Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Som Legal
Chegou a hora de testar um som maneiro! No jogo “Som Legal” vamos descobrir informações bem divertidas sobre a sanfona, a guitarra, o piano e até a bateria. Monte as imagens de cada instrumento e clique em mais para saber tudo sobre ele. Vamos lá?
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Traços, sons, cores e formas | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Música |
Materialidades |
(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados. |
Dicas para o educador
A música é uma linguagem universal e também é atemporal. Não importa o idioma, não importa a década que estamos ouvindo determinado música, ela sempre desperta sentimentos, sensações e já foi confirmado que ela tem o poder de cura. Desde o nascimento as crianças são estimuladas por sons. Nesta atividade vamos apresentar vários instrumentos musicais, sua forma e som para que as crianças comecem a se interessar pela música!
Objetivos para o aluno
Desenvolver habilidades motoras;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Desenvolver a discriminação e a percepção visual;
Saber o que são instrumentos musicais;
Conhecer alguns instrumentos musicais e suas características principais;
Memorizar o som de alguns instrumentos musicais;
Objetivos para o professor
Despertar nos alunos o interesse em aprender sobre os instrumentos musicais;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de expressão artística.
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Caso a escola possua instrumentos musicais, leve os alunos para conhecê-los. Permita que os alunos toquem no instrumento, conheça o som de cada um, seu formato, suas diferenças e semelhanças. Caso a escola não possua instrumentos agende uma visita ao Conservatório de Música da sua cidade ou a eventos de música que podem acontecer durante o ano.
(Sugestão 2) Você também pode montar uma banda com os alunos convidando o professor de artes ou algum professor de musicalização da sua cidade para ministrar as primeiras aulas.
(Sugestão 3) Leve caixa de som para a sala de aula com diversas músicas de estilos variados, peça para os alunos identificarem os instrumentos presentes nas músicas. Escolha música com a presença clara de instrumentos como por exemplo, música clássica, rock, moda de viola...
(Sugestão 4) Solicite que os alunos elaborem um instrumento musical em casa com a ajuda dos pais, utilizando materiais do cotidiano, como palitos, caixas, vasilhas e etc.
(Sugestão 5) Solicite que os alunos construam um mural com as fotos dos seus artistas favoritos.
(Sugestão 6) Coloque os alunos sentados em círculo e apresente músicas de diversos estilos. A cada estilo de música colocado peça para que eles façam um desenho sobre o sentimento que foi despertado naquele momento. Repita o processo com todos os estilos musicais. Em seguida, peça para que eles compartilhem com o colega seus desenhos e sentimentos.
(Sugestão 7) Promova concursos de dança em parceria com professor de artes e educação física.
Complementando o conteúdo
A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Após trabalhar em sala de aula com o jogo de montar instrumentos os alunos estarão mais interessados em conhecer estes objetos. Esse estímulo precisa continuar sendo trabalhado e desenvolvido, por isso permita que os alunos façam perguntas, levem suas músicas e artistas preferidos para mostrar em sala de aula. Assim a criança pode ir aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros por meio de semelhanças.