logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Meu cãozinho

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF02LP26)

Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Objetos de conhecimento: Formação do leitor literário

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Objetos de conhecimento: Apreciação estética/Estilo

Atividades utilizadas no plano de aula

Meu Cãozinho

Meu Cãozinho

https://www.escolagames.com.br/jogos/meu-caozinho

Os pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.

No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?

Então vamos lá escolher o seu pet preferido!

BestSchool Games character
Ano Duração
1º e 2º 50 - 65 minutos

Objetivos

  • Montar um quebra-cabeça online sobre espécies de pets;
  • Valorizar os animais e respeitá-los;
  • Exercitar a escrita, leitura, imaginação e criatividade através da produção de texto poético;
  • Apreciar versos e a sonoridade característica do texto poético a fim de sensibilizar-se mais;
  • Persuadir o leitor através da produção de cartazes;
  • Trabalhar a linguagem verbal e não verbal.
  • Utilizar revistas velhas e material reciclável na produção de cartazes;
  • Favorecer a produtividade e autonomia das crianças nas atividades em grupo;
  • Produzir cartuns a fim de criticar a postura das pessoas com relação aos maus-tratos com os animais;
  • Analisar e interpretar texto poético para desenvolver certas habilidades e competências.

Conteúdo

A produção do texto poético

Duração

2 aulas ou mais a depender do perfil da turma.

Recursos didáticos

Computador, papel sulfite, lápis de cor, cartolina, cola, pincel atônico, tesoura, revistas usadas e material reciclável.

Metodologia

Interpretação e produção de texto poético, bem como cartazes, elaboração de cartuns, atividades em grupo e discussão da temática em estudo, realização de jogo online e pedagógico, etc.

Avaliação

Poderá ser avaliada a participação das crianças em todas as atividades ou ser proposta uma produção de texto poético valendo nota para verificar se as crianças ampliaram o vocabulário e assimilaram novas palavras, conhecimentos.

1. Jogo Meu Cãozinho, o poema e a produção de cartazes

Antes de iniciar o jogo proposto, professor, leia as instruções que o antecedem com seus educandos. O jogo possibilita ao aluno a escolha de um pet bem fofinho para adoção. Ele poderá dar um nome ao cãozinho e tem mais de 60 raças para que possa optar. Que legal escolher o sexo do animalzinho, o gênero! Há um poema lindo para acompanhar cada pet definido durante o jogo. Que sensacional! Vai ser um jogo muito legal. Ao definir seu pet e nome, virá um poeminha e será a hora de jogar. Logo após, aparecerão partes de um pet para ser montado, ou seja, trata-se de um quebra-cabeça. Ao completar o quebra-cabeça, há possibilidade de jogar novamente. As crianças vão adorar o quebra-cabeça fundamentado com poemas. Após o jogo, será muito importante motivar os alunos para a produção de textos poéticos.

Explique às crianças qual a diferença entre poesia e poema, pois elas sempre confundem.

Dê uma folha sulfite a cada criança para reproduzir o seu cãozinho do jogo online e também para que possa fazer um poema com duas ou mais estrofes. Recorde com sua turma a estrutura do poema. Ressalte a importância das rimas e sonoridade presentes na leitura de um texto poético. Seria essencial falar com seus alunos sobre a importância dos cães na vida das pessoas, despertar a sensibilidade das crianças e conscientizá-las para a preservação das espécies de animais, enfim, esse assunto dá uma aula muito boa.

Antes de partirem para os desenhos e prática de produção de texto poético, faça um círculo com a garotada e proponha uma discussão: “Como preservar melhor a vida dos animais de um modo geral, mas em especial, dos doguinhos?”. Anote as sugestões das crianças para que depois possam produzir cartazes a respeito da temática. Essa será uma atividade complementar. Os alunos farão cartazes relacionados à proteção dos animais, em especial, dos cães, pois muitos são abandonados pelas ruas e ficam à mercê das situações de descaso, passam fome, sede e frio. Os alunos vão criar slogans (frases curtas) para sensibilizarem os leitores. Explorar a linguagem verbal e não verbal. Utilizar revistas velhas e material reciclável para a produção dos cartazes.

2. Produção de cartum

Essa será uma atividade muito interessante. Os alunos vão trazer para os cartuns a temática em estudo. Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Os alunos do 2º ano conseguem realizar a atividade com mais facilidade do que os menores. Professor, explique às crianças que o termo cartum é uma forma aportuguesada do termo inglês cartoon (cartão) e que tem origem na palavra italiana cartone. Utiliza-se de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e as onomatopeias. O principal elemento do cartum será o pet. Através do cartum a criança expressa sua opinião e passa uma mensagem simbólica.

Em um mural, exponha os cartuns das crianças. Oriente-as para que através dos desenhos e mensagens possam incentivar pessoas à prática do bem com os doguinhos. Ressaltar que os animais não podem ser maltratados, que devemos amá-los e respeitá-los. Seria bom esclarecer para os alunos que o cartum não retrata algo ou uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade.

3. Interpretação de texto poético

Na chácara do Chico Bolacha
o que se procura
nunca se acha!

Quando chove muito,
O Chico brinca de barco,
porque a chácara vira charco.

Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.

Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.

Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.

Outras coisas, ninguém procura,
porque não acha.

Coitado do Chico Bolacha!


Autora: Cecília Meireles

Responda às questões sobre o poema: Na chácara do Chico Bolacha.

  1. Qual é a autora do texto poético em estudo?
  2. No texto, há um verso que menciona um cachorrinho. Qual é esse verso? Qual a característica dada ao cachorrinho e o que significa?
  3. Você cuidaria com carinho de um pet coxo? Por quê?
  4. Qual o nome do cachorrinho do poema de Cecília Meireles?
  5. O que significam as palavras enxada e inchada? Procure o significado no dicionário.
  6. Como você imagina o Chico Bolacha? Faça um desenho que o represente de acordo com a sua imaginação.
  7. Na chácara do Chico Bolacha tem um cachorrinho coxo. Ser coxo dificulta a locomoção. Na sua opinião, o houve com ele para ficar assim?
  8. Como podemos agir para que os animais vivam com mais dignidade?
  9. Pesquise sobre a autora do poema e faça um texto que conte sua história e trajetória de vida na Literatura.

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Marivalda Alves Timóteo

Marivalda Alves Timóteo

Curso de Magistério (habilitada para ministrar aulas para crianças visando às disciplinas de modo geral) - Licenciatura Plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em Gestão do Currículo e Competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares e estaduais. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de “Filosofia para Crianças”, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br