logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Quiz Olímpico

Quiz Olímpico

Bem-vindos ao nosso quiz online sobre os Jogos Olímpicos! Prepare-se para explorar a fascinante história deste evento que une nações e atletas de todo o mundo. Desde seus humildes começos na Grécia Antiga até se tornar o maior espetáculo esportivo global dos tempos modernos, este quiz vai desafiar seus conhecimentos com curiosidades sobre atletas, recordes, cerimônias e muito mais. Aventure-se conosco através dos séculos de tradição olímpica e descubra o que torna os Jogos Olímpicos tão especiais e inspiradores. Vamos começar essa jornada emocionante!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
História
3º Ano
A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI12)

Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

Educação Física
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

(EF35EF01)

Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Este é um game superlegal, educador, projetado para os alunos que gostam de esportes, por isso o professor de Educação Física terá várias oportunidades de abordagem do assunto em suas aulas e o de História também. Antes de dar início ao game, sugerimos algumas brincadeiras populares que fazem muito sucesso no contexto infantil e que estão correlacionadas ao universo das atividades físicas. Será uma forma de aquecer a criançada e já começar uma movimentação em torno do jogo online em estudo.

O game apresenta um quiz sobre as “Olimpíadas”. O jogador tem que analisar três opções para chegar à resposta que condiz com a pergunta. Caso a criança erre ou esteja com dificuldade para responder às perguntas, ela terá acesso a todas as informações necessárias para não se enganar de novo. O quiz é um jogo muito interessante com perguntas visando à temática em estudo, que pode ser jogado individualmente ou em grupo, cujo objetivo maior é acertar grande parte das indagações e chegar ao propósito desejado. Nesse tipo de jogo, os participantes respondem, geralmente, sim ou não, certo ou errado, buscando o sentido afirmativo ou negativo. As crianças adoram esse tipo de game com quiz, pois ele desafia os conhecimentos e apresenta novos aprendizados.

As “Olimpíadas” são um evento mundial que une as nações e elas promovem um espírito esportivo, bem como a educação, cultura e contribuem para um mundo com mais equidade e paz. Nossas crianças precisam desde cedo compreender que sozinhos não construímos nada, que precisamos uns dos outros para tudo que existe à nossa volta, que nossas habilidades e competências têm que se somar para transformarmos nossas vidas para melhor.

Além do entretenimento e teor didático, o game ajuda nossas crianças a assimilarem valores, princípios.

Professor, proponha às crianças um estudo através de pesquisa com relação às Olimpíadas de uma forma geral.

Na aula de História, educador, projete no telão imagens e informações referentes a esse grande evento. Depois, reúna as crianças em uma “Roda de Conversa” para que tragam informações e possam compartilhá-las umas com as outras.

Objetivos para o aluno:

  • Participar de um dinâmico game com quiz referente às Olimpíadas;
  • Adquirir mais conhecimentos ao responder às questões do quiz;
  • Estudar o histórico das Olimpíadas visando às mudanças e permanências;
  • Ser participativo, criativo e ativo nas atividades e dinâmicas da gincana;
  • Aprender através de recursos audiovisuais;
  • Interagir-se com os colegas de sala durante dinâmicas e brincadeiras populares;
  • Exercitar a contribuição coletiva para resolução de uma tarefa ou solução de um desafio.

Objetivos para o professor:

  • Proporcionar às crianças a aquisição do conhecimento através de um game com quiz sobre o contexto das Olimpíadas;
  • Realizar um álbum seriado para levar ao conhecimento das crianças a história das Olimpíadas desde os princípios;
  • Organizar uma gincana com dinâmicas e brincadeiras populares que valorizam a prática esportiva;
  • Levar ao entendimento das crianças a importância de ter uma vida saudável com a prática de esportes;
  • Possibilitar às crianças momentos lúdicos que as tirem da rotina da sala de aula;
  • Preparar um projeto interdisciplinar ou até multidisciplinar para desenvolver melhor a temática em estudo.

Sugestão de abordagem para o professor

Uma técnica muito interessante para trabalhar o assunto em pauta, professor, chama-se álbum seriado. Ele consiste em uma coleção de folhas, no caso, cartazes, organizadas com mapas, imagens sobre o assunto em estudo, gráficos, textos e outros itens. É um grande aliado didático para as aulas de História e Geografia também.

Professores, nós sabemos que quando se trata de recursos audiovisuais, se utilizados com propriedade, eles constituem um dos mais preciosos meios com o qual pode o educador contar em sua atividade didática.

O álbum seriado é sem dúvida uma ferramenta didática que está dentro das propostas de ensino mais modernas, pois ele sai um pouco da fase verbalística e parte para o universo das ilustrações, imagens e isso favorece o ensino, já que as crianças, hoje em dia, são muito motivadas pela comunicação não verbal.

Sugerimos ao professor de História da 3ª série o preparo desse material e apresentação do contexto histórico das Olímpiadas, desde os princípios, para que as crianças possam analisar e estudar as mudanças e permanências desse evento mundial que tanto emociona a todos.

A gente sabe que a pessoa que tem uma vida de atleta, provavelmente, será mais saudável e terá mais longevidade. Sendo assim, os professores devem incentivar a prática esportiva. O professor de História trabalha a teoria e o de Educação Física entra com a prática. Podem preparar um projeto interdisciplinar para maior envolvimento e participação das crianças de todas as séries, principalmente, as crianças da 3ª até 5ª séries.

Complementando o conteúdo

As crianças da 3ª e 5ª séries podem, motivadas por todos os professores, mas, em especial, pelo de Educação Física, participar de uma gincana esportiva com perfil de “Olimpíadas”.

O desafio pode começar com um quiz sobre “Olimpíadas”. O professor de História irá reproduzir as perguntas do quiz do game, mas agora valendo uma pontuação. Será uma disputa. Escolhe-se uma criança de cada série para responder às perguntas e ganha a disputa a turma cuja criança acertar mais respostas visando às perguntas. Dentre as perguntas, uma poderá ser a respeito de Michael Phelps, nadador dos Estados Unidos, um dos mais condecorados de todos os tempos. As crianças precisam de boas referências no esporte.

Após essa dinâmica de reprodução do quiz do jogo, que tal uma gincana com brincadeiras populares para movimentar a criançada?

A seguir, algumas sugestões de atividades e dinâmicas, brincadeiras. O Professor de Educação Física pode acrescentar outras.

Professor, conhece o vôlei de lençol?

Com um lençol ou toalha estendida no chão, coloque uma bola ou objeto leve por cima, educador. Logo a seguir, segure as pontas do lençol e jogue-as para cima, de forma a não deixar a bola cair, ou tentar jogar a bola para o colega para alcançar o outro lado do lençol. Tire fotos ou filme a dinâmica, educador. Essa brincadeira envolve a todos em um momento de muita alegria e descontração, interação.

As crianças gostam muito de atividades fora da sala de aula para saírem da rotina e por isso vão se dedicar à brincadeira. Essa brincadeira também se chama “Lençolbol”. A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso, uma trajetória. A intenção é exercitar a contribuição coletiva para resolução de uma tarefa ou solução de um desafio.

Essa gincana poderá resgatar algumas brincadeiras antigas e desconhecidas pelas atuais crianças, como a “Bolinha de Gude”.

Como funciona a brincadeira “Bolinha de Gude”?

Bom saber que existem variações dessa brincadeira e a mais comum é a “Loca”. Ela tem regras mais simples. É fundamental um espaço com terra para se fazer um buraco no chão. Dentro do buraquinho, educador, coloca-se uma bolinha que todos têm que atingir. Quem conseguir, obviamente, ganha uma bolinha de cada coleguinha e no final vence quem tiver angariado mais bolinhas.

Existem muitos jogos antigos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria da criançada, como a queimada, o cabo-de-guerra, esconde-esconde, rouba bandeira, cabra cega, sobra um, enfim, são muitas as opções de dinâmicas e passatempos para que sejam explorados na gincana olímpica.

Não poderá faltar um vôlei. Afinal, quanto mais modalidades esportivas forem utilizadas no dia da gincana, mais animado será esse evento que vai unir a Comunidade Educativa.

A prática esportiva melhora a aptidão física, favorece a capacidade cognitiva e contribui muito para a redução dos níveis de estresse e ansiedade, sem contar os inúmeros benefícios visando à saúde corporal e mental.

Nós, do Canal da Escola Games, desejamos a todos uma gincana bem animada! Usem a criatividade, professores, para que esse evento seja um diferencial da sua escola.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br