Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Fábrica de palavras
Plano de aula
Habilidades para o Ensino Fundamental
Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
Objetos de conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
Objetos de conhecimento: Decodificação/Fluência de leitura
Atividades utilizadas no plano de aula
Fábrica de palavras
https://www.escolagames.com.br/jogos/fabrica-de-palavrasQue tal ajudar a fabricar novas palavras?
Conheça a Fábrica de Palavras do Escola Games! Venha se divertir: complete as palavras apresentadas com a letra que está faltando. Basta escolher uma das letras que aparecerão na esteira. Depois dessa fase, você poderá controlar o robô para encontrar palavras perdidas na fábrica! É pura diversão.
Etapa | Duração |
---|---|
1º e 2º ano | 60 minutos |
Objetivos
Engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem, promovendo a colaboração e a criatividade através do jogo Fábrica de Palavras.
Vocabulário alvo
- Computadores ou tablets com conexão à internet
- Quadro brancos e marcadores
- Fichas para registro
- Cartas com as letras do alfabeto
- Cartolinas e pincéis para atividades colaborativas
1. Para começar
- Jogue um jogo rápido de associação de palavras. Diga uma palavra e os alunos devem se revezar dizendo palavras relacionadas.
- Introduza o conceito de uma ‘fábrica de palavras’ e pergunte aos estudantes o que acham que é.
2. Apresentação
- Demonstre como jogar “Fábrica de palavras”, destacando as regras mais importantes (por exemplo, a cada letra errada escolhida, perde-se uma vida.).
- Discuta com os alunos a importância das palavras e como elas formam frases e histórias.
- Deixe que os alunos se aventurem no jogo livremente.
3. Prática
- Depois de jogarem o jogo, divide a turma em pequenos grupos.
- Os alunos devem usar as cartas com as letras para formar palavras que se encaixem numa certa categoria (animais ou frutas, por exemplo.)
- Faça rodízio das categorias para que cada grupo tenha a chance de trabalhar com várias delas.
4. Produção
- Proponha uma atividade colaborativa.
- Distribua cartolinas e pincéis para os grupos.
- Atribua um tema de palavras (por exemplo, "natureza") e peça a cada grupo para criar um pôster colaborativo de palavras com desenhos e palavras relacionadas ao tema.
- Incentive a discussão e colaboração dentro de cada grupo.
5. Finalizando
- Reúna a turma e apresente o pôster colaborativo de palavras de cada grupo.
- Discuta as diferentes palavras que exploraram durante as atividades interativas.
- Reflita sobre o valor do trabalho em equipe e da criatividade na exploração de palavras.
- Se desejar, atribua uma tarefa de escrita criativa em que os alunos incorporam algumas das palavras que formaram no jogo em frases curtas ou um parágrafo. Incentive-os a compartilhar suas criações na próxima aula.
Compartilhe com a sua turma: