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Ficha pedagógica

A Caveira Clarapatus

A Caveira Clarapatus

A Caveira Clarapatus é uma história de fantasia e humor que conta as aventuras de Dorinha, uma menina que ganha de presente uma caveira falante. A caveira se chama Clarapatus e diz que era o guardião das florestas antes de ser amaldiçoada por uma bruxa. Dorinha e Clarapatus se tornam amigos e conhecem outras criaturas mágicas, como o vampiro Amadeu, o lobisomem Léo e a múmia Petra. Eles também descobrem que os enfeites da cozinha de Dorinha são animados e adoram brincar. Juntos, eles vivem situações divertidas, assustadoras e emocionantes, explorando o mundo da imaginação. A Caveira Clarapatus é uma história que fala sobre amizade, natureza e magia, escrita por Magali Queiroz e ilustrada por Jarbas Domingos. É uma história para crianças de todas as idades que gostam de se divertir e se emocionar com as palavras.

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Dicas para o educador

Professor, como toda obra literária, esta promove o pensamento crítico e desenvolve inúmeras habilidades. A partir da leitura da obra em destaque, a criança cria um cenário meio mágico em sua imaginação. Como na história tudo começa levando-se em conta uma brincadeira, sugerimos que na sala de aula seja criado um espacinho para a leitura da obra, discussão e brincadeiras também.

Que tal elaborar perguntas a respeito do livro em estudo ou atividades visando à escrita e também produção artística? A seguir, algumas dicas:

  1. Quais são os personagens mais importantes da narrativa apresentada? Por quê?
  2. Há outros personagens que contribuem para o enredo da narrativa? Cite, pelo menos, três.
  3. Como se chama a autora do livro “A Caveira Clarapatus”? Quem criou as ilustrações dessa obra literária?
  4. Qual parte da história mais te agradou? Justifique sua resposta.
  5. A caveira se assustou quando a menininha convidou-a para brincar? Por quê?
  6. Quem era a Caveira Clarapatus antes de ser enfeitiçada pela bruxa?
  7. Quem é Amadeus e qual seu grande defeito?
  8. O que acontece com o Lobisomem Léo em dia de lua cheia?
  9. Quem é a Múmia Preta? Descreva-a detalhadamente e faça um desenho que a represente.
  10. Os amiguinhos de Clarapatus gostam de assustar crianças? Justifique sua resposta com um trecho do livro.
  11. Quais os enfeites de cozinha que também estavam na caixa de brinquedo? Quem se apresentou primeiro?
  12. Como se chama o galo? De que brincadeira ele queria brincar? Justifique sua resposta com um trecho do livro.
  13. Dorinha, como toda criança, tinha muita imaginação e montou um castelo. Como você acha que ficou esse castelo? Faça um desenho bem bonito para representar o castelo dela. Capriche!
  14. Dorinha enfeitou a Caveira Clarapatus. Deu-lhe um cavalo, um chapéu de cavaleiro e uma espada. Fez uma cabana com seu cobertor e chamou seus novos amiguinhos para brincar. Nossa, que legal! Imagine Dorinha com seus amigos debaixo da cabana e faça um cartaz bem criativo. Se quiser, poderá usar material sucata na confecção dos personagens, tinta, enfim, use sua criatividade e os recursos que tiver ao seu alcance.
  15. Após brincar na cabana com seus amiguinhos até anoitecer, Dorinha sentiu medo? Responda à pergunta registrando um trecho do livro.
  16. Ao acordar no dia seguinte, embora estivesse chovendo muito, Dorinha estava animada. Por quê?
  17. Você gostou da história “A Caveira Clarapatus” e recomenda-a às crianças que ainda não a leram? Justifique sua resposta produzindo um pequeno texto.
  18. O livro da Caveirinha Clarapatus nos faz pensar em um corpo humano. Afinal, antes de ser caveira, ela foi uma pessoa, um ser humano. Na sua opinião, quais os cuidados que devemos ter com o nosso corpo para obter uma vida mais saudável?

