logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Desenhos Simétricos

Desenhos Simétricos

Desafie sua criatividade e simetria no nosso jogo online! Complete o desenho usando apenas retas e descubra as imagens incríveis que se formam. Escolha o ponto inicial e final para desenhar suas linhas e, se errar, não se preocupe – a borracha está aqui para ajudar! Com 14 desenhos diferentes, a diversão é garantida. Vamos começar?!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
4º Ano
Geometria

Simetria de reflexão

(EF04MA19)

Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Professor de Matemática, o game “Desenhos Simétricos” é uma excelente ferramenta didática para exercitar o conhecimento dos alunos, que estão no 4º ano, visando à simetria e construção de figuras geométricas.

Sabemos que a simetria é tudo aquilo que pode ser divido em partes, de forma que as partes coincidam perfeitamente quando sobrepostas. Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento.

No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, consequentemente, dar-lhe mais beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais bonito e perfeito tende a ser considerado. Passe essas noções às crianças, educador, para que tenham mais embasamento.

Antes do desenvolvimento do jogo online aqui proposto, faça uma dinâmica com as crianças.

Ao explorarem figuras como círculos, quadrados e triângulos, os alunos desenvolvem diversas habilidades essenciais para o seu crescimento. Um recurso didático muito eficaz para isso é o uso de quebra-cabeças com imagens de formas geométricas.

Entregue uma caixinha para cada aluno, com mais ou menos umas quatro figuras geométricas, para que as crianças possam montar um quebra-cabeça. Essa dinâmica possibilitará aos alunos exercitarem seus conhecimentos de uma forma lúdica, além de prepará-los para o game.

Educadores, sabemos que quebra-cabeças favorecem a identificação e diferenciação das formas, além de promover a coordenação motora fina da criança. Ao encaixarem as pecinhas, os alunos exercitam a concentração, a paciência e a capacidade de resolução de problemas. Essas atividades prazerosas também incentivam a socialização quando realizadas em grupo, promovendo a comunicação e a colaboração.

Após a dinâmica, chegou a hora de partir para o jogo online e ampliar as habilidades. Através do game “Desenhos Simétricos”, o aluno vai desenvolver a noção espacial, a percepção visual e o pensamento lógico-matemático.

Quando as crianças realizarem o game, que tal pedir para que reproduzam os desenhos simétricos em folhas de papel cartão ou cartolina? Essa atividade pode ser individual ou em grupo.

Borboletas são, teoricamente, animais bilaterais (como seres humanos) e são mais ou menos simétricas em relação ao plano sagital que divide o corpo em metades esquerda e direita. Elas são um exemplo perfeito de simetria na natureza. Dar uma ilustração com a metade da borboleta para as crianças completarem com desenho a outra parte poderá ser uma excelente estratégia antes do game também. Deixe-as pintarem a borboleta como quiserem, usando lápis de cor ou até tinta.

Objetivos para o aluno:

  • Conhecer desenhos simétricos e exercitar os conhecimentos através de um game;
  • Compreender o conceito de simetria;
  • Explorar figuras geométricas e desenvolver habilidades;
  • Desenvolver a coordenação motora fina e o raciocínio matemático;
  • Participar de um projeto multidisciplinar;
  • Desenvolver a percepção visual através da identificação dos desenhos simétricos;
  • Realizar atividades lúdicas e ampliar os conhecimentos de forma divertida.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar às crianças uma aula de informática para os alunos participarem de um game de entretenimento com teor educativo;
  • Apresentar às crianças desenhos simétricos e suas características mais marcantes;
  • Aplicar atividades para que a criança possa reconhecer a semelhança e diferença em ambos os lados das imagens;
  • Promover a colaboração e incentivar a socialização;
  • Elaborar e executar um projeto multidisciplinar;
  • Passar conceitos matemáticos de forma divertida para favorecer o aprendizado;
  • Incentivar a aplicação de conceitos matemáticos no dia a dia;
  • Desafiar os alunos para que sejam mais críticos e encontrem soluções para os problemas.

Sugestão de abordagem para o professor

A simetria é um tema importante no Ensino Fundamental, pois permite desenvolver competências e habilidades de observação, coordenação motora e raciocínio lógico, educador. Sugerimos o trabalho com desenhos que levem as crianças a completar a parte que está faltando na malha quadriculada.

Outra atividade excelente para a identificação das figuras geométricas é ligar as partes que se completam. Esse tipo de exercício favorece a percepção do todo e desenvolve a criatividade da criança. Ao completar a imagem, o aluno poderá reproduzi-la em folha de papel sulfite.

