logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Ponte das Cores

Ponte das Cores

Aventura colorida para pequenos exploradores! Prepare-se para uma jornada cheia de cores e desafios com Ponte das Cores. É a maneira perfeita de aprender sobre sequências e padrões enquanto se diverte!

O desafio é ajudar o ônibus escolar a atravessar uma ponte mágica. Complete a ponte com a cor correta de acordo com o padrão apresentado para permitir que o ônibus escolar atravesse com sucesso. Cada acerto leva a novos desafios e mais diversão!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Matemática
2º Ano
Álgebra

Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência

(EF02MA11)

Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Educador, os games de entretenimento com teor educativo e as brincadeiras populares têm um papel significativo na formação da criança, tanto intelectual quanto moral, pois além de divertirem a criançada, elas assimilam valores e princípios que vão nortear o seu comportamento no contexto social. Através do lúdico e das brincadeiras, espontaneamente, a criança adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de ampliar sua comunicação e interação. A criança expande sua criatividade e começa a socializar-se também.

O jogo “Ponte de Cores” foi produzido pensando nas possibilidades que as crianças têm de lidar com as cores e inseri-las no seu dia a dia de uma forma divertida, tornando seu mundo mais colorido, mas também para que possam distingui-las, estabelecer e conhecer suas diferenças. Antes de partir para o jogo online aqui proposto, sugerimos uma dinâmica bem movimentada para o professor realizar com as crianças. Uma brincadeira popular que se executa com bambolês. Na verdade, vamos fazer aqui uma adequação: as crianças vão dançar com um bambolê na cintura para a percepção de sua cor. O educador coloca uma canção infantil bem animada e dá para cada criança um bambolê colorido, pergunta à mesma a cor do bambolê e pede para que ela responda em voz alta. Será necessário que os bambolês tenham cores diversificadas. Reproduzir a fala em tom de voz meio alto favorece a memorização dos nomes das cores. A brincadeira consiste em fazer a criança dançar com o bambolê na cintura e aquela que deixá-lo cair, automaticamente, sairá da brincadeira, até que reste uma apenas, a criança que vencerá. Dar um prêmio é sempre motivador e pode ser um livro de Literatura Infantil, pois assim os professores motivam mais para a leitura, de preferência, um livro repleto de imagens coloridas. Essa dinâmica pode ser realizada com as crianças do 1º e 2º ano, pois elas gostam muito devido à movimentação e alegria que sentem ao participar.

Depois que a brincadeira dos bambolês for executada, será a hora de comentar e explicar a dinâmica do game “Ponte das Cores”. As crianças irão, através do jogo online, aprender a reconhecer as cores e também assimilar uma ordem visando às sequências e padrões. Elas terão um grande desafio: ajudar o ônibus escolar a atravessar uma ponte mágica. Nessa travessia, as crianças precisam completar a ponte com a cor correta, mas respeitando o padrão determinado para possibilitar que o ônibus escolar chegue ao destino com sucesso. A cada acerto, um novo desafio surge. Aprender as cores se divertindo garante uma aprendizagem mais significativa. Nós, educadores, sabemos que o método lúdico garante um desenvolvimento da criança na Educação Infantil, mas é necessário proporcionar ao mesmo tempo um ambiente descontraído, harmonioso para estimular o interesse, bem como a criatividade e a interação dos educandos a fim de que haja uma aprendizagem com qualidade.

Objetivos para o aluno:

  • Reconhecer as cores através de um game de entretenimento com teor educativo;
  • Assimilar uma ordem visando às sequências e padrões;
  • Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida;
  • Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras;
  • Identificar as cores através de sequência numérica;
  • Associar palavras às suas imagens e cores determinantes;
  • Refletir sobre a numeração escrita e falada;
  • Ampliar e melhorar a interpretação dos números;
  • Aprender conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa;
  • Desenvolver habilidades cognitivas, como a capacidade de raciocínio lógico e a resolução de problemas matemáticos.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar às crianças a execução de um game de entretenimento com teor educativo;
  • Estimular as crianças para o reconhecimento dos números e o aprendizado das cores de forma lúdica;
  • Realizar atividades que possibilitem à criança o reconhecimento das sequências lógicas e padrões;
  • Preparar aulas com atividades dinâmicas e brincadeiras populares;
  • Observar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o sistema numérico;
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação mútua;
  • Ensinar matemática de forma lúdica e interativa.

Sugestão de abordagem para o professor

Que tal, educador, trabalhar a sequência dos números e aproveitar para o reconhecimento das cores?

“Caça aos números coloridos” é uma brincadeira muito legal e divertida.

Prepare em cartolinas coloridas ou papel cartão, professor de Matemática, no caso, tirinhas com números, em uma sequência que as crianças já tenham noção. Misture bem esses números!

À medida em que encontrarem os cartões coloridos, elas deverão associar cada número à cor correspondente. Essa atividade estimula para o reconhecimento dos números, para o aprendizado das cores de forma lúdica e fixa também os números numa sequência lógica de progressão.