Objetivos para o aluno

  • Realizar a leitura da obra literária infantil publicada no canal da Escola Games: “A Caveira Clarapatus”;
  • Identificar autora e ilustrador da obra em estudo;
  • Sentir-se motivado para ampliar a escrita e desenvolver a oralidade;
  • Compreender que a escrita é uma forma de representação da linguagem oral e também o ato de escrever está relacionado à representação das ideias, símbolos, conceitos, sensações e sentimentos;
  • Participar de atividades em grupo para desenvolver o senso de equipe;
  • Desenvolver habilidades e competências que culminem com uma boa escrita;
  • Despertar o interesse pela leitura ao participar de atividades lúdicas e brincadeiras populares;
  • Criar personagens se utilizando de material reciclável;
  • Produzir textos para contextualizar os personagens da obra literária em estudo;
  • Reconhecer as partes do corpo humano e estudar sobre a prevenção de certas doenças;
  • Envolver-se em projetos interdisciplinares para melhor assimilar o conhecimento;
  • Aproveitar as oportunidades de aprendizagem para ampliar o vocabulário, bem como desenvolver a expressão escrita e oral;
  • Projetar maquetes para sistematizar o conhecimento;
  • Aprender a cooperar e somar as competências;
  • Interagir-se com o livro literário de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte inesgotável de múltiplas informações e entretenimento.

Objetivos para o professor

  • Fazer uso pedagógico da tecnologia e estimular a visão crítica dos alunos sobre a utilização das ferramentas digitais, considerando também os aspectos éticos, estéticos e políticos;
  • Estimular também as crianças a escutar, prestar atenção e comentar o que o colega falou;
  • Incentivar para a leitura da obra literária em estudo através de atividades lúdicas e dinâmicas;
  • Analisar as atividades realizadas pelas crianças e identificar suas contribuições visando ao desenvolvimento da leitura e escrita;
  • Buscar formas interessantes de ensinar aos alunos, sendo mediador do conhecimento, motivando-os cada vez mais a aprenderem;
  • Realizar projetos interdisciplinares para favorecer a aprendizagem das crianças;
  • Possibilitar o desenvolvimento de relações interpessoais e o convívio social;
  • Contribuir para a formação de uma sociedade de leitores críticos e que façam a diferença no mundo em que vivemos.

Sugestão de abordagem para o professor

Por meio dos brinquedos concretos e das atividades lúdicas, geralmente, o professor pode estimular a imaginação das crianças. Assim, trabalhar melhor o desenvolvimento infantil.

Sugestão de atividade: caixa mágica de surpresa

No livro em estudo, Dorinha se depara com uma caixa de brinquedo meio mágica, pois dela saem brinquedos falantes e até personagens de Contos de Fada. Que tal, professor, realizar uma brincadeira com uma caixa meio mágica para desenvolver habilidades e explorar o universo da imaginação? Esse tipo de atividade faz a criança se interagir e vivenciar circunstâncias prazerosas, lúdicas, que favorecem a criatividade e oportunizam uma aprendizagem mais significativa. Essa atividade pode ser desenvolvida com crianças a partir da Educação Infantil e ser adaptada para alunos do 1° até o 4° ano. A caixa surpresa é um excelente recurso didático, afinal, aguça a curiosidade da criança.

O que colocar na caixa? Fantoches que representem os personagens da obra literária “A Caveira Clarapatus”: Dorinha, a Caveira Clarapatus, o Lobisomem, a Múmia Preta, etc.

As crianças deverão formar um círculo no chão e a caixa vai passando de mão em mão ao som de uma musiquinha animada. Quando o professor parar a música, quem estiver com a caixa em mãos vai tirar um personagem e caracterizá-lo. Ou seja, a criança vai falar a respeito do personagem trazendo à tona todos os que compõem a obra. Deverá ser dada a oportunidade de todos participarem uma vez que se trata de uma atividade pedagógica em que todos devem ser inseridos e estimulados a vivenciá-la.

