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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Celebre o Dia Internacional da Mulher com um jogo online educativo e divertido! Neste jogo, crianças são convidadas a montar quebra-cabeças coloridos que revelam imagens e histórias inspiradoras de mulheres notáveis. À medida que avançam, os jogadores descobrem os diversos papéis que as mulheres desempenham na sociedade, desde médicas e arquitetas até líderes e inovadoras. Cada quebra-cabeça completado é uma janela para uma conversa sobre igualdade de gênero e o reconhecimento das contribuições femininas em nossa história e cultura contemporânea. É uma maneira interativa e envolvente de educar e empoderar a próxima geração no espírito de celebração e respeito.

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
1º Ano
Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE07)

Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

História
2º Ano
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10)

Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Sabemos que a mulher, desde os primórdios, tem um papel na sociedade muito relevante e as crianças precisam, desde cedo, perceberem e entenderem essa realidade a fim de que possam melhor valorizá-la, professor. O “Dia Internacional da Mulher” é muito significativo, mas ela merece reconhecimento todo dia. As crianças têm que ter essa percepção. Cabe a você, professor, preparar atividades dinâmicas para auxiliar seus alunos a compreenderem esse contexto. A seguir, uma boa dica para começar suas aulas: o álbum seriado.

Trabalhar com o álbum seriado é uma ótima atividade didática para memorizar o conteúdo e contextualizá-lo. O álbum seriado consiste, professor, em uma coleção de folhas (cartazes) organizadas que podem conter ilustrações, gravuras, fotos, gráficos, textos e outros.

Pensando no jogo em estudo, professor, você poderá dar uma aula antes que servirá de embasamento para a abordagem do assunto visando ao game. Nele, algumas profissões femininas mereceram destaque: policial, médica, bombeira, chefe de cozinha, arquiteta, astronauta, empresária... Vale ressaltar para as crianças que, as mulheres atuais, têm mais liberdade para atuarem nas profissões com as quais se identificam e isso é um progresso levando-se em conta muitas conquistas após batalhas infindáveis. Explique a seus alunos sobre essas lutas ao longo dos tempos. Diga, por exemplo, que as mulheres antes nem podiam votar e que muitas profissões somente eram executadas por homens, como por exemplo, a de bombeiro e policial.

Dotadas de habilidades e competências, inteligência, assim como os homens, as mulheres foram conquistando gradativamente seu espaço no mercado de trabalho. Organize o álbum seriado mostrando essa evolução da mulher no contexto do trabalho. Utilize textos e gravuras. Os alunos vão adorar essa estratégia, pois eles gostam de aula diferenciada, que saia da lousa.

O dia 8 de março é comemorado com muita alegria, pois celebra a evolução das mulheres no contexto mundial. Esse dia ressalta o seu devido valor. Explique a seus alunos o porquê desse dia ser tão especial historicamente falando. Conforme pesquisas, há um fato determinante para a escolha desse dia, um grave incêndio, ocorrido com operárias de uma fábrica têxtil, em 1857, no dia 8 de março, na cidade de Nova York. Muitas mulheres morreram e há suposição de que o incêndio teria sido causado pelo proprietário da fábrica: repressão exagerada às greves das operárias na época. Se achar viável, educador, aprofunde mais no assunto, conforme as crianças também manifestem interesse.

PARTINDO PARA O GAME “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

Após a aula com o álbum seriado, as crianças ficarão mais curiosas para participarem do game. Se houver uma sala de informática na escola, será ótimo para as crianças se deslocarem da sala de aula comum e terem uma aula em um espaço mais propício à execução da atividade.

O game do canal da Escola Games apresenta quebra-cabeças enfatizando algumas profissões visando às mulheres, mas antes eram prioridades dos homens. Os quebra-cabeças desse jogo têm imagens inspiradoras e impactantes.

Sabemos que o quebra-cabeça reforça as conexões do cérebro da criança e motiva-a para o raciocínio lógico, favorecendo a agilidade mental. Através do quebra-cabeça, a criança desenvolve várias habilidades e competências, ampliando sua visão artística também.

De acordo com alguns estudiosos e educadores, esse jogo ajuda em processos voltados para o amadurecimento e resolução de situações que envolvem o psicológico da criança.

Antes de iniciar o jogo online, professor, leia as instruções com as crianças. Coloque-as trabalhando em dupla para que fiquem mais motivadas.

Objetivos para o aluno

  • Reconhecer a importância do papel da mulher na nossa sociedade, percebendo seus progressos profissionais e conquistas ao longo de nossa história;
  • Exercitar a atenção e o pensamento lógico através de games;
  • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora e do domínio do corpo;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Ampliar os conhecimentos e desenvolver capacidades cognitivas;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: comparar, analisar, refletir, organizar e sintetizar;
  • Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que se vive, seus significados, suas especificidades e importância, só que dando ênfase às profissões femininas;
  • Participar de atividades lúdicas que favoreçam a socialização e habilidades artísticas.

