Compartilhe com a sua turma:

Gire a Roleta
Prepare-se para um aprendizado divertido com Gire a Roleta, o novo quiz educativo que vai transformar o aprendizado de figuras geométricas em uma aventura emocionante! Voltado especialmente para crianças do ensino fundamental, este jogo é perfeito para reforçar o conhecimento sobre formas como círculo, quadrado, estrela, oval e muito mais.
Gire a roleta e descubra qual figura geométrica será sorteada! Após a roleta parar, o desafio é identificar corretamente o nome da figura exibida. Será que você consegue acertar todas?
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Geometria |
Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais |
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. |
Matemática | 2º Ano | Geometria |
Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características |
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. |

Dicas para o educador
(EF01MA14)
Identificar e nomear figuras geométricas planas em sólidos ou desenhos, independentemente da posição em que aparecem, envolve o conhecimento do nome dessas figuras, bem como observar algumas de suas características. As figuras a serem conhecidas no primeiro ano podem ser prioritariamente quadrado, retângulo, triângulo e círculo, que estão presentes nos sólidos indicados na habilidade anterior (EF01MA13).
(EF02MA15)
Reconhecer, comparar e nomear figuras planas se relaciona com conhecer os nomes das figuras planas e algumas de suas propriedades, tais como ter ou não lados. O conhecimento dessas características permite a comparação de figuras geométricas planas pelo reconhecimento de características comuns (ter ou não lados e vértices) e, também, identificar as figuras geométricas planas em sólidos ou desenhos, independentemente da posição em que aparecem.