Será uma atividade muito importante para contextualizar os personagens do livro em estudo. Propomos a seguir uma produção de texto em grupo. Ou seja, os alunos vão se agrupar e criar uma história coletiva, inserindo na mesma, os personagens do livro “A Caveira Clarapatus”. A ideia é que criem uma história diferente, porém com os mesmos personagens.

Além da produção de texto, que tal sugerir às crianças a produção de uma peça teatral com cada história?

Todos da turma poderão contribuir para a organização do cenário. Essa será mais uma atividade que irá envolver as crianças e isso vai favorecer a empatia e o senso de equipe. Juntas as crianças encontrarão soluções inovadoras, bem como resolução para possíveis problemas. O material reciclável será uma boa dica para a confecção dos elementos que vão compor o visual do espaço do cenário.

Professor, distribua as crianças em 5 grupos. Sendo assim, surgirão cinco historinhas com teor e enredo diferentes. Será uma atividade muito rica e ajudará na motivação visando à escrita e oralidade. A leitura também será o ponto forte dessa atividade. Ela estimula o raciocínio e amplia o vocabulário. Aprimora a capacidade de interpretação, bem como possibilita à criança a aquisição de novos aprendizados.

Apresentar as peças teatrais à Comunidade Educativa e pais será um evento para fechar as atividades voltadas para o estudo da obra. Ficam aqui as sugestões para explorar a obra literária de forma bem dinâmica. Através da leitura, o aluno desenvolve a capacidade crítica e analítica também, além de experimentar vivências lúdicas como já dito antes.

É importante, no momento de construção da aprendizagem significativa do educando, que o ambiente da sala de aula seja favorável, bem atrativo e equipado de acordo a fim de que sejam interessantes as atividades para as crianças, criando assim, o desejo de produzir e o prazer de participarem dos momentos de aprendizado.

Complementando o conteúdo

Cantinho e roda de leitura

Através da leitura, a criança começa a desvendar o mundo à sua volta. Ela fortalece seus vínculos de afetividade e desenvolve habilidades e competências que facilitam sua interação com o outro. Ao ler um livro, a criança passa a descobrir sentimentos, sensações e emoções antes desconhecidos. A Roda de Leitura estimula bastante para o aprendizado das crianças e motiva-as para esse universo encantador. Proponha às crianças que levem para a sala de aula livros os quais já leram para montar o cantinho da leitura e realizar a Roda de Leitura, pelo menos, uma vez por semana. O Professor de Português vai escolher um livro para ler que foi levado pela própria criança, isso a fará se sentir valorizada. O livro “A CAVEIRA CLARAPATUS” poderá abrir essa atividade. Depois, o professor dará sequência à Roda de Leitura com os outros livros doados. Todos os livros doados serão colocados em uma caixa enfeitada. Quando a criança terminar uma atividade proposta, ao invés de aguardar que as outras crianças a concluam, poderá escolher um livrinho para ler.

Atividade interdisciplinar

O professor de Ciências do 1º ano e o de Português têm como fazer uma parceria e desenvolver um projeto interdisciplinar. Os projetos interdisciplinares são aqueles com teor educativo que combinam duas disciplinas a fim de abordar melhor um assunto em comum e favorecer o aprendizado do aluno.

Como a personagem Clarapatus é uma caveira, seria muito interessante que o professor de Ciências levasse para a sala de aula uma caveira e desse uma aula sobre as partes do corpo humano.

A seguir, temos a Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Partindo dessa habilidade como objetivo para o aprendizado de Ciências visando ao corpo humano, o professor poderia levar uma caveira para a sala de aula e pedir para que os alunos coloquem na mesma plaquinhas indicando o nome de cada parte do corpo. Depois, no caderno de Ciências, os alunos iriam explicar suas funções.

Já o professor de Português, na aula de Redação, iria propor a produção de um texto poético em que as crianças irão brincar com as palavras e ao mesmo tempo criar um poema focando as partes do corpo humano, tendo a caveira como elemento principal do texto.

