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Ficha pedagógica

O Gato Preto e o passarinho preso

O Gato Preto e o passarinho preso

Venha ler a historinha do gato preto sapeca que quer pegar o passarinho preso. Muitas aventuras pelo caminho e muitos gatinhos amigos aparecem nesse conto.

Escrito por Magali Queiroz e ilustrado por Jarbas Domingos.

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Dicas para o educador

Com ilustrações irreverentes e narrativa bem dinâmica, a obra literária em estudo leva a criança para um universo muito interessante, pois ela dialoga com a curiosidade natural das crianças. O humor, as imagens atraentes, as rimas, as onomatopeias, enfim, possibilitam ao leitor a aquisição de determinadas habilidades que irão culminar com a escrita mais precisa e comunicativa. O Gato Preto, personagem protagonista, rouba as cenas revelando suas descobertas e aventuras.

Para o autor, a leitura precisa ser divertida e prazerosa desde cedo para que as crianças sempre associem ler e conhecer a prazer. As obras literárias têm que aguçar a curiosidade das crianças e levá-las a imaginar e criar novos horizontes. O Gato de Botas surge na obra para contextualizá-la aos demais Contos de Fada. As rimas articuladas pela escrita e as sonoras também fazem parte dessa narrativa. As onomatopeias dão expressão à construção do texto e sentido aos sons que proporcionam vida às circunstâncias e personagens.

O professor de Literatura tem inúmeras possibilidades para aproveitar a obra em suas aulas, desde dramatização à declamação de poemas sobre o gato. Levar esse personagem para a sala de aula vai causar muito interesse na criançada. Seria bom sugerir que cada aluno leve a imagem de um gato para descrevê-lo. Montar um painel com as imagens seria muito sugestivo. Colocar música, durante uma aula de pintura enquanto os alunos desenham e pintam a imagem de um gato, com certeza, será um momento muito divertido. Seria muito bom deixar que as crianças ouçam a música “O Cravo brigou com a Rosa” para relacionarem ao trocadilho feito na narrativa e possam descobrir o humor que consiste nessa estratégia e brincadeira com a escrita.

O passarinho, preso na gaiola e alvo do gato, desperta a sensibilidade das crianças. O Gato Xadrez, a Vaca Amarela, o padre e os demais personagens vão enriquecendo o enredo da história, dando-lhe uma significativa movimentação. O leitor vai se encantando pelo contexto da história e soltando sua imaginação a cada cena.

O professor de Ciências pode propor uma pesquisa para os alunos levando-se em conta os animais e insetos que fazem parte dessa história mágica. Descobrir sobre a vida de um sapo ou grilo pode ser bem motivador para a garotada que tem curiosidade. O respeito pelos animais e sua preservação pode ser um tema excelente para despertar o senso de solidariedade e a empatia das crianças.

De acordo com a BNCC, as práticas digitais de leitura de textos literários aproximam os estudantes dos recursos tecnológicos da realidade virtual e os capacitam a compartilhar críticas e impressões com os demais leitores. Sendo assim, o professor precisa levar o mundo virtual às turmas e intensificar suas aulas com artifícios que promovam a aprendizagem.

Objetivos para o aluno

Perceber a Literatura não só como arte da palavra, mas também como instrumento de interação social, meio de transmissão de cultura, dos conhecimentos e ensinamentos de certa comunidade;

Compreender e explorar características do texto em estudo;

Exercitar a escrita e oratória;

Evoluir na escola e no ambiente familiar;

Participar de projetos que favoreçam suas habilidades e competências;

Construir significados com relação ao texto literário lido tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Objetivos para o professor

Colocar as crianças em contato com as diferentes dimensões de linguagem;

Identificar atividades que desenvolvam a linguagem oral, socializando assim, as crianças;

Estimular o gosto da turma pelos textos literários;

Promover a aprendizagem através das práticas digitais de leitura;

Capacitar os alunos para serem leitor-fruidor (capaz de perceber a polissemia dos textos);

Criar o “Cantinho da Leitura” na sala de aula;

Ensinar o aluno a utilizar metáforas e onomatopeias para se expressar;

Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando o vocabulário e a organização de pensamentos;

Realizar projetos multidisciplinares que ajudem os alunos a compreender as relações entre as áreas de ensino.;

Criar conexões entre as áreas de conhecimento para estimular o corpo e a mente do aluno a elaborar soluções que sejam aplicáveis na vida real.

Sugestão de abordagem para o professor

Os professores têm uma grande aliada para desenvolver habilidades em seus alunos: a leitura. Não só o professor de Português precisa estimular nos educandos o gosto por leitura, mas todos os profissionais da educação. Uma das coisas que tem ajudado a deixar a Literatura ao alcance de mais alunos é o meio digital. Hoje é possível ler um livro por meio de aplicativos de celular e pagar valores muito menores quando comparados aos livros físicos. Além disso, é possível armazenar várias obras em um único dispositivo e carregá-las para qualquer lugar. O aluno pode ler uma historinha dentro do carro quando estiver viajando. Isso é fantástico! Por isso é muito importante estimular os alunos para a leitura virtual. As imagens colaboram também para a formação de leitores sensíveis e críticos. Propomos aqui um projeto multidisciplinar que tenha como foco a importância da leitura. É perceptível a evolução do aluno, tanto na escola quanto no ambiente familiar, no que diz respeito à autonomia, análise crítica e melhora da sua participação nas aulas quando introduzidos os projetos multidisciplinares.

O livro “O Gato Preto e o Passarinho Preso” vai possibilitar uma pesquisa com relação ao mundo animal, que pode ser efetivada na aula de Ciências. O professor de Matemática pode elaborar probleminhas e contas envolvendo o Gato e demais personagens. Os professores de Português, Redação e Literatura entram com as produções de textos verbais e não verbais. O professor de Teatro pode elaborar uma peça tendo o Gato Preto como protagonista e inserir outros personagens da obra, fazendo assim, uma adaptação. Caso achem interessante, vocês podem realizar uma festa à fantasia em que os alunos se caracterizem dos personagens da obra em estudo. Podem usar máscaras produzidas em uma oficina de arte. São muitas as estratégias para aproveitar a obra literária sugerida. Aqui estão algumas ideias. Esperamos que vocês as coloquem em prática!

Complementando o conteúdo

A Literatura lúdica é estimulante e faz com que a criança saia de uma rotina monótona e vivencie realidades que vão além das teorias e exercícios estruturais, por isso cabe aos professores a realização de projetos que possam facilitar o desenvolvimento intelectual e moral do aluno.

Caso em sua sala, professor, não tenha o “Cantinho da Leitura”, que tal proporcionar à turma? As crianças que terminarem as atividades podem escolher um livro ou gibi para ler sem incomodar os demais. Basta ter um espaço na sala onde se possa colocar um tapete, almofadas e uma caixa com livros. Peça aos alunos que doem livros os quais já leram. Esse pode ser um projeto excelente para estimular ainda mais para a leitura. Todos os professores poderão aproveitar esse cantinho, colocando na caixinha, livros relacionados aos conteúdos trabalhados.

A reprodução coletiva da história “O Gato Preto e o Passarinho Preso” pode ser uma estratégia muito interessante para situar as crianças dentro do contexto da narrativa. Nesse momento, é importante explicar para os alunos que é necessário respeitar a vez de cada um se expressar.