Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Meu cãozinho
Plano de aula
Habilidades para o Ensino Fundamental
Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
Objetos de conhecimento: Formação do leitor literário
Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
Objetos de conhecimento: Apreciação estética/Estilo
Atividades utilizadas no plano de aula
Meu Cãozinho
https://www.escolagames.com.br/jogos/meu-caozinhoOs pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.
No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?
Então vamos lá escolher o seu pet preferido!
Ano | Duração |
---|---|
1º e 2º | 50 - 65 minutos |
Objetivos
- Montar um quebra-cabeça online sobre espécies de pets;
- Valorizar os animais e respeitá-los;
- Exercitar a escrita, leitura, imaginação e criatividade através da produção de texto poético;
- Apreciar versos e a sonoridade característica do texto poético a fim de sensibilizar-se mais;
- Persuadir o leitor através da produção de cartazes;
- Trabalhar a linguagem verbal e não verbal.
- Utilizar revistas velhas e material reciclável na produção de cartazes;
- Favorecer a produtividade e autonomia das crianças nas atividades em grupo;
- Produzir cartuns a fim de criticar a postura das pessoas com relação aos maus-tratos com os animais;
- Analisar e interpretar texto poético para desenvolver certas habilidades e competências.
Conteúdo
A produção do texto poético
Duração
2 aulas ou mais a depender do perfil da turma.
Recursos didáticos
Computador, papel sulfite, lápis de cor, cartolina, cola, pincel atônico, tesoura, revistas usadas e material reciclável.
Metodologia
Interpretação e produção de texto poético, bem como cartazes, elaboração de cartuns, atividades em grupo e discussão da temática em estudo, realização de jogo online e pedagógico, etc.
Avaliação
Poderá ser avaliada a participação das crianças em todas as atividades ou ser proposta uma produção de texto poético valendo nota para verificar se as crianças ampliaram o vocabulário e assimilaram novas palavras, conhecimentos.
1. Jogo Meu Cãozinho, o poema e a produção de cartazes
Antes de iniciar o jogo proposto, professor, leia as instruções que o antecedem com seus educandos. O jogo possibilita ao aluno a escolha de um pet bem fofinho para adoção. Ele poderá dar um nome ao cãozinho e tem mais de 60 raças para que possa optar. Que legal escolher o sexo do animalzinho, o gênero! Há um poema lindo para acompanhar cada pet definido durante o jogo. Que sensacional! Vai ser um jogo muito legal. Ao definir seu pet e nome, virá um poeminha e será a hora de jogar. Logo após, aparecerão partes de um pet para ser montado, ou seja, trata-se de um quebra-cabeça. Ao completar o quebra-cabeça, há possibilidade de jogar novamente. As crianças vão adorar o quebra-cabeça fundamentado com poemas. Após o jogo, será muito importante motivar os alunos para a produção de textos poéticos.
Explique às crianças qual a diferença entre poesia e poema, pois elas sempre confundem.
Dê uma folha sulfite a cada criança para reproduzir o seu cãozinho do jogo online e também para que possa fazer um poema com duas ou mais estrofes. Recorde com sua turma a estrutura do poema. Ressalte a importância das rimas e sonoridade presentes na leitura de um texto poético. Seria essencial falar com seus alunos sobre a importância dos cães na vida das pessoas, despertar a sensibilidade das crianças e conscientizá-las para a preservação das espécies de animais, enfim, esse assunto dá uma aula muito boa.
Antes de partirem para os desenhos e prática de produção de texto poético, faça um círculo com a garotada e proponha uma discussão: “Como preservar melhor a vida dos animais de um modo geral, mas em especial, dos doguinhos?”. Anote as sugestões das crianças para que depois possam produzir cartazes a respeito da temática. Essa será uma atividade complementar. Os alunos farão cartazes relacionados à proteção dos animais, em especial, dos cães, pois muitos são abandonados pelas ruas e ficam à mercê das situações de descaso, passam fome, sede e frio. Os alunos vão criar slogans (frases curtas) para sensibilizarem os leitores. Explorar a linguagem verbal e não verbal. Utilizar revistas velhas e material reciclável para a produção dos cartazes.
2. Produção de cartum
Essa será uma atividade muito interessante. Os alunos vão trazer para os cartuns a temática em estudo. Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Os alunos do 2º ano conseguem realizar a atividade com mais facilidade do que os menores. Professor, explique às crianças que o termo cartum é uma forma aportuguesada do termo inglês cartoon (cartão) e que tem origem na palavra italiana cartone. Utiliza-se de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e as onomatopeias. O principal elemento do cartum será o pet. Através do cartum a criança expressa sua opinião e passa uma mensagem simbólica.
Em um mural, exponha os cartuns das crianças. Oriente-as para que através dos desenhos e mensagens possam incentivar pessoas à prática do bem com os doguinhos. Ressaltar que os animais não podem ser maltratados, que devemos amá-los e respeitá-los. Seria bom esclarecer para os alunos que o cartum não retrata algo ou uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade.
3. Interpretação de texto poético
Na chácara do Chico Bolacha
o que se procura
nunca se acha!
Quando chove muito,
O Chico brinca de barco,
porque a chácara vira charco.
Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.
Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.
Outras coisas, ninguém procura,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha!
Autora: Cecília Meireles
Responda às questões sobre o poema: Na chácara do Chico Bolacha.
- Qual é a autora do texto poético em estudo?
- No texto, há um verso que menciona um cachorrinho. Qual é esse verso? Qual a característica dada ao cachorrinho e o que significa?
- Você cuidaria com carinho de um pet coxo? Por quê?
- Qual o nome do cachorrinho do poema de Cecília Meireles?
- O que significam as palavras enxada e inchada? Procure o significado no dicionário.
- Como você imagina o Chico Bolacha? Faça um desenho que o represente de acordo com a sua imaginação.
- Na chácara do Chico Bolacha tem um cachorrinho coxo. Ser coxo dificulta a locomoção. Na sua opinião, o houve com ele para ficar assim?
- Como podemos agir para que os animais vivam com mais dignidade?
- Pesquise sobre a autora do poema e faça um texto que conte sua história e trajetória de vida na Literatura.
Compartilhe com a sua turma:
Marivalda Alves Timóteo
Curso de Magistério (habilitada para ministrar aulas para crianças visando às disciplinas de modo geral) - Licenciatura Plena em Letras - Universidade de Uberaba.
Pós-graduação em Gestão do Currículo e Competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.
Experiência de 25 anos em escolas particulares e estaduais. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de “Filosofia para Crianças”, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.