Sabendo que o corpo humano, professor de Ciências, pode ser estudado levando-se em conta três partes distintas, sendo elas, cabeça, tronco e membros, comece a aula fazendo essa explanação. Depois, vá detalhando o conteúdo a fim de explorar todas as partes, mas sem aprofundar no conteúdo, pois as crianças do 1º ano são muito imaturas. Use a caveira de brinquedo para explicar as partes e ilustrar melhor a aula. A partir do concreto, a criança assimila melhor o conteúdo.

Exemplo de poeminha

A caveira Clarapatus tem o corpinho

cheio de ossinhos...

Uma cabecinha girante

e muito pensante...

Gosta de brincar

e também de estudar!

É meio desengonçada,

mas muito engraçada.

É amiga da Dorinha.

Uma bela menininha!

Seus braços são curtinhos,

mas as pernas bem alongadas.

Sabia que ela gosta de comer marmelada?

Autora: Professora Marivalda Alves Timóteo

Enriquecendo e dinamizando mais as aulas

O professor de Ciências poderá trabalhar também com maquetes e realizar pesquisas através de documentários que abordem melhor o tema sobre o corpo humano.

Para a confecção de maquetes sobre o corpo humano, sugerimos a utilização do material reciclável, pois a criançada adora criar a partir desse material.

Atenção, professor! Criar uma maquete pode ser meio difícil, mas na companhia dos coleguinhas e em grupo pode se tornar uma atividade mais fácil e divertida.

Solicite, com antecedência, professor, que as crianças tragam o material necessário para a aula de oficina: cola, tesoura, canetinhas, tintas, biscuit ou massinha de modelar, palitos de churrasco ou de sushi, tampinhas de garrafa, rolo de papel higiênico, etc.

Cabe ao professor sugerir que sejam formados grupos com cinco componentes cada para que criem a maquete. Seria bom que cada grupo elaborasse a maquete com uma parte do corpo humano, pois ficaria melhor para apresentar e as crianças terem noção do corpo como um todo. Assim também as crianças não ficarão sobrecarregadas. A divisão de tarefas é importante para que tudo dê certo e o aprendizado seja garantido.

Ampliando os conhecimentos e conscientizando a garotada

Que tal falar a respeito dos cuidados com o corpo e também sobre higiene? Como a falta de zelo e higiene pode nos causar doenças. Vale ressaltar a “dengue”, por exemplo, que é uma doença que no momento está afetando muitas pessoas.

Os alunos podem produzir cartazes sobre o assunto após realizar uma pesquisa durante as aulas de Ciências. O espaço da sala de informática é motivador para a realização de pesquisa. Os alunos saem da rotina da sala de aula.

Nas aulas de Redação, as crianças podem produzir tanto um texto informativo ou até poemas para conscientizar a população sobre a dengue ou COVID também.

A “Caveira Clarapatus” poderá dar uma palestra para a garotada. Basta o professor de Ciências arranjar uma caveira de brinquedo e fingir ser a mesma para expressar os conhecimentos. As crianças vão adorar ver o professor imitar voz de caveira e representá-la.

Use sua criatividade, professor! Há marionetes em forma de caveira também. Seria muito legal se utilizar desses bonecos para motivar mais as crianças. A caveirinha poderá explorar o assunto a seguir também.

Como prevenir o corpo de certas doenças?

Alimentação saudável, tomar as vacinas necessárias e ter muita higiene com o corpo e também com o espaço no qual vivemos. Professor, explique às crianças sobre o sistema imunológico do ser humano, deixando claro que ele nos garante proteção contra as doenças transmissíveis. Reforce que estamos sempre à mercê de enfermidades quando nosso corpo entra em contato com certos organismos, como por exemplo, bactérias e vírus. Para evitar essas enfermidades, faz-se necessário o cuidado com o corpo e ambiente à nossa volta.