar poemas com textos de cordel, uma vez que eles são rimados e impressos em folhetos que podem ser anexados em cordas, no caso, os cordéis, são até vendidos em feiras livres. A seguir, um poema da Literatura de Cordel para começar os trabalhos em torno dessa temática. Após explorar com as crianças o poema, motive-as para produzirem textos no mesmo estilo e depois faça uma exposição nos corredores da escola, educador. Peça também para ilustrarem o texto.
O poeta da roça - Patativa do Assaré
Sou fio das mata, cantô da mão grossa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio
Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argum menestrê, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola
Cantando, pachola, à percura de amô
Não tenho sabença, pois nunca estudei
Apenas eu seio o meu nome assiná
Meu pai, coitadinho! vivia sem cobre
E o fio do pobre não pode estudá
Meu verso rastero, singelo e sem graça
Não entra na praça, no rico salão
Meu verso só entra no campo da roça e dos eito
E às vezes, recordando feliz mocidade
Canto uma sodade que mora em meu peito
O poema em estudo retrata um trabalhador da zona rural e revela suas dificuldades, sua simplicidade. A linguagem fora dos padrões deve ser respeitada uma vez que a pessoa assim se comunica. Uma atividade bem interessante é transportar o texto para a linguagem culta, padrão. Essa será uma forma também de exercitar a escrita e melhorar o vocabulário.
Complementando o conteúdo
Vamos ao projeto multidisciplinar, educadores?
As atividades e projetos multidisciplinares possibilitam aos educandos o estudo mais criterioso e a investigação precisa de um objeto a partir de uma perspectiva abrangente e múltipla. Por meio do método, os estudantes têm uma noção global e mais embasada com relação a determinados assuntos, uma vez que se empenham para estudá-los nas mais diferentes áreas de aprendizagem. Sendo assim, sugerimos um estudo mais aprimorado visando ao histórico das festas juninas. Em cada disciplina, é possível desenvolver a temática, mas o professor de Português, Artes e Geografia terão mais possibilidades de abordagem quanto ao assunto em estudo.
Do 1º ao 5º ano, é provável um estudo considerando a parte mais artística que envolve a temática. As vestimentas, fantasias, decorações, comidas típicas e características dessas festas têm uma grande relevância. Que tal uma oficina de arte para as crianças pintarem um cartaz que simbolize o cenário junino? Certamente os desenhos e pinturas ficarão lindos. Durante a aula, o professor pode colocar músicas representativas e que motivem a criançada. Essa atividade pode se dar em grupos de até quatro crianças. Zelar pela disciplina será fundamental apesar de essa ser uma atividade mais livre. As artes serão variadas, já que crianças de faixas etárias diversas farão os cartazes.
O nome do projeto tem que ser impactante. Que tal “Aventura Junina” para contextualizar o game? A ideia central desse projeto é realizar uma festa bem animada para finalizar as atividades realizadas até então.
Uma Festa Junina irá reunir a Comunidade Educativa e as crianças de todas as séries poderão participar.
As crianças menores devem ter uma quadrinha à parte, mas as maiores poderão compor um quadrilhão.
A quadrilha é uma dança folclórica executada com pares durante as festas juninas. As crianças e adultos dançam vestidos de caipiras. As meninas gostam de fazer trancinhas no cabelo com fitinhas coloridas, bem como usar vestidos floridos, com bolinhas e bem rodados. Os garotos fazem bigodinho, colocam chapéu e roupa geralmente xadrez, usam bota com espora.
Todos os professores vão colaborar nesse projeto, cada um dará sua contribuição. Porém, para narrar a quadrinha, tem que ser o educador mais animado e carismático, se possível, com voz de locutor. Ele vai dizer durante a quadrinha frases próprias, típicas da dança, como por exemplo: “Olhe a cobra, minha gente”; “A ponte quebrou!”; “É mentira”; “Segue o passeio!”; “Voa, borboleta!”; “Damas ao centro!” etc. Além dessas frases, tem que motivar a moçada para o remelexo.
Quanto à música da quadrinha, são muitas as opções. Vamos sugerir “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, a canção instrumental “Festa na Roça”, composta por Palmeira e Mário Zan. Fogueira de São João, também de Luiz Gonzaga. Outra música bem animada é “Isso Aqui Tá Bom Demais”, de Dominguinhos.
Dependendo da localidade, escolhe-se os ritmos: nordestinos, mineiros, indígenas, africanos etc.
No dia da “Festa Junina”, os professores poderão espalhar pelo pátio os cartazes confeccionados na oficina de artes.
Cada série poderá se responsabilizar por uma barraquinha e os pais dos alunos terão a responsabilidade de ajudar seus filhos na organização e decoração. Os professores vão intermediar.
Não poderá faltar no dia da festa o casamento caipira. Esse é um momento muito esperado por todos e deve ser o mais cômico possível. O noivo tem que ser bem engraçado e representar um homem que está fugindo de compromissos. A noiva precisa representar uma moça desesperada para se casar. O pai da noiva tem que ser durão para obrigar o noivo a se casar. Quanto mais ensaiado o casamento, mais sucesso fará. É essencial preparar um roteiro para todos que participarem dessa dramatização.
Que tal uma disputa saudável para definir a Miss Caipira e o Mister Caipira da escola? O concurso terá regras definidas para que seja organizado. Esse tipo de evento faz parte da tradição da festa. A venda de votos é uma atividade que estimula estudantes e comunidade escolar, promovendo uma grande interação e engajamento.
O dia e horário da festa serão definidos de acordo com a disponibilidade da maioria.
O professor de Geografia poderá aprofundar mais o assunto com a sua turma da 4ª série e sugerir uma pesquisa sobre o contexto histórico dessas festas na comunidade. Os alunos farão grandes descobertas e isso será muito importante para que comecem a valorizar mais a sua cultura. O game “Aventura Junina” vai auxiliar nessa pesquisa e levar a criançada para uma viagem muito gostosa e os alunos vão aprender se divertindo. Conhecerão a origem da Festa Junina e sobre sua relação com o “Cristianismo”, bem como estudarão os símbolos que fazem parte dessa modalidade e conhecerão as brincadeiras populares, como a tradicional “pescaria”, as marchinhas etc. Seria interessante uma pesquisa mais focada na festa do Sudeste. O jogo online está repleto de informações que vão agregar muito conhecimento aos alunos.
A interdisciplinaridade é muito solicitada hoje em dia pela família e sociedade, por isso a escola precisa se adequar e projetar atividades que possibilitem aos professores um trabalho de equipe. Os alunos serão os maiores beneficiados.
A aprendizagem que se dá através de projetos é muito significativa devido às vivências, experiências adquiridas em grupos. Há uma troca de saberes muito rica que culmina com mudanças visando à postura das pessoas e que leva a uma nova conduta. Todos lucram com os projetos que englobam mais de uma disciplina.
Em uma Festa Junina, há possibilidades de os professores trabalharem com seus alunos várias habilidades através dos estímulos audiovisuais da música, dança, canto, ritmo e expressão artística. Vale a pena investir nesse evento que provoca a interação das crianças e reforça o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo.