Ficha pedagógica
Gabriel contra o Coronavírus
Um vírus cruel chegou sem a gente perceber!
Agora mais do que nunca é preciso se proteger.
Acompanhe a história de Gabriel e juntos o vírus vamos combater.
Dicas para o educador
O distanciamento social provocado pelos efeitos do coronavírus (Covid-19) apresentou muitos desafios inéditos para os pais, alunos e professores, que tiverem as suas rotinas modificadas e tiveram que passar por uma série de adaptações. Os jogos didáticos e atividades interativas tiverem um grande destaque nesse período, permitindo conciliar o aprendizado com ensino em casa. A atividade apresentada aqui pode ser complementando com jogo “Prevenção ao coronavírus” que trabalha a mesma temática.
Objetivos para o aluno
Aprender sobre os métodos de prevenção ao coronavírus;
Entender os meios de contágio do coronavírus;
Entender a importância da vacinação, reconhecendo seus benefícios a curto, médio e longo prazo;
Perceber a importância do cientista e desenvolvimento da ciência para a e promoção da saúde pública;
Compreender a gravidade que o surgimento de novas epidemias pode trazer às populações atuais;
Estimular o desenvolvimento da linguagem discriminação auditiva e percepção visual;
Participar de diferentes momentos de leitura;
Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
Desenvolver o hábito de leitura;
Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
Ler diferentes tipos de contos, de forma autônoma ou com ajuda;
Objetivos para o professor
Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os métodos de prevenção ao coronavírus;
Mostrar aos alunos que o aparecimento de epidemias já ocorria em séculos passados e como a propagação delas foi tornando-se cada vez maior;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado no ensino remoto;
Promover debates sobre o pensar coletivo e a importância das ações dele no combate ao coronavírus;
Desenvolvimento da leitura;
Ampliar o repertório de palavras da turma;
Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de concentração;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Apresente o vídeo clipe da música “Lavar as Mãos” do grupo Palavra Cantada, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk&list=RD1bEoDg7DLr8&index=10. Explore o conteúdo da letra da música e deixe que os alunos compartilhem sobre o que viram e ouviram.
(Sugestão 2) Nuvem de palavras: solicitar que os alunos escrevam palavras que caracterizam sua vida neste período de pandemia: sentimentos, sensações...
(Sugestão 2.1) Nuvem de palavras: solicitar que os alunos escrevam palavras relacionadas com o coronavírus (pandemia, morte, hospitais, vacinas... etc)
(Sugestão 3) Criar um folder explicando o passo a passo para se proteger contra o Coronavírus.
(Sugestão 4) Pedir para que os alunos gravem um vídeo com o auxílio dos pais sobre a importância de lavar as mãos corretamente.
(Sugestão 5) Promover um momento de conversa e fazer perguntas sobre o novo Coronavírus;
• O que são vírus?
• O que eles causam?
• De onde veio o coronavírus?
• É a primeira vez que acontece uma pandemia?
• Posso pegar o vírus de outra pessoa?
• Quais são os sintomas do Coronavírus?
• Por que não devemos sair de casa nesse momento?
• Eu posso virar jacaré se eu tomar a vacina?
• Por que a vacinação é tão importante?
(Sugestão 6) Produção de textos: solicitar que os alunos produzam textos sobre o assunto;
(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos as cartilhas a seguir:
Pequenos cientistas
https://www.mtciencia.com.br/pequenos_cientistas/coronavirus/portugues/mobile/index.html
Nova Escola
(Sugestão 8) Com as turmas do 4º ano já é possível apresentar gráficos simples. Construa com os alunos um gráfico de colunas utilizando dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, ou leve um gráfico pronto e ajude os alunos a interpretar.
(Sugestão 9) Levar para os alunos informações sobre outras pandemias que aconteceram ao longo da história.
(Sugestão 10) Utilizar o JOGO “PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS” para complementar o conteúdo.
Disponível em: https://www.escolagames.com.br/jogos/prevencao-coronavirus
(Sugestão 11) Solicitar que os alunos elaborem histórias em quadrinhos sobre o assunto.
(Sugestão 12) Solicitar que os alunos levem sua caderneta de vacinação. Conduzir a aula apresentando as principais vacinas e a importância da vacinação.
Complementando o conteúdo
Dicas para desenvolver o assunto no ensino remoto e obter melhor engajamento dos alunos:
• Escolha tópicos de interesse dos alunos, que de alguma forma se relacionem com as matérias passadas;
• Estabelecer objetivos a serem alcançados levando em conta detalhes como a metodologia, os recursos didáticos e as diferentes formas de avaliar o aprendizado do aluno;
• Prevenção: tema sempre uma carta na manga caso ocorro algum problema com recurso digital;
• Utilize todos os recursos tecnológicos possíveis. O atual uso da tecnologia veio para ficar, por isto é melhor planejar como aproveitar ao máximo o que este recurso oferece;
• Promova a integração de diferentes tipos de mídia para passar conhecimentos e informações para os estudantes;
• Promover uma construção colaborativa do conhecimento, aproveitando para envolver os pais e responsáveis no processo de aprendizado;
• Use e abuse da criatividade; pesquise, salve ideias da internet, monte uma pasta ou crie um caderno com as ideias;