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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Simetria Mágica

Simetria Mágica

Explore o mundo encantado da arte simétrica, onde desenhar é pura magia! Com Simetria Mágica, você só precisa criar uma metade do desenho, e o resto surge como num passe de mágica. Dê asas à sua criatividade, usando uma infinidade de cores, e descubra como é fácil fazer obras incríveis.

Chame seus amigos para se divertir junto, criando juntos desenhos simétricos que vão surpreender a todos! Errou? Não se preocupe, a borracha está sempre pronta para te ajudar a corrigir e aperfeiçoar sua arte.

Prepare-se para liberar o artista dentro de você e viver uma experiência criativa inesquecível!

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Educadores, o mundo digital traz possibilidades incríveis ao aprendizado. Os professores estão inovando suas aulas com uso da tecnologia. A equipe do canal da “Escola Games” está sempre preparando o melhor para as crianças se divertirem e ao mesmo tempo assimilarem melhor os conteúdos.

Nós, professores, precisamos trabalhar as competências digitais pensando no futuro de nossos alunos a fim de garantir a empregabilidade. Contribuímos para o ensino e aprendizado, ao mesmo tempo, preparamos as crianças para serem adultos mais confiantes e atuantes no mercado de trabalho.

Criar desenhos se divertindo através de recursos digitais é um desafio muito gostoso e as crianças adoram, por isso criamos o game “Simetria Mágica”.

A intenção desse game é favorecer a criatividade das crianças do 1º ao 5º ano. Elas começam um desenho, no caso, criam a metade e a outra parte surge como em um passe de mágica. A intenção é elaborar desenhos simétricos. Essa atividade possibilita às crianças do “Ensino Fundamental 1” recursos que vão auxiliar na criação de sua arte, como por exemplo, uma paleta de cores variadas e vibrantes, uma borracha que apaga o desenho que não deu certo. Há sempre a possibilidade de recomeçar e isso é muito bom! A criança fica estimulada a reconstruir e também exercita sua paciência, resiliência.

Antes do game, propomos uma oficina de artes para as crianças criarem desenhos simétricos de flores ou borboletas, figuras geométricas, objetos, enfim, a partir de papel dobrado. Também podem criar desenhos simétricos utilizando material reciclável, recortes de revista etc. O importante é dar espaço para os alunos desenvolverem suas habilidades e competências.

Exponham os trabalhos das crianças para motivá-las mais, professores.

Cabe ao Professor de Artes acompanhar as crianças nessa atividade, mas os outros educadores podem contribuir cedendo aulas e monitorando as crianças.

Os professores que trabalham com a arte apresentam maneiras de desenvolver potencialidades, como a imaginação, a sensibilidade e a afetividade. Não importa qual seja a idade da criança.

Objetivos para o aluno

  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
  • Elaborar desenhos simétricos ao divertir-se através de games;
  • Desenvolver habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos de forma lúdica;
  • Criar desenhos simétricos a partir de papel dobrado ou material reciclável;
  • Identificar a importância da simetria na natureza, ciências, arquitetura, geometria etc;
  • Reconhecer que os humanos e animais também têm simetria corporal;
  • Produzir textos poéticos sobre as cores e formas;
  • Participar de atividades integradas para obter mais embasamento e interagir-se com o outro;
  • Reconhecer os tipos de simetria ao realizar atividades práticas;
  • Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.

Objetivos para o professor

  • Possibilitar o aprendizado dos conteúdos através de games;
  • Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
  • Promover a construção do conhecimento integrado;
  • Apresentar padrões geométricos às crianças através do caleidoscópio;
  • Elaborar e executar um projeto multidisciplinar dentro da temática em estudo;
  • Preparar atividades para levar ao conhecimento dos alunos do 1º ao 5º ano os tipos de simetria;
  • Mostrar às crianças a importância da simetria, deixando claro que ela está ligada ao belo e harmônico, por isso está presente em várias obras artísticas e nas construções à nossa volta;
  • Estimular a consciência coletiva;
  • Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
  • Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a sensibilidade e afetividade.

Sugestão de abordagem para o professor

O que são as Artes Integradas?

“Elas são uma abordagem metodológica ou de ensino que utiliza a Arte como forma de pesquisa de mundo, que integram, em um processo criativo, conhecimentos entre a Arte e outras áreas de conhecimento de forma equitativa, promovendo a construção de conhecimentos integrados em ambas. Elas primam pelo conhecer e aprender pelos sentidos, permitindo que os estudantes construam e demonstrem suas aprendizagens, comunicando suas sínteses por meio de produções que se amparam na e pela Arte".

Esse conceito de “Artes Integradas” nos faz entender que o ensino e aprendizagem de um determinado assunto pode se fazer presente em várias disciplinas, pois existem as conexões que promovem o conhecimento. Pensando nisso, vamos propor um projeto que envolva os alunos do 1º ao 5º ano.

Projeto multidisciplinar: criando a partir do caleidoscópio

A ideia é trabalhar com um instrumento chamado “caleidoscópio”.

O caleidoscópio foi usado, originalmente, por Brewster em seus estudos científicos. Com o passar do tempo, ele tornou-se um brinquedo muito legal que cria um fascínio nas crianças.

Na atualidade, esse objeto também é usado para fornecer padrões de desenhos geométricos. A princípio, pode parecer estranho mexer com um instrumento desse, mas na verdade é bem simples, pois quando a luz incide dentro do tubo com espelhos, os fragmentos coloridos do interior são refletidos. A seguir, surgem espelhos planos com imagens refletidas várias vezes e os padrões se alteram conforme a pessoa vai girando o tubo. As imagens que surgem são belíssimas que dá vontade de reproduzi-las. Essa é a ideia, Professor de Artes! Consiga um instrumento desse e sua aula será pura magia. As crianças vão adorar manusear o caleidoscópio e reproduzir suas imagens deslumbrantes em forma de desenhos.

Esse brinquedo tem vários benefícios educacionais e ajuda a diminuir o estresse. Ele é um instrumento óptico fascinante que cria padrões visuais coloridos e em constante movimento, favorece a criatividade e imaginação.

O Professor de Artes vai preparar um molde que represente o fundo do “caleidoscópio”. Ele será a base para cada criança reproduzir a imagem que viu no fundo do brinquedo de forma aproximada, pois é muito difícil um desenho exato.

O Professor de Matemática vai trabalhar com as crianças as figuras geométricas presentes no caleidoscópio.

O professor de Língua Portuguesa vai propor a produção de texto poético sobre as cores e formas.

As crianças, com ajuda dos professores, podem fazer seu próprio caleidoscópio. Basta terem um material adequado, como: tudo de papelão ou plástico, papel presente ou brilhante para forrar o tubo, pedras coloridas, caixinha transparente maior do que o diâmetro do tubo para colocar as pedras coloridas escolhidas, uma folha de papel transparente para servir de retroprojetor e uma tampinha de garrafa. Na internet, é possível encontrar o passo a passo.

Dica preciosa

A atividade com o caleidoscópio pode ser desenvolvida com todas as crianças do Fundamental 1, mas com alunos do 4º e 5º ano os resultados serão melhores devido à maturidade das crianças, pois as imagens no fundo do instrumento são meio abstratas e serão melhor assimiladas por crianças que têm habilidades mais ampliadas.

Ao final das atividades, todos os educadores vão expor os trabalhos das crianças para apreciação da Comunidade Educativa. O interessante será o resultado, pois as produções artísticas representarão alunos de todas as séries.

Complementando o conteúdo

Quais os tipos de simetria?

Existem diferentes tipos de simetria: a reflexiva, a de translação e a rotacional.

Simetria de reflexão (ou axial)

A simetria de reflexão ocorre quando é possível desenhar uma ou mais retas que funcionam como um “espelho”, refletindo a imagem. Cada uma dessas retas é chamada de eixo de simetria.

Simetria de translação

A simetria de translação se refere ao deslocamento de um objeto, sem alteração em sua forma. Na imagem abaixo, observamos a translação horizontal de dois tipos de triângulo.

Simetria de rotação

A simetria de rotação acontece quando uma forma é rotacionada em torno de um ponto. Cada hélice de um cata-vento é obtida pela rotação de 90° da hélice anterior em torno do centro do cata-vento.

Explique às crianças, Professor de Artes, as características de cada tipo de simetria e depois aplique uma dinâmica para testar o conhecimento da garotada.

Reconhecer um padrão simétrico intuitivamente é fácil, nosso cérebro está acostumado à repetição em mosaicos, telas e também na natureza. Porém, reproduzir esse padrão em desenhos e artes é bem mais complexo, exigindo muita dedicação à produção artística.

Comente com as crianças que os animais também apresentam simetria corporal, professor de Artes. Convide o professor de Ciências para passar informações a respeito desse assunto e depois motive seus alunos para desenhar animais com simetria corporal no game “Simetria Mágica”.

Um animal pode apresentar simetria radial, bilateral ou não apresentar simetria. Esse último caso não é muito comum, ocorre em poucas espécies, como algumas esponjas.

Alguns exemplos de animais que possuem simetria bilateral são os peixes, aves, mamíferos e répteis. Há também invertebrados que possuem simetria bilateral, como joaninhas, caracóis etc.

Após essas explicações, os professores de Matemática e Ciências podem realizar uma oficina de artes em que as crianças farão cartazes com desenhos de animais com simetria bilateral. Pode ser um trabalho em grupo.

Outro grupo poderá criar cata-vento para exemplificar a simetria de rotação. Basta os professores organizarem um material favorável para a confecção do cata-vento. A seguir, um link com o passo a passo para criá-lo e dicas muito boas.

https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Cata-vento

Sugerimos uma exposição com os cata-ventos de várias cores. Durante o evento, propomos a música a seguir para tornar o ambiente mais agradável e temático.

Cata-vento
Elias Becky

Meu cata-vento
Vai girando com o vento
Ele é amarelo, azul e vermelho
Gira, gira, gira, gira
Vai girando o dia inteiro

(Refrão)

Cata-vento, cata-vento
Quando brinco com você
Nem vejo passar o tempo

O professor de Língua Portuguesa poderá motivar as crianças para a produção de texto poético sobre o tema cata-ventos. No dia do evento, as crianças deverão declamar seus poemas. As crianças, ao recitarem poesias, evoluem na expressão oral, nos gestos e desenvolvem várias habilidades, expressam suas emoções contidas.

Educadores, existem várias formas para trabalhar didaticamente os tipos de simetria. Aqui preparamos dicas e atividades para contextualizar o game e alavancar o aprendizado. Vocês têm a possibilidade de enriquecer nossas ideias acrescentando ao planejamento outras estratégias e dinâmicas para enriquecer o processo visando à aprendizagem das crianças. Para isso, faz-se necessário um plano de aula dinâmico, focado nas competências a serem desenvolvidas nos alunos, implementando técnicas de ensino mais atualizadas e os games são fundamentais nessa inovação. Nada afugenta mais as crianças e jovens do que a monotonia. As aulas maçantes nada contribuem para o ensino e as crianças não suportam mais ficar horas assentadas assistindo às mesmas lições. As brincadeiras, jogos online e atividades integradas colaboram para melhorar esse contexto, pois potencializam a memorização e assimilação do conteúdo de uma forma mais leve, prazerosa.

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