Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Ursinho a, e, i, o, u
Olá, amiguinho! O ursinho acordou e está ansioso para brincar com você!
Clique nos dados e descubra o som das vogais: A E I O U.
Além disso, você descobrirá diversas palavras que começam com essas vogais.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético e da ortografia |
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. |
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético e da ortografia |
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. |
Dicas para o educador
Trabalhar com as palavras e suas letras iniciais no processo de alfabetização, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem falada e para a aquisição da linguagem escrita. Neste jogo as crianças conhecerão as vogais e poderão visualizar a escrita e ouvir a pronúncia de várias palavras iniciadas por elas, oportunizando a reflexão sobre seus sons.
Objetivos para o aluno
Identificar e diferenciar as vogais;
Perceber a utilização das vogais na construção das palavras;
Formar palavras a partir das letras;
Comparar palavras;
Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;
Associar a palavra à imagem;
Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
Conhecer as vogais do nosso alfabeto;
Associar letra ao seu som;
Recitar a sequência das vogais;
Diferenciar vogal de consoante;
Identificar o fonema inicial das palavras;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Objetivos para o professor
Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;
Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
Ensinar o processo de formação das palavras por meio do uso de vogais;
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Proponha o jogo em duplas e as crianças deverão se revezar durante os cliques nas vogais: ora um, ora o outro integrante da dupla.
Estimule os alunos a lerem a palavra que aparece, de acordo com o desenho e peça que copiem cada uma delas, em uma folha, separadas de acordo com a vogal inicial.
Em outro momento, usando este registro, proponha a leitura das palavras e logo em seguida a ilustração de cada uma delas. Se surgir dúvidas e dificuldades na leitura de algumas palavras, devolva a questão para a turma e peça a ajuda de todas as crianças para descobrir de qual palavra se trata.
Para complementar a proposta, distribua diversas revistas às crianças e peça que procurem palavras iniciadas com as vogais, recortem e colem em uma folha. Interagindo com todo o grupo, estimule a leitura de cada uma das palavras que encontraram.
(Sugestão 2) Trilha das vogais. Desenhe no chão, utilizando giz de quadro, uma trilha com 30 casas, numeradas de 1 a 30. Confeccione dois dados usando caixinhas de papelão, sendo um tradicional, com os números, e outro com as vogais.
Separe a turma em 2 equipes e cada equipe deverá eleger um aluno para ser a “pecinha” da trilha. A cada rodada o grupo tem que jogar os dois dados, um que representa os números da trilha e outro com as vogais.
Se a equipe jogou os dados e apareceram o número 3 e a vogal U, o aluno da trilha deverá andar 3 casas, mas antes terá de dizer três palavras que comecem com a vogal U. A equipe poderá ajudar nas palavras. E assim sucessivamente, até que uma das equipes vença o jogo.
(Sugestão 3) Escolher algumas vogais e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.
(Sugestão 4) Pescaria de vogais. Promova a brincadeira de pescaria misturando vogais e consoantes. Os alunos que conseguirem pescar o maior número de vogais ganha a brincadeira.
(Sugestão 5) Desenhar figuras de animais e/ou objetos iniciados pelas vogais, e que tenham suas iniciais destacadas.
(Sugestão 6) Reúna os alunos em roda e mostre imagens das vogais. Ao mostrar aos alunos uma vogal de cada vez, apresentando-lhes o som e o movimento dos lábios para reproduzir sonoramente essa vogal, em seguida você deverá fazer perguntas, tais como:
• Que letra é essa?
• Ela aparece em seu nome?
• Vocês têm algum colega na sala de aula que o nome começa com essa letra?
• Além do nome do colega, quais palavras vocês conhecem que começam com essa letra?
(Sugestão 7) Realizar ditados (Fale a palavra e peça para que o aluno escreva no caderno qual a vogal presente no início da palavra).
(Sugestão 8) Ditado Ilustrado (coloque a foto de objetos ou animais no quadro e peça para que os alunos contem quantas vogais o objeto/animal possui).
(Sugestão 9) Elaborar um mural com todas as vogais utilizando E.V.A.
(Sugestão 10) Bingo de vogais e consoantes.
(Sugestão 11) Fazer um mural com encontros vocálicos, como: Ui, Ei, Ai, Ou ...
Complementando o conteúdo
Ao apresentar as vogais aos alunos, eles devem:
Identificá-las pelo nome;
Pronunciá-las claramente;
Realizar os movimentos corretos do traçado de cada uma;
Mencionar nomes de objetos que se iniciem com a vogal estudada;
Mencionar nomes próprios de pessoas e lugares que comecem com a vogal estudada;
Incentivar a participação do aluno.
Para que essas habilidades acima sejam desenvolvidas proponha atividades como:
Identificar visualmente cada vogal;
Discriminar visual e auditivamente as palavras que comecem com o mesmo som da vogal em estudo;
Traçar corretamente as vogais;
Identificar a escrita do próprio nome e escrevê-lo corretamente;
Fazer um jogo da memória com as vogais. Em vez de formar pares iguais, as crianças deverão associar as vogais ao som do nome da figura (por exemplo: o par para letra a será a figura da abelha);
Confeccionar cartões com o nome de cada aluno e inventar brincadeiras para utilizá-los. Eles poderão usar os cartões também para copiar a escrita do próprio nome e dos colegas;
Fonte: https://www.editoradobrasil.com.br/
Acesso em 20/03/2021