Ficha pedagógica
Um dia na fazenda
Pedro passou um dia inesquecível na fazenda do seu tio João.
Ele conheceu vários animais, andou de cavalo e brincou no rio Piquiri!
Embarque nesta história e saiba mais sobre os animais criados na fazenda.
Dicas para o educador
A fazenda é um local onde as crianças aprenderem tudo sobre a agricultura, o quanto trabalho e planejamento são necessários para administrar uma fazenda e como as fazendas são importantes para o nosso dia-a-dia. Além disso elas aprendem de onde vem os nossos alimentos, a importância do cuidado com as plantas e com os animais. Para as crianças mais velhas, um dia passado na fazenda é uma prova viva de que o trabalho árduo compensa. Os sinais estão por toda parte; desde os animais em crescimento até os campos prósperos. Esse livro é uma ótima oportunidade de você trabalhar esse tema.
Objetivos para o aluno
Compreender a diferença de animais selvagens e animais domésticos;
Entender a importância da agricultura;
Compreender de onde vem os nossos alimentos;
Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
Ampliar o vocabulário;
Estimular a imaginação;
Estimular a criatividade;
Participar de diferentes momentos de leitura;
Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
Ler diferentes tipos de contos;
Objetivos para o professor
Ensinar as crianças sobre os cuidados com as plantas e os animais;
Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que os alunos façam um mural sobre a diferença entre animais selvagens, animais domésticos e animais exóticos. O mural deve conter várias figuras e a definição de cada um deles;
(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho ou colagens dos produtos que vem da fazenda;
(Sugestão 3) Solicitar que os alunos escrevam a importância do cuidado com a plantas e com os animais para obtermos alimentos de qualidade;
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a diferença de alimentos orgânicos e alimentos industrializados;
(Sugestão 5) Fazer um piquenique após a realização das atividades sobre o assunto;
(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam uma história em quadrinhos cujo tema principal envolva o dia-a-dia na fazenda.
Complementando o conteúdo
Motivos nos quais as crianças precisam ter contato com o campo:
• A agricultura ensina as crianças de onde vem sua comida
• Agricultura ensina responsabilidades às crianças: Tudo o que é criado ou cultivado em uma fazenda depende do fazendeiro. O cuidado diário com animais e plantas é fundamental para a criação e produção de um produto de qualidade, saudável e delicioso.
• A agricultura ensina as crianças a cuidar dos animais: O cuidado adequado dos animais é essencial para a criação de alimentos de qualidade. Os animais precisam de comida, abrigo para crescerem saudáveis e felizes.
• A agricultura ensina as crianças a ter mais apreço pelos alimentos: passar um dia, uma semana ou uma vida inteira na fazenda mudará a maneira como você vê os alimentos. A comida torna-se uma recompensa, não apenas algo que vem de uma mercearia.
• A agricultura ensina às crianças o ciclo de vida: Um dos aspectos mais difíceis da agricultura é o fato de que onde há animais vivos, há animais mortos.
• A agricultura ensina às crianças que o trabalho árduo resulta em recompensas doces.
Fonte: https://lillydenfarm.com/10-reasons-every-child-experience-farming/
Acesso em 01 de Novembro de 2021