Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Sistema Solar
Venha ser o comandante da nave Escola Games e viaje pelos 8 planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Seja cauteloso e guie a nave pelo Sistema Solar para conhecer mais sobre cada um dos planetas.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 3º Ano | Terra e Universo |
Características da Terra Observação do céu Usos do solo |
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |
Dicas para o educador
Sabemos que o Sistema Solar é um tema amplo, mas que desperta a curiosidade dos alunos.
Desde muito pequenos as crianças ficam curiosas para entender sobre os mistérios do Universo (quantas estrelas tem no céu? O Sol é muito quente? Porque a lua fica maior em alguns períodos do mês?). É muito importante que os alunos reflitam sobre a grandeza do espaço, descobrindo que nosso pequeno planeta é precioso, pois abriga a única forma de vida que conhecemos atualmente, e que para preservá-la é necessário conhecê-la e compreendê-la.
Neste game você levará as crianças a embarcar em uma nave espacial explorando esse lugar incrível. Permita que os alunos façam perguntas despertando a curiosidade dos mesmos. Caso não haja participação inicial dos alunos, faça perguntas que instiguem os alunos.
Objetivos para o aluno
Conhecer o Sistema Solar;
Nomear os planetas que fazem parte do Sistema solar;
Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia;
Conhecer as características dos planetas do Sistema Solar, comparando-as com a Terra;
Identificar os planetas que compõem o sistema solar e suas características;
Evidenciar a amplitude e complexidade do universo;
Desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Objetivos para o professor
Levar os alunos a refletir sobre o cuidado e preservação do nosso planeta, já que este é o único lugar do Sistema Solar possível para abrigar vida;
Fazer com que os alunos compreendam o que é sistema solar, sua formação e demais características;
Complementar o estudo sobre Sistema solar apresentando aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;
Trabalhar habilidades motoras (controlar a nave espacial utilizando o teclado);
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. No caso do trabalho em duplas, as crianças deverão se revezar para comandar a nave espacial.
Durante o jogo, entregue aos alunos uma folha para que registrem as principais informações sobre cada planeta. Os colegas deverão trocar ideias e escolher a melhor forma de registrar essas informações sem fazer a simples cópia do conteúdo na tela. Use este registro para outras atividades em sala.
(Sugestão 2) Proponha um quiz com as perguntas a seguir. Você também pode montar a brincadeira de “passa ou repassa” formando times. Ainda com as perguntas você fazer a brincadeira do Sistema Solar estourado, colocando uma pergunta em cada balão. Cada aluno deverá estourar um balão e responder à pergunta correspondente.
• Quantos planetas formam o nosso sistema solar?
• Escreva o nome de três outros corpos celestes que compõem o sistema solar, além dos oito planetas:
• Qual é o planeta que está mais próximo do sol?
• Podemos perceber a presença do planeta Vênus à noite, ao olhar para o céu? Como ele se apresenta?
• Como também é conhecido o planeta Netuno?
• Quantos satélites Urano tem ao seu redor?
• Qual é o nome do planeta que está mais distante do sol?
• Qual era o planeta considerado mais distante do sol, chamado também de Planeta Anão?
• Qual é o menor planeta do sistema solar?
• Qual é o nome do planeta em que vivemos?
• Qual o planeta que possui algumas semelhanças com a terra? Por que?
• Do que é composto o planeta Júpiter?
• Qual é o planeta com o maior número de satélites?
(Sugestão 3) Montagem de maquetes do sistema solar, utilizando bolinhas de isopor, tinta guache, glitter e caixa de papelão.
(Sugestão 4) Utilizando uma bola de isopor e uma lanterna apresente aos alunos as fases da Lua.
(Sugestão 5) Montar caça-palavras com os planetas e outros componentes do Sistema Solar.
(Sugestão 6) NEBULOSA NO POTE: Materiais: 1 pote ou garrafa de vidro, Água, Anilina, suco em pó ou outro corante, Glitter, Algodão. Como fazer: Encha o pote ou garrafa com água até metade, coloque a anilina, pó do suco ou o corante e mexa. Coloque um pedaço de algodão e aperte para absorver. Jogue o glitter, feche o pote ou a garrafa e agite bem, até tudo ficar misturado. Coloque mais algodão e jogue corante de outra cor que escolher. Preencha o restante com água, feche e agite.
(Sugestão 7) LANTERNA DE ESTRELAS. Materiais: lanterna, tesoura, cartolina, lápis e furador ou objeto pontiagudo. Como fazer: Pesquise na internet constelações e imprima o arquivo (as imagens das constelações deve conter apenas pontos e não desenhos). Faça o molde das estrelas na cartolina e amarre em frente a luz da lanterna. Em seguida posicione o lanterna em ambiente escuro e você verá a constelação.
(Sugestão 8) Fabricar um quebra-cabeça utilizando as imagens dos planetas e outros objetos do sistema solar, como satélites, asteroides, cometas.
(Sugestão 9) Convidar os alunos e distribuir uma imagem de cada um dos planetas do Sistema Solar, bem como imagens do planeta anão Plutão, da Lua e outros astros. Convidar os alunos a colocarem-se em diferentes pontos da sala de aula, cada um segurando a imagem de um destes astros. Reservar para si a imagem do Sol. Sempre que mencionar o nome de um astro, os restantes alunos da turma deverão juntar-se à volta do colega que segura na mão essa imagem.
(Sugestão 10) Utilizando tinta guache solicite que os alunos façam pinturas dos planetas e astros do Sistema Solar.
(Sugestão 11) Solicitar que os alunos pesquisem uma curiosidade sobre o Sistema Solar. Ao terminar a pesquisa promova a socialização entre os alunos e sua busca levantada.
(Sugestão 12) Elaboração de um minidicionário astronômico. Peça para os alunos pesquisarem o significado, definição e características dos astros (listar o maior número possível). Em seguida, reúna esse material e juntamente com os alunos faça a confecção de um minidicionário. Para deixar o trabalho ainda mais bonito, faça um dicionário ilustrado com fotografias ou pinturas dos próprios alunos.
(Sugestão 13) Contar lendas, mitos e teorias sobre o Universo.
Complementando o conteúdo
O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol.
O sol é a estrela mais próxima da Terra.
As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz.
Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui, que até Agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão.
Os planetas menores e mais próximos do sol são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas maiores e mais distantes do sol são planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. É isto mesmo são planetas que são formados basicamente por hidrogênio e hélio!
Com exceção da Terra todos os planetas têm nomes de deuses da mitologia grega e romana.
Fonte de pesquisa: http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-solar.html
Abaixo segue o link de 5 protocolos experimentais para o desenvolvimento de atividades práticas sobre o Sistema Solar.