Compartilhe com a sua turma:
Ponte das Cores
Aventura colorida para pequenos exploradores! Prepare-se para uma jornada cheia de cores e desafios com Ponte das Cores. É a maneira perfeita de aprender sobre sequências e padrões enquanto se diverte!
O desafio é ajudar o ônibus escolar a atravessar uma ponte mágica. Complete a ponte com a cor correta de acordo com o padrão apresentado para permitir que o ônibus escolar atravesse com sucesso. Cada acerto leva a novos desafios e mais diversão!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Matemática | 2º Ano | Álgebra |
Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência |
(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. |
Dicas para o educador
(EF01MA09)
Organizar e ordenar objetos se relaciona com observar um conjunto de objetos do cotidiano, identificar um padrão (forma, cor, tamanho etc.) e aplicar o padrão observado na organização de sequências.
(EF02MA11)
Descrever elementos ausentes em uma sequência exige observar e identificar o padrão ou regularidade que a constitui e, a partir disso, descrever as características ou como se calcula os elementos faltantes para, então, completá-la.