Desenhos Simétricos

Desafie sua criatividade e simetria no nosso jogo online! Complete o desenho usando apenas retas e descubra as imagens incríveis que se formam. Escolha o ponto inicial e final para desenhar suas linhas e, se errar, não se preocupe – a borracha está aqui para ajudar! Com 14 desenhos diferentes, a diversão é garantida. Vamos começar?!

Geometria

Simetria de reflexão

Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria.

Reconhecer simetria de reflexão em figuras e pares de figuras geométricas planas implica em associar a reflexão a uma transformação geométrica que "espelha" todos os pontos em relação uma reta (dita eixo de reflexão ou eixo de simetria). A simetria relativa a um ponto (dito centro de reflexão), será estudada posteriormente. A utilização da simetria para a construção de figuras congruentes (com a mesma forma e o mesmo tamanho), decorre diretamente de uma propriedade desta transformação que mantém todas as medidas – lados e ângulos – entre uma figura e sua reflexão. As malhas quadriculadas e os softwares de geometria servem como suporte para a compreensão do significado de simetria de reflexão, bem como apoio para a construção de figuras congruentes por simetria.