Objetivos para o professor

  • Ressaltar para as crianças o quão importante é a figura da mulher na sociedade;
  • Motivar para a aprendizagem significativa através dos games;
  • Estimular a assimilação dos conteúdos através de atividades dinâmicas e lúdicas;
  • Passar o conhecimento e possibilitar que a criança aprenda através de projetos interdisciplinares;
  • Considerar o conhecimento prévio do aluno, respeitando suas vivências e experiências;
  • Realizar projetos que envolvam as crianças, pais e Comunidade Educativa;
  • Passar valores e princípios que culminem com uma sociedade mais justa e ética.

Sugestão de abordagem para o professor

REPÓRTER POR UM DIA

As crianças do 1º e 2º ano adoram brincar de repórter! Professor, que tal escolher algumas crianças para atuarem como repórter por um dia e entrevistarem mulheres da comunidade que trabalham em funções nas quais antes somente homens eram aceitos?

Oriente-as a preparem uma enquete com perguntas interessantes.

Elas poderão gravar as entrevistas para depois serem projetadas em um telão a fim de que a turma toda possa assistir.

O objetivo dessa atividade é identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que se vive, seus significados, suas especificidades e importância, só que dando ênfase às profissões femininas.

Os alunos têm que usar um figurino especial de repórter, utilizar microfone para tornar o cenário da entrevista real.

A expressão oral será um ponto forte dessa atividade. Crianças tímidas podem ser convidadas para atuarem, pois irão desenvolver várias habilidades e tornarem-se mais expressivas, falantes, desinibidas.

Os professores têm que acompanhar as crianças para intermediarem as circunstâncias e também gravarem as entrevistas.

TEATRO: AS PROFISSIONAIS DA ATUALIDADE

Além do álbum seriado e execução do game, seria muito interessante sortear algumas alunas do 1º e 2º ano para se caracterizarem com vestimentas das profissionais destacadas no jogo online e elas argumentarem sobre a profissão que estão representando, ou seja, dramatizarem. As alunas podem produzir o texto a ser dramatizado ou o próprio educador. Os textos que acompanham as profissionais do game podem e devem ser aproveitados. Quando a criança produz o texto é melhor. Isso a faz pesquisar sobre o tema e produzir um texto, o que favorece a leitura e escrita. Os professores de História e Geografia podem realizar um projeto interdisciplinar. Assim sendo, dividem as tarefas e responsabilidades, transformando essa atividade em um evento para que a Comunidade Educativa também possa prestigiar. As alunas poderão se apresentar para os colegas, pais e outras pessoas que tenham disponibilidade para assistirem à apresentação, à peça teatral.

ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE

Poderão fazer parte desse teatro mulheres da comunidade vestidas com seus uniformes: policial, médica, bombeira, etc. Funcionárias da escola também, como a merendeira, a faxineira, as professoras, enfim, quem puder desfilar no dia do teatro vai incentivar mais a garotada.

Ao final do evento, uma pessoa poderia parabenizar a todas as mulheres presentes e deixar claro que hoje elas são livres para escolherem suas profissões, batalharem por seus sonhos, objetivos, enfim, dizer que a mulher de hoje tem muitas habilidades e competências, enfatizar que elas têm muito com o que contribuir para o progresso de nossa comunidade, nação.

Complementando o conteúdo

Que tal complementar os conteúdos ministrados e atividades até aqui realizadas propondo um evento maior? Um lanche comunitário para se comemorar o “Dia das Mulheres” mais uma palestra seriam essenciais. Com certeza será um momento muito especial de interação. Professores, convidem uma mulher da família de alguma criança para realizar uma palestra a respeito da temática em estudo. Caso não a encontrem, chamem um ou uma especialista nesse assunto. Sabemos que a escola possibilita o aprendizado de vários conteúdos, matérias, mas ela precisa se preocupar também em passar para as crianças conhecimentos que não estão inseridos nos parâmetros escolares ou grades curriculares. Nós, da Escola Games, estamos falando de informações que estão voltadas para a construção do caráter, que favoreçam a cidadania. Daí a importância de levar à escola um palestrante com um bom embasamento para se expressar com relação às batalhas das mulheres nos últimos tempos.

Algumas conquistas e acontecimentos marcantes a serem mencionados na palestra:

  • O estudo para mulheres foi uma das primeiras conquistas da classe e o Brasil veio a liberar o estudo para meninas em 1827.
  • Maria Firmina dos Reis (1822 -1917) foi a primeira mulher a publicar um romance no Brasil.
  • Em 1907, saem os vestidos longos e calções e entram os biquínis.
  • Em 1910, houve a criação do Partido Republicano Feminino.

Além dos assuntos citados para embasamento da palestra, outros poderão ser aprofundados até se chegar às conquistas trabalhistas femininas, contextualizando-as com o momento presente.

Após a palestra, os professores podem reunir pais e alunos para um lanche comunitário. As crianças deverão ler frases simbólicas (slogans) para as mães a fim de enfatizar o “Dia das Mulheres”. Combinem tudo com antecedência para que cada família traga um prato especial. Façam um convite para detalhar a realização desse evento, pois a família precisa se organizar para participar e colaborar também. Coloquem músicas para animar o ambiente. Se houver alguma mulher participando do evento com alguma habilidade diferenciada, convidem a mesma para se apresentar. Pode ser uma cantora, bailarina, poetisa, etc. O momento é para celebrar e comemorar com alegria e muito entusiasmo o dia dessas guerreiras.

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