Para que os alunos aprendam mais e divertindo-se, sugerimos jogos em que possam montar figuras geométricas. Uma brincadeira bem interessante é dividir as crianças em equipes, dar para cada grupinho uma sacola cheia com partes de figuras geométricas e estipular um tempo para que possam realizar a montagem. A equipe que conseguir primeiro será a vencedora.

Complementando o conteúdo

Educador, saiba que para se certificar de que uma figura é simétrica ou assimétrica, traçamos uma reta, dividindo-a. Caso ela seja formada de duas formas que se coincidam perfeitamente quando sobrepostas, então essa figura é simétrica, e a reta é conhecida como eixo de simetria; caso contrário, a figura será considerada assimétrica. Quanto mais noções passar às crianças, melhor para o desempenho delas na hora do game. Nota-se a presença da simetria na arte, na geometria, na arquitetura, na biologia e em outras áreas do conhecimento. Sendo assim propomos um trabalho multidisciplinar. Todos os educadores poderão colaborar visando ao planejamento e execução desse projeto. O professor de Artes será um grande incentivador no campo da criatividade. O professor de Matemática trabalhará os conceitos e conhecimentos sobre simetria, o de Artes cederá aulas para as crianças produzirem suas artes e o professor de Língua Portuguesa utilizará poemas para ilustrar a temática em estudo.

Na aula de Artes, as crianças vão produzir máscaras de borboletas, mas procurando respeitar a simetria. Desenhar um coração também favorece a compreensão da simetria.

Professor de Língua Portuguesa, veja o poema a seguir para trabalhar com os alunos. Caso as crianças possam interpretar o poema antes da aula de prática de produção artística, creio que ficarão mais embasadas e também vão despertar o seu lado sensível, afetivo. A poesia é motivadora e mexe com as nossas emoções. Professor, peça uma criança para declamar o poema para a turma.

Poema “As Borboletas”
Vinícius de Moraes

Brancas, azuis, amarelas e pretas
brincam na luz as belas borboletas.

Borboletas brancas
são alegres e francas.

Borboletas azuis
gostam muito de luz.

As amarelinhas
são tão bonitinhas!

E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!

Professor, veja que a característica mais importante imputada às borboletas no poema de Vinícius de Moraes é a cor. Logo no princípio do poema, o eu-lírico (voz que se manifesta no texto poético) lista as cores dos insetos destacando o aspecto visual. A cor é, portanto, o elemento distintivo que separa os animais em categorias: as brancas, as azuis, as amarelas e as pretas. Aproveite para ressaltar a simetria das borboletas. Dê um papel de cores variadas às crianças para desenharem uma borboleta que possa representar o poema em estudo. Depois, faça um painel na sala de aula com os desenhos.

Gincana geométrica

Que tal, professor de Matemática, realizar uma gincana com perguntas referentes às figuras geométricas e conceitos matemáticos?

Porém, antes, peça às crianças para estudarem, ou melhor, prepararem-se. Elas precisam ter embasamento visando ao conteúdo em estudo. Educador, prepare fichas com exercícios de desenhos que tenham figuras geométricas e também desafios matemáticos para os alunos resolverem.

Separe as crianças em equipe. Estipule um tempo para a resolução das atividades e com um sinal finalize a dinâmica. Se quiser, use um apito. Ao encerrar a atividade, as crianças que não conseguiram concluir os exercícios têm que parar. O professor avalia quem chegou mais perto do resultado esperado e dá um prêmio à equipe que teve melhor raciocínio.

Depois da premiação, as crianças que tiveram mais dificuldade terão ajuda dos colegas que conseguiram chegar mais perto do objetivo traçado. Isso é muito importante para que as crianças sejam mais colaborativas e tenham mais compaixão.

Por que trabalhar com projetos interdisciplinares e multidisciplinares é importante?

A interdisciplinaridade ou multidisciplinaridade é a integração entre diferentes disciplinas, uma abordagem dinâmica que promove a conexão de conhecimentos variados, criando uma experiência educacional mais contextualizada.

Ao serem conectadas teorias de variadas áreas do conhecimento, os estudantes são desafiados a pensar mais criticamente e irem à busca de soluções para os desafios.

Todo projeto tem um encerramento, geralmente, é feita uma exposição dos trabalhos para a Comunidade Educativa apreciar. É importante os professores avaliarem os aspectos positivos e negativos visando ao desenvolvimento e execução do projeto para acertarem mais da próxima vez, bem como para apurar o que deu resultado e também perceberem o aprendizado das crianças.

Nós, da equipe do “Canal da Escola Games”, damos sugestões e liberdade para os educadores aproveitarem e inovarem dentro de nossas propostas.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br