Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Meu cãozinho
Plano de aula
Habilidades para o Ensino Fundamental
Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
Objetos de conhecimento: Apreciação estética/Estilo
Atividades utilizadas no plano de aula
Meu Cãozinho
https://www.escolagames.com.br/jogos/meu-caozinhoOs pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.
No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?
Então vamos lá escolher o seu pet preferido!
Ano | Duração |
---|---|
1º e 2º | 50 - 65 minutos |
Objetivos
- Montar um quebra-cabeça online sobre espécies de pets;
- Valorizar os animais e respeitá-los;
- Exercitar a escrita, leitura, imaginação e criatividade através da produção de texto poético;
- Apreciar versos e a sonoridade característica do texto poético a fim de sensibilizar-se mais;
- Elaborar paródias para recriar poemas de uma forma divertida;
- Explorar a biografia da grande escritora Ruth Rocha;
- Realizar atividades interdisciplinares para atingir os objetivos propostos;
- Persuadir o leitor através da produção de cartazes e utilizar material reciclável;
- Trabalhar a linguagem verbal e não verbal.
Conteúdo
A produção do texto poético.
Recursos didáticos
Computador, lápis de cor, papel sulfite, cartolina, cola, tesoura, revistas usadas, material reciclável, etc.
Metodologia
Aplicação de exercícios impressos, produção de textos poéticos, paródias e cartazes, atividades em grupo, jogo online e pedagógico, etc.
Avaliação
Poderá ser avaliada a participação das crianças em todas as atividades ou ser proposta uma produção de texto poético valendo nota para verificar se as crianças ampliaram o vocabulário e assimilaram novas palavras, conhecimentos.
1. Jogo Meu Cãozinho e o poema
Antes de iniciar o jogo proposto, professor, leia as instruções que o antecedem com seus educandos. O jogo possibilita ao aluno a escolha de um pet bem fofinho para adoção. Ele poderá dar um nome ao cãozinho e tem mais de 60 raças para que possa optar. Que legal escolher o sexo do animalzinho, o gênero! Há um poema lindo para acompanhar cada pet definido durante o jogo.
Que sensacional! Vai ser um jogo muito legal. Ao definir seu pet e nome, virá um poeminha e será a hora de jogar. Logo após, aparecerão partes de um pet para ser montado, ou seja, trata-se de um quebra-cabeça. Ao completar o quebra-cabeça, há possibilidade de jogar novamente. As crianças vão adorar o quebra-cabeça fundamentado com poemas. Após o jogo, será muito importante motivar os alunos para a produção de textos poéticos.
Explique às crianças qual a diferença entre poesia e poema, pois elas sempre confundem.
Dê uma folha sulfite a cada criança para reproduzir o seu cãozinho do jogo online e também para que possa fazer um poema com duas ou mais estrofes. Recorde com sua turma a estrutura do poema. Ressalte a importância das rimas e sonoridade presentes na leitura de um texto poético.
Seria essencial falar com seus alunos sobre a importância dos cães na vida das pessoas, despertar a sensibilidade das crianças e conscientizá-las para a preservação das espécies de animais, enfim, esse assunto dá uma aula muito boa.
Antes de partirem para os desenhos e prática de produção de texto poético, faça um círculo com a garotada e proponha uma discussão: “Como preservar melhor a vida dos animais de um modo geral, mas em especial, dos doguinhos?”. Anote as sugestões das crianças para que depois possam produzir cartazes a respeito da temática.
2. Paródia com poeminha
O poema tem o poder de nos sensibilizar, emocionar, de nos transportar para outros contextos, universos e de nos educar acerca da complexidade da vida humana. Sendo assim, o contato das crianças com o poema é muito importante e pode ser meio mágico, potencializar um interesse pela leitura que durará a vida toda. Pensando em tudo isso, vamos propor a seguir uma produção de texto, uma paródia. Será uma brincadeira para favorecer a escrita de poema e criatividade. Então, vamos lá!
Leia com as crianças o poema a seguir de Ruth Rocha e proponha uma brincadeira: a produção de uma paródia. Os alunos vão trocar as crianças do poema em estudo por pets e reproduzirem o texto. Terão que usar a criatividade para fazerem adequações.
Exemplo:
São dois cachorrinhos lindos Mas muito diferentes! Um é todo tímido, O outro é todo contente.
Veja, professor, o poema a seguir para se embasar e orientar melhor seus alunos para a atividade de produção textual. Antes, fale um pouquinho com as crianças sobre a escritora e poetisa Ruth Rocha. Ela é uma das melhores escritoras de nosso país e merece ser valorizada. Defensora dos “Direitos das Crianças”, ela mudou a Literatura Infantil dando voz às crianças. Conte para os alunos o início da carreira dessa excelente escritora e evolução na Literatura, mencione algumas de suas obras. Será um momento muito legal e de troca.
Pessoas são Diferentes, de Ruth Rocha
São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes…
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
Atividade em grupo:
Exponha os poemas das crianças pela sala de aula. Isso possibilitará a leitura e apreciação de todos. Elas vão se interagir e descobrir as habilidades e competências dos coleguinhas. Será um momento muito especial. Caso queira, professor, convide os pais para prestigiarem também os poemas.
3. Produção de cartazes
O cartaz é um tipo de produção textual que possibilita ao redator uma função informativa e também apelativa. Ele é o canal para conscientizarmos as pessoas visando às suas práticas. Através dos cartazes, as pessoas passam mensagens significativas que podem interferir positivamente no modo de pensar e agir das pessoas.
Que tal, educador, incentivar seus alunos para a produção de cartazes que vão ajudar a conscientizar a todos sobre a importância dos pets em nossas vidas? Convide o professor de Artes para que possam realizar uma atividade interdisciplinar. Os alunos vão adorar essa atividade em grupo. Divida-os em até 6 grupos de no mínimo 3 crianças.
O objetivo maior da produção de cartaz é convencer alguém, persuadir o receptor a adquirir um produto, por exemplo, ou uma ideia. Faça a exposição dos cartazes pelo corredor da escola para atingir um público maior. A comunidade educativa vai gostar muito e será uma oportunidade de reflexão e mudança de atitude.
Para passar de maneira eficaz a mensagem pretendida, o cartaz tem que ter como característica:
- Utilização de verbos no imperativo;
- Utilização de linguagem verbal e não verbal;
- Texto curto e sugestivo, adequado ao público;
- Criatividade;
- Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores);
- Utilização de figuras de linguagem;
- Slogans (frases) curtos e atrativos.
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.
Já a linguagem não verbal se utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
Além da linguagem verbal e não verbal há a linguagem mista (ou híbrida). A linguagem mista utiliza as duas modalidades de linguagem para emitir uma mensagem, ou seja, a linguagem verbal e não verbal.
Explique os tipos de linguagem para seus alunos, professor, pois isso vai favorecer a produção de cartazes mais chamativos, criativos e convincentes.
Compartilhe com a sua turma:
Marivalda Alves Timóteo
Curso de Magistério (habilitada para ministrar aulas para crianças visando às disciplinas de modo geral) - Licenciatura Plena em Letras - Universidade de Uberaba.
Pós-graduação em Gestão do Currículo e Competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.
Experiência de 25 anos em escolas particulares e estaduais. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de “Filosofia para Crianças”, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.