Na aula de Língua Portuguesa, o educador pode também fazer uma dinâmica com palavrinhas, imagens ou desenhos para a identificação das cores e associação dos nomes das coisas ou objetos. O interessante é trabalhar com palavras cujas imagens têm cores específicas, como por exemplo, banana tem cor amarela, limão geralmente é verde, uvas geralmente são vermelhas, pretas, azul-escuras, amarelas, verdes, laranjas e rosas. O professor coloca no chão as palavrinhas embaralhadas e as imagens coloridas também para que as crianças possam interligá-las.

Complementando o conteúdo

ATENÇÃO À COR SORTEADA, CRIANÇA!

Para complementar as aulas visando ao universo das cores, propomos uma brincadeira bem dinâmica para as crianças se divertirem e aprenderem o nome da cor destacada.

A dinâmica é muito simples, professor. Basta cada criança ficar com uma determinada cor e a cada lance de dado uma cor será “sorteada”, então, quem for o “dono” da cor poderá avançar uma casa. Ganhará a partida com certeza a criança que chegar ao final da fileira primeiramente. Com esse tipo de jogo, educador, é possível favorecer a memorização das cores e também estimular para a coordenação motora (ficar no seu espaço).

Faça adequações dessa dinâmica para que ela seja um sucesso na sua turma. É sempre importante considerar o perfil das crianças e prezar pela disciplina. Expor antes da brincadeira as regras e instruções será fundamental para que se tenha êxito.

DINAMIZANDO A AULA DE MATEMÁTICA COM O JOGO DOS PINOS

O Jogo dos cilindros é um recurso didático muito legal para crianças que estão desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas. Trata-se de uma base com encaixe para quatro cilindros coloridos e com alturas diferentes, além deles, há fichas com diversas sequências diferentes para montagem.

Professor de Matemática, o treino das habilidades motoras e cognitivas da criança pode ser muito mais divertido e proveitoso com o jogo dos pinos, pois com ele a criança pode brincar com o sequenciamento utilizando as fichas, chamando a atenção para a organização dos pinos, bem como para a percepção visomotora visando à diferenciação das cores e tamanhos, atenção e planejamento.

Para começar, é preciso identificar as cores e tamanho dos pinos, solicitar que a criança escolha qual o maior ou menor entre dois deles, depois ampliar a dificuldade pedindo para que a criança organize do maior para o menor, encaixando-o na base de madeira. Há uma outra forma, opção, que é mostrar uma ficha, solicitar que a criança memorize a sequência de cores e pedir para que ela fale em voz alta (facilitando a memorização). Vire a carta e peça que a criança repita a sequência que visualizou sem olhar, caso ela precise, ofereça as dicas usando como base os tamanhos, educador.

O jogo do cilindro é um recurso didático fantástico. Ele promove o desenvolvimento da coordenação motora e também favorece as habilidades sensoriais, uma vez que as crianças vão explorar diferentes texturas, formas e cores.

BINGO COLORIDO DE NÚMEROS

Educador, saiba que o jogo do bingo dos números trabalha o sistema de numeração decimal através da oralidade e as crianças se desenvolvem muito. Através desse excelente recurso didático de Matemática, o jogo de bingo dos números, as crianças compreendem melhor sobre o conhecimento matemático utilizando a tabela numérica para brincar com os números e assimilá-los.

Apresentar às crianças jogos de matemática na fase de alfabetização é um ótimo recurso para que elas aprendam se divertindo.

Para começar, professor, explique às crianças os números apresentados nas unidades e dezenas que são diferentes umas das outras, porém de forma embaralhada.

O professor vai ditar o número, a criança vai encontrá-lo na cartela colorida e colocar em cima dele um feijãozinho para marcá-lo. O aluno que preencher a maior parte da cartela ou completá-la, obviamente, ganhará o jogo.

São 20 cartelas, no mínimo, com números diferentes de 0 até 99. O interessante é que sejam de cores variadas. O professor poderá se utilizar de cartolina ou papel cartão para confeccioná-las. Tem que plastificá-las para que possam durar por muito tempo e serem bem aproveitadas. Ao “cantar” o número, o educador precisa fazer um suspense para as crianças ficarem atentas e curiosas. Que tal pintar os feijões de cores variadas para que fiquem mais apresentáveis e dentro da temática do game, professor? Cada criança vai receber um tipo de feijão da cor com a qual se identifica. Vai dar trabalho, mas as crianças vão adorar e ficarão mais motivadas para o jogo.

Para sortear os números, é fundamental ter um recipiente para colocá-los. Os números devem ser escritos em pedaços de papel colorido e misturados antes do sorteio. O professor tem que anotar na lousa os números cantados para acompanhar o progresso da atividade. É necessário explicar as regras e objetivo do jogo às crianças.

Durante a execução do bingo, o professor precisa ficar atento às crianças e ajudá-las se alguma ficar insegura. Alguns alunos têm muita dificuldade para acompanhar esse tipo de jogo em que há disputa e perdem a paciência. Dar um prêmio à criança que ganhar é fundamental. Pode ser um brinquedo de Matemática que desenvolva o raciocínio lógico e leve à memorização dos números.

Essa atividade será uma experiência divertida e educativa. A criança vai aprender conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa.

Com esse tipo de brincadeira, espera-se que o aluno desenvolva habilidades sociais e também emocionais, como a autoconfiança e a capacidade de trabalhar em equipe.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br