Ficha pedagógica
Vida de príncipe
Olá, amigo! Meu nome é Henrique, sou um príncipe encantado.
Minha profissão não é nada fácil! Todo príncipe enfrenta grandes perigos, florestas cheias de mistérios e desafios.
Hoje vou te contar as aventuras vividas por príncipes corajosos. Quem sabe amanhã você não será um deles?
Dicas para o educador
Contos de fada muitas vezes são taxados como história de meninas, não é mesmo?! Mas você já procurou saber o que há através dos vestidos, sapatinhos de cristal e meninas indefesas? Há meninos corajosos que enfrentam todas as adversidades para salvar o dia e a princesa. Olhando por este lado lembram muito as histórias de super-heróis que os meninos tanto amam e admiram
Que tal enfatizar esse lado da história, para que os meninos também se sintam motivados a ler e recontar essas histórias?
Essas leituras não têm a intenção de segregar as crianças e sim de incluí-las nas mesmas atividades.
Objetivos para o aluno
Desenvolver a consciência fonêmica;
Construir memória e articulação;
Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
Ampliar o vocabulário;
Estimular a imaginação;
Estimular a criatividade;
Participar de diferentes momentos de leitura;
Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
Ler diferentes tipos de contos;
Objetivos para o professor
Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.
(Sugestão 2) Pedir para os alunos desenharem sua história infantil favorita
(Sugestão 3) Solicitar que os alunos recontem a história incluindo um de seus super-heróis favoritos.
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos copiem todas as palavras do texto colocando-as em ordem alfabética.
(Sugestão 5) Solicitar que os alunos desenhem todos os personagens do sexo masculino que eles conseguem se lembrar.
(Sugestão 6) Produzir um teatro de fantoches e recontar a história.
Complementando o conteúdo
Algumas dicas para professores e pais incentivarem o hábito de leitura nas crianças:
São dicas simples e que valem para todas as faixas etárias:
É muito importante ter ao alcance das crianças (seja em casa ou na escola) diversos livros e revistas adequados à idade. Livros de literatura infantil, revistinhas tipo gibi, revistas educativas, suplemento infantil de jornais etc.
Para criar crianças leitoras, é importante que sejamos adultos leitores. Tenham sempre o momento da leitura, onde o adulto também pegará seu livro para ler.
Ler para as crianças deve ser um hábito da rotina de vocês. Ler um variado repertório de livros: contos, poesias, charadas, músicas etc.
Quando as crianças assistem a algum desenho ou filme e ficam atentas à TV, é sinal de que gostaram do que estão assistindo. Que tal verificar nas livrarias se há algum livro que tenha o mesmo tema?
Também é legal pedir para recontarem o que acabaram de assistir, estimulando a oralidade.
Fiquem atentos aos interesses das crianças. O que gosta de ler, assistir, ouvir... Assim fica mais fácil oferecer leituras que deixarão as crianças motivas e interessadas.
A partir de experiências vividas na escola, ou em casa, as crianças podem “passar para o papel” estas vivências. Primeiro, construindo o texto oralmente, como numa história. Depois, estruturando o texto no papel.
Visitem bibliotecas e deixem as crianças escolherem o livro que gostariam de ler.
Aproveitem os momentos em que estão navegando pela internet e ofereçam sites com histórias variadas. O ESCOLA GAMES possui contos muito interessantes e adequado às diferentes faixas etárias.