Ficha pedagógica
Aventura nas alturas
Um dia, atravessando uma ponte próxima à minha casa, percebi que havia ali, ao lado, um balão estacionado. Isso mesmo! Um balão daqueles enormes, cheio de gás, colorido e gordo! Não resisti e fui espiar bem de perto.
Quer saber o que aconteceu? Leia toda a história e conheça minhas aventuras!
Dicas para o educador
Ler em voz alta é uma atividade incrivelmente valiosa para fazer com crianças que estão começando a ler. Entre os benefícios da leitura em voz alta, ele expõe a criança a uma linguagem rica, gramática adequada e ideias novas e estimulantes; envolve e estimula a imaginação da criança; aumenta a capacidade de atenção e concentração da criança; modela o comportamento de leitura positivo; mostra a uma criança que os livros merecem atenção e interesse. Utilize essa história dividindo a aula em 4 momentos: um momento onde o aluno vai ouvir a história clicando na opção leia para mim, o segundo momento ele vai ler a história em voz alta, em seguida faça uma discussão sobre o que ele entender sobre a história e por último, desenvolva alguma proposta interessante sobre o livro. Abaixo estão algumas sugestões de atividades que preparamos para você.
Objetivos para o aluno
Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
Ampliar o vocabulário;
Estimular a imaginação;
Estimular a criatividade;
Participar de diferentes momentos de leitura;
Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
Ler diferentes tipos de contos;
Objetivos para o professor
Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Entregar para os alunos papel sulfite e canetinhas coloridas e solicitar que eles desenhem um lindo balão.
(Sugestão 2) Apresentar aos alunos técnicas de pintura (pintura de papel crepom, pintura de giz derretido, pintura espelhada) e solicitar que eles desenhem balões utilizando cada técnica apresentada (um balão para cada técnica).
(Sugestão 3) Fazer uma roda de conversa com os alunos e solicitar que eles contem alguma aventura que eles tenham vivida ou uma aventura que eles gostariam de viver.
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos escolham uma das aventuras apresentadas na história e façam uma ilustração.
(Sugestão 5) Juntamente com os alunos construa um mural e faça a exposição dos desenhos.
Complementando o conteúdo
Tipos de pintura para fazer com as crianças:
1- Pintura impressa
Como fazer: Pinte sobre uma mesa ou suporte qualquer, em seguida coloque uma folha por cima, pressione com as mãos e depois retire-a novamente. Você verá que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida.
2- Pintura com giz derretido
Como fazer: Encostar o giz de cera ligeiramente na vela. Derretida a cera, usar o giz rapidamente sobre o papel, conseguindo-se um belo efeito em relevo.
Dica: Esta técnica exige muito cuidado e atenção por utilizar fogo. É muito importante a supervisão de um adulto, quando for realizada por crianças.
3- Pintura desbotada
Como fazer: Molhe um cotonete no álcool ou água sanitária e desenhe sobre um papel de seda.
Dica: Utilize papéis com cores fortes para um melhor resultado.
Não deixe as crianças sozinhas manipulando álcool ou água sanitária.
4- Pintura com papel crepom
Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha branca.
Dica: Se fizer em sala de aula, deixe pouca água à disposição das crianças e escolha cores fortes, para melhor resultado.
5- Pintura no papel amassado
Como fazer: amasse e desamasse o papel, depois pinte por cima.
6- Barbante com tinta
Como fazer: Mergulhe um pedaço médio de barbante na tinta guache e depois coloque na folha branca. Espere um pouquinho e tire o barbante.
7- Pintura espelhada
Como fazer: Pinte com cola colorida ou tinta guache, dobre a folha ao meio e abra novamente. Você verá que a pintura ficará igual dos dois lados da folha.
8- Pintura no laminado amassado
Como fazer: Amasse e desamasse o papel laminado e pinte com cola colorida por cima.
Dica: Você pode utilizar o papel laminado pintado com cola de glitter para fazer um tesouro.
9- Pintura no jornal
Como fazer: Corte um pedaço de jornal e depois pinte por cima com caneta ou tinta guache.
10- Pintura com peneira
Como fazer: Coloque a peneira sobre o papel, pinte com guache por cima, depois tire a peneira e veja o resultado.
11- Pintura esponjada
Como fazer: Recorte uma esponja em pedaços, do tamanho que desejar, umedeça na tinta guache e pressione sobre o papel. Repita a atividade até formar a pintura que deseja.
Dica: Se usar várias cores de tinta é preciso separar um pedaço de esponja para cada cor, para não misturar.
12- Pintura com argila
Como fazer: Umedeça os dedos, passe-os na argila e desenhe com eles na folha. Repita a atividade até criar um belo desenho.
Dica: Não arranque pedaços de argila para colocar na folha, apenas passe os dedos na argila para pintar. Para um melhor resultado passe cola branca por cima, para evitar que a terra esfarele depois de secar.
13- Pintura com papelão
Como fazer: Corte um pequeno pedaço de papelão grosso e verá que ele é formado por camadas. Na ponta do papelão, rasgue uma camada de forma que a camada ondulada fique exposta, pois é com ela que deverá pintar. A camada ondulada do papelão dá um efeito diferente na pintura.
Dica: Se você pintar fazendo ondas no papel a pintura ficará muito legal. Você pode alternar as ondas em tons de bege, azul escuro e claro para ilustrar o fundo do mar. Depois pegue a tinta verde e faça ondas verticais imitando algas marinhas, e finalize colando peixinhos.
14- Pintura com cotonete
Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se.
15- Pintura com garfo
Como fazer: Passe tinta guache em uma folha e depois passe as pontas do garfo de leve sobre a pintura e veja como ficará.
16 – Pintura com palito de picolé
Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.
17- Pintura secreta
Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.
18- Técnica do gotejamento
Como fazer: Você pode desenvolver a técnica em casa ou na escola, e só vai precisar de: uma tela ou papel grande, tintas de várias cores e galhinhos de árvore para fazer o gotejamento da tinta. Na sala de aula a obra pode ser coletiva, mas ao invés de galhinhos utilize potes com um furinho em um dos lados e coloque uma música calma para as crianças entrarem no clima artístico. O resultado é ótimo.
19- Pintura com fita crepe
Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel.
20- Pintura com carimbos de legumes
Como fazer: Legumes como batatas, cenouras e beterrabas também podem ser instrumentos de arte. Corte-os na forma que quiser (carinha feliz, estrela, coração e etc), mergulhe na tinta e carimbe as folhas.
21-Pintura com galhinho de árvore
Como fazer: Faça uma tinta rala, com guache e água, em seguida molhe um galho pequeno de árvore e respingue em cima da folha de papel.
22- Pintura com bolinha de gude
Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha branca dentro, pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a folha e a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte.
23- Pintura antiga
Como fazer: Faça um café bem forte, molhe um pedaço de algodão no café e pressione sobre a folha branca. Repita a atividade até que cubra todo o papel e depois deixe secar.
Dica: Com a pintura antiga você pode simular um pergaminho antigo ou fazer um mural histórico.
24- Pintura com cola e anilina
Como fazer: Desenhe com cola branca na folha de papel, espere secar e depois cubra de anilina. O desenho com cola se destacará na anilina e dará um efeito visual muito legal.
FONTE: https://atividadespedagogicas.net/2017/04/como-fazer-30-tecnicas-de-pintura.html
Acesso em: 17/11/2021