logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Meu cãozinho

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Objetos de conhecimento: Apreciação estética/Estilo

Atividades utilizadas no plano de aula

Meu Cãozinho

Meu Cãozinho

https://www.escolagames.com.br/jogos/meu-caozinho

Os pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.

No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?

Então vamos lá escolher o seu pet preferido!

BestSchool Games character
Ano Duração
1º e 2º 50 - 65 minutos

Objetivos

  • Montar um quebra-cabeça online sobre espécies de pets;
  • Valorizar os animais e respeitá-los;
  • Exercitar a escrita, leitura, imaginação e criatividade através da produção de texto poético;
  • Apreciar versos e a sonoridade característica do texto poético a fim de sensibilizar-se mais;
  • Elaborar paródias para recriar poemas de uma forma divertida;
  • Explorar a biografia da grande escritora Ruth Rocha;
  • Realizar atividades interdisciplinares para atingir os objetivos propostos;
  • Persuadir o leitor através da produção de cartazes e utilizar material reciclável;
  • Trabalhar a linguagem verbal e não verbal.

Conteúdo

A produção do texto poético.

Recursos didáticos

Computador, lápis de cor, papel sulfite, cartolina, cola, tesoura, revistas usadas, material reciclável, etc.

Metodologia

Aplicação de exercícios impressos, produção de textos poéticos, paródias e cartazes, atividades em grupo, jogo online e pedagógico, etc.

Avaliação

Poderá ser avaliada a participação das crianças em todas as atividades ou ser proposta uma produção de texto poético valendo nota para verificar se as crianças ampliaram o vocabulário e assimilaram novas palavras, conhecimentos.

1. Jogo Meu Cãozinho e o poema

Antes de iniciar o jogo proposto, professor, leia as instruções que o antecedem com seus educandos. O jogo possibilita ao aluno a escolha de um pet bem fofinho para adoção. Ele poderá dar um nome ao cãozinho e tem mais de 60 raças para que possa optar. Que legal escolher o sexo do animalzinho, o gênero! Há um poema lindo para acompanhar cada pet definido durante o jogo.

Que sensacional! Vai ser um jogo muito legal. Ao definir seu pet e nome, virá um poeminha e será a hora de jogar. Logo após, aparecerão partes de um pet para ser montado, ou seja, trata-se de um quebra-cabeça. Ao completar o quebra-cabeça, há possibilidade de jogar novamente. As crianças vão adorar o quebra-cabeça fundamentado com poemas. Após o jogo, será muito importante motivar os alunos para a produção de textos poéticos.

Explique às crianças qual a diferença entre poesia e poema, pois elas sempre confundem.

Dê uma folha sulfite a cada criança para reproduzir o seu cãozinho do jogo online e também para que possa fazer um poema com duas ou mais estrofes. Recorde com sua turma a estrutura do poema. Ressalte a importância das rimas e sonoridade presentes na leitura de um texto poético.

Seria essencial falar com seus alunos sobre a importância dos cães na vida das pessoas, despertar a sensibilidade das crianças e conscientizá-las para a preservação das espécies de animais, enfim, esse assunto dá uma aula muito boa.

Antes de partirem para os desenhos e prática de produção de texto poético, faça um círculo com a garotada e proponha uma discussão: “Como preservar melhor a vida dos animais de um modo geral, mas em especial, dos doguinhos?”. Anote as sugestões das crianças para que depois possam produzir cartazes a respeito da temática.

2. Paródia com poeminha

O poema tem o poder de nos sensibilizar, emocionar, de nos transportar para outros contextos, universos e de nos educar acerca da complexidade da vida humana. Sendo assim, o contato das crianças com o poema é muito importante e pode ser meio mágico, potencializar um interesse pela leitura que durará a vida toda. Pensando em tudo isso, vamos propor a seguir uma produção de texto, uma paródia. Será uma brincadeira para favorecer a escrita de poema e criatividade. Então, vamos lá!

Leia com as crianças o poema a seguir de Ruth Rocha e proponha uma brincadeira: a produção de uma paródia. Os alunos vão trocar as crianças do poema em estudo por pets e reproduzirem o texto. Terão que usar a criatividade para fazerem adequações.

Exemplo:

São dois cachorrinhos lindos Mas muito diferentes! Um é todo tímido, O outro é todo contente.

Veja, professor, o poema a seguir para se embasar e orientar melhor seus alunos para a atividade de produção textual. Antes, fale um pouquinho com as crianças sobre a escritora e poetisa Ruth Rocha. Ela é uma das melhores escritoras de nosso país e merece ser valorizada. Defensora dos “Direitos das Crianças”, ela mudou a Literatura Infantil dando voz às crianças. Conte para os alunos o início da carreira dessa excelente escritora e evolução na Literatura, mencione algumas de suas obras. Será um momento muito legal e de troca.

Pessoas são Diferentes, de Ruth Rocha

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes…

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Atividade em grupo:

Exponha os poemas das crianças pela sala de aula. Isso possibilitará a leitura e apreciação de todos. Elas vão se interagir e descobrir as habilidades e competências dos coleguinhas. Será um momento muito especial. Caso queira, professor, convide os pais para prestigiarem também os poemas.

3. Produção de cartazes

O cartaz é um tipo de produção textual que possibilita ao redator uma função informativa e também apelativa. Ele é o canal para conscientizarmos as pessoas visando às suas práticas. Através dos cartazes, as pessoas passam mensagens significativas que podem interferir positivamente no modo de pensar e agir das pessoas.

Que tal, educador, incentivar seus alunos para a produção de cartazes que vão ajudar a conscientizar a todos sobre a importância dos pets em nossas vidas? Convide o professor de Artes para que possam realizar uma atividade interdisciplinar. Os alunos vão adorar essa atividade em grupo. Divida-os em até 6 grupos de no mínimo 3 crianças.

O objetivo maior da produção de cartaz é convencer alguém, persuadir o receptor a adquirir um produto, por exemplo, ou uma ideia. Faça a exposição dos cartazes pelo corredor da escola para atingir um público maior. A comunidade educativa vai gostar muito e será uma oportunidade de reflexão e mudança de atitude.

Para passar de maneira eficaz a mensagem pretendida, o cartaz tem que ter como característica:

  • Utilização de verbos no imperativo;
  • Utilização de linguagem verbal e não verbal;
  • Texto curto e sugestivo, adequado ao público;
  • Criatividade;
  • Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores);
  • Utilização de figuras de linguagem;
  • Slogans (frases) curtos e atrativos.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.

Já a linguagem não verbal se utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

Além da linguagem verbal e não verbal há a linguagem mista (ou híbrida). A linguagem mista utiliza as duas modalidades de linguagem para emitir uma mensagem, ou seja, a linguagem verbal e não verbal.

Explique os tipos de linguagem para seus alunos, professor, pois isso vai favorecer a produção de cartazes mais chamativos, criativos e convincentes.

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Marivalda Alves Timóteo

Marivalda Alves Timóteo

Curso de Magistério (habilitada para ministrar aulas para crianças visando às disciplinas de modo geral) - Licenciatura Plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em Gestão do Currículo e Competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares e estaduais. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de “Filosofia para Crianças”, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br