Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Estoura balão
Plano de aula
Habilidades para a Educação Infantil
(EI03ET05)
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Campo de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Habilidades para o Ensino Fundamental
(EF01LP04)
Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
Unidades temáticas: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Atividades utilizadas no plano de aula
Estoura Balão
https://www.escolagames.com.br/jogos/estoura-balaoQuer aprender e ainda se divertir de montão?
Temos um convite especial para você! Venha se divertir com o jogo Estoura Balão e, de quebra, aprender sobre formas geométricas, números e letras. São vários balões e fases diferentes para você aprender e jogar muito!
Idade | Duração |
---|---|
4 a 6 anos | 50 - 65 minutos |
Objetivos
- Reconhecer formas geométricas, letras (vogais e consoantes) e números
- Compreender as diferenças desses grupos
- Diferenciar e nomear elementos
- Aprender sobre a diferença entre vogais e consoantes
Vocabulário alvo
- Formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo, losango e estrela
- Letras do alfabeto: vogais e consoantes Números de 1 a 10
Material necessário
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Figuras geométricas, letras e números impressos
- Balões
- Quadro branco ou cartolinas com canetas
- Músicas para o início da aula
- Pequenos presentes ou adesivos (opcional)
1. Para começar
Inicie a aula fazendo um círculo com os alunos. Dê a eles tempo para compartilharem seus humores e sentimentos.
Depois, cante músicas relacionadas aos tópicos.
Algumas sugestões são:
- ABC - Galinha Pintadinha
- Mariana - Galinha Pintadinha
- Cada coisa tem seu formato - Mundo Bita Encoraje os alunos a participarem dançando e cantando.
2. Apresentação
- Mostre aos alunos as figuras impressas
- Peça para que identifiquem e nomeie cada uma.
- Explique as ‘categorias’ e como se diferenciam umas das outras.
3. Prática
- Leve os alunos ao laboratório de informática e mostre o jogo “Estourando balões”.
- Explique as regras: no jogo, os alunos precisam clicar em balões de diferentes categorias, seguindo as ordens do jogo. Quando estourar um balão, eles devem dizer o nome do elemento.
- Permita que os alunos se revezam jogando e ajude-os quando necessário.
- Use o quadro branco para categorizar os elementos que eles estouraram em três grupos: formas geométricas, letras e números.
4. Produção
- Crie uma atividade com balões reais. Coloque números, letras e formas dentro de cada um deles.
- Os alunos devem estourar o balão e identificar o elemento.
- Encoraje-os a diferenciar formas geométricas, letras e números.
5. Finalizando
- Revise o conteúdo pedindo para que os alunos organizem o que acharam dentro dos balões em categorias. Aqui são algumas sugestões de perguntas para identificar se os tópicos ficaram claros:
- Você consegue me dizer o nome de uma forma geométrica?
- Qual a diferença entre vogais e consoantes?
- Qual número vem depois do 5?
- Converse com os alunos rapidamente para reforçar os tópicos.
- Presenteie-os com adesivos da participação.
Compartilhe com a sua turma: