Ficha pedagógica
O incrível sapato azul
Raul ganhou superpoderes, ele podia pular alto, andar sobre as águas e correr como um felino! Mas, ele não precisava de nada disso para ser feliz.
O que Raul queria? Leia e descubra o quanto antes!
Dicas para o educador
Toda literatura, e alfabetização, nasce da necessidade humana de contar histórias, contar histórias sobre si mesmo ou sobre os outros, contar histórias sobre o mundo para entender melhor nossa existência, os outros e o universo em que vivemos. As histórias fazem parte da nossa essência e nos ajudam a crescer, desenvolver, ficar atento aos riscos, ser mais críticos ou apenas para entretenimento. Incentivar a leitura é algo fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. A literatura precisa se tornar um hábito na vida dos pequenos.
Objetivos para o aluno
Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
Ampliar o vocabulário;
Estimular a imaginação;
Estimular a criatividade;
Participar de diferentes momentos de leitura;
Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
Ler diferentes tipos de contos;
Objetivos para o professor
Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;
Sugestão de abordagem para o professor
Antes de levar os alunos para ouvirem/lerem as histórias do nosso site, é importante instigar a curiosidade e estimular a imaginação da turma. Faça suspense, conte do que se trata a história, pergunte o que eles acham que vai acontecer? Deixe que todas as crianças participem, se quiserem, dando sugestões de partes da história.
Depois, divida a turma em duplas ou pequenos grupos de 3 alunos. De acordo com os objetivos da aula, há a opção de ouvir a história (que será lida por um locutor) ou de ler a história.
Propondo a leitura, peça que a dupla ou grupo, se reveze em cada página ou parágrafo.
A opção de ouvir a leitura da história, trabalha também a forma adequada de ler, entonação e pontuação. Esta etapa é importante para a análise das crianças, que deverão ler da mesma forma, respeitando cada pontuação.
Abaixo trouxemos algumas sugestões para complementar a atividade.
(Sugestão 1) Solicitar os alunos façam uma ilustração sobre o livro.
(Sugestão 2) Com os alunos do segundo ano solicitar que eles copiem as palavras que aparecem no texto em ordem alfabética.
(Sugestão 3) Pedir para os alunos compararem a história do “Incrível sapato azul” com a história da Cinderela.
(Sugestão 4) Pedir para os alunos pesquisarem o nome dos super-heróis que possuem algum tipo de poder que envolva a velocidade.
(Sugestão 5) Pesquisar sobre os animais mais lentos e os mais velozes do mundo.
Complementando o conteúdo
Indicamos utilizar esse livro numa proposta interdisciplinar com o conteúdo de educação física.
Nessa proposta os alunos deverão se envolver em diversas atividades, como: corrida, futebol circuitos, pula corda, entre outros.
1ª etapa: Pesquisar junto com pais e ou professores sobre os tipos de esporte que envolva a velocidade.
2ª etapa: Pesquisar sobre os esportes paralímpicos de velocidade
3ª etapa: fazer um mural com desenhos e recortes dos esportes pesquisados.
4ª etapa: propor uma competição entre os alunos semelhante de algum dos esportes.
É interessante incluir algum outro elemento lúdico como corrida com ovo, corrida estoura bexiga.
5ª Fazer uma culminância na escola falando sobre a importância dos esportes.