Compartilhe com a sua turma:
Dia Internacional da Mulher
Celebre o Dia Internacional da Mulher com um jogo online educativo e divertido! Neste jogo, crianças são convidadas a montar quebra-cabeças coloridos que revelam imagens e histórias inspiradoras de mulheres notáveis. À medida que avançam, os jogadores descobrem os diversos papéis que as mulheres desempenham na sociedade, desde médicas e arquitetas até líderes e inovadoras. Cada quebra-cabeça completado é uma janela para uma conversa sobre igualdade de gênero e o reconhecimento das contribuições femininas em nossa história e cultura contemporânea. É uma maneira interativa e envolvente de educar e empoderar a próxima geração no espírito de celebração e respeito.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 1º Ano | Mundo do trabalho |
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia |
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. |
História | 2º Ano | O trabalho e a sustentabilidade na comunidade |
A sobrevivência e a relação com a natureza |
(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância. |
Dicas para o educador
(EF01GE07)
A habilidade diz respeito a identificar, diferenciar e relatar atividades de trabalho existentes na escola (limpeza, ensino, segurança, direção) e no entorno da escola (padaria, mercado, farmácia, comércio em geral). Pode-se apresentar as características de diferentes profissões e atividades laborais, relacionando-as aos lugares onde são realizados os diversos tipos de trabalho. Pode-se, ainda, considerar as diferentes características do mundo do trabalho urbano e rural e apresentar o trabalho a partir da relação cotidiana do aluno — por exemplo, prevendo investigar quem produziu as roupas que veste e de qual material são feitas, quem construiu a escola, quem produz o alimento das refeições etc.
(EF02HI10)
Esta habilidade diz respeito a perceber, distinguir e avaliar as diferentes formas de trabalho exercidas pelas pessoas no entorno do aluno, como na escola (professor, diretor, zelador etc.), nos comércios em seus locais de vivência (trabalhadores de padarias, mercados etc.), entre outros. Essa percepção confere maior significado à aprendizagem de que todas as atividades de trabalho são valorosas e contribuem para o bem comum.