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Ficha pedagógica

Quiz da alimentação
Prepare-se para testar seus conhecimentos sobre alimentação saudável de um jeito divertido! No Quiz da Alimentação, você vai responder perguntas simples sobre frutas, verduras, proteínas e hábitos saudáveis.
Qual desses alimentos dá mais energia? O que é melhor para um lanche nutritivo? Descubra e aprenda enquanto se diverte!
Venha jogar e aprender como ter uma alimentação equilibrada e cheia de sabor!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 5º Ano | Vida e evolução |
Nutrição do organismo Hábitos alimentares Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório |
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. |

Dicas para o educador
Os alunos do 5º ano têm mais maturidade, professor de Ciências, para aceitar um cardápio equilibrado, objetivando assim, uma melhor saúde e bem-estar físico. Com uma aula-vídeo será possível motivá-los para que tenham uma alimentação mais rica, embora nessa faixa etária as crianças prefiram fast food. Exatamente por isso se faz necessário o estudo dos alimentos saudáveis. Os alunos precisam assimilar esse assunto para que possam crescer cuidando da alimentação e no futuro tenham uma vida com mais disposição, para evitarem a obesidade, os distúrbios alimentares e certas doenças que nos causam grandes males.
A pirâmide alimentar poderá ser apresentada na aula-vídeo e os alunos compartilharem suas experiências, vivências. Nesse momento, educador, pergunte às crianças se elas gostam dos alimentos contidos na pirâmide. Deixe-as explicarem o porquê de gostarem mais de certos alimentos.
Professor de Ciências, convide um nutricionista para dar uma palestra sobre alimentação saudável, qualidade de vida, manipulação dos alimentos, reeducação alimentar etc.
As crianças precisam saber que uma alimentação boa deve ser balanceada, rica em proteínas, com diversidade de grãos, legumes e frutas. É preciso evitar excesso de carboidratos, alimentos processados e o consumo exagerado de açúcar.
No game, as crianças terão a oportunidade de reforçar os conhecimentos referentes à alimentação saudável. Elas vão responder a um quiz muito divertido com perguntas e respostas relacionadas a uma boa alimentação. Cuidar do corpo se alimentando bem é fundamental para vivermos com mais energia, vitalidade, saúde e bem-estar. Muitas doenças surgem devido à má alimentação e falta de atividade física. O game vai revelar às crianças como ter uma vida melhor fugindo do sedentarismo e cuidando da alimentação. As crianças vão assimilar ensinamentos sobre alimentos que devem reduzir o consumo, como os ultraprocessados. Também há no game dica de higiene, como lavar bem as mãos e as frutas. O sal é utilizado para dar sabor à comida, mas seu consumo deve ser reduzido. Essa informação consta no jogo online que ensinará muito mais às crianças do 5º ano, educador. Deixe-as jogar sozinhas ou em dupla.
Sempre pedimos aos educadores para motivarem seus alunos para a aula de informática com comentários que estimulem a curiosidade das crianças. Uma forma de aguçar o interesse delas é mostrar alguns alimentos antes da aula para desenvolvimento do game e dizer que eles têm relação com o conteúdo em estudo. Em seguida, perguntar quais dos alimentos são considerados saudáveis e quais devem ser evitados. Por exemplo, o professor mostra uma cenoura e uma salsicha ao mesmo tempo. Logo a seguir, pergunta qual é melhor para uma boa saúde. Ou mostra um doce e uma fruta, um refrigerante e um ovo etc. As crianças adoram demonstrações e aulas práticas!
Objetivos para o aluno:
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
- Realizar um game com quiz de Ciências sobre alimentação saudável;
- Assistir a uma palestra sobre alimentação saudável e reeducação alimentar;
- Elaborar um cardápio equilibrado tendo como base a “pirâmide alimentar”;
- Conhecer a narrativa “A Aventura Saudável de Lili, a lagarta”, da escritora Carolina Palhas;
- Produzir mensagens sobre alimentação saudável em molde de borboleta representando a personagem Lili;
- Participar de uma peça teatral com personagens da turma da Mônica sobre a temática alimentação saudável;
- Exercitar a empatia, a autoconfiança, a comunicação e também o autoconhecimento;
- Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.
Objetivos para o professor
- Possibilitar o aprendizado sobre alimentação saudável através de game com quiz;
- Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
- Contemplar a habilidade EF05CI08, que consiste em: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo;
- Apresentar o conteúdo em estudo através de uma aula-vídeo;
- Revelar às crianças a pirâmide alimentar;
- Convidar um nutricionista para palestrar sobre a importância da alimentação saudável e reeducação alimentar;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Motivar a todos os alunos para elaborarem um cardápio equilibrado para o dia a dia;
- Promover a interação entre os alunos, compartilhando experiências e dúvidas relacionadas ao tema;
- Conscientizar as crianças na “Hora do Conto” sobre a importância da alimentação saudável;
- Trabalhar com obras literárias ou revistas abordando o assunto em estudo;
- Desenvolver a capacidade de expressão corporal e vocal das crianças através do teatro;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
PRODUÇÃO DE CARDÁPIO VARIADO PARA OS ALUNOS DO 5º ANO:
Para que os alunos do 5º possam montar um cardápio apropriado à idade deles, sugerimos que seja feita uma pesquisa antes sobre os alimentos que mais colaboram para um crescimento saudável. Dependendo da idade, a pessoa tem que consumir mais determinados alimentos e deixar de comer outros que podem fazer mal. O mais importante é desenvolver hábitos de alimentação saudáveis nas diferentes fases da vida.
Considerando os estudos realizados até o presente momento, os alunos terão embasamento para elaborar um cardápio de consumo diário para que tenham uma alimentação adequada.
Será necessário considerar o que se deve comer ao acordar, na hora do almoço, café da tarde e jantar. São necessárias pelo menos 4 refeições ao longo do dia. Pela manhã, sempre é bom beber um cafezinho ou leite, comer um pão com ovo, consumir iogurte e aveia, frutas, enfim, alimentos que dão força e vitalidade. O café da manhã é a alimentação mais importante e tem que ser nutritivo. Na hora do almoço, algumas colheres de sopa de arroz e feijão, mas dar prioridade à carne e verduras, hortaliças. À tarde, uma refeição mais leve, como uma fruta. E no jantar, pode repetir o cardápio do almoço. Importante jantar até 19h, pois não é bom dormir com o estômago muito cheio. Uma sopinha com verduras também é uma ótima opção para o jantar ou um sanduíche natural.
Deve-se evitar processados, frituras e doces. Importante passar essas informações às crianças para que tenham uma visão de um cardápio ideal e depois motivá-las para a produção do mesmo.
Educador, beber água pela manhã é muito importante para hidratar o corpo após uma noite de sono. Pode ser adicionado um pouco de limão ou lima para obter um sabor extra e benefícios de desintoxicação.
As crianças precisam conhecer os benefícios das frutas para aderir às mesmas. Elas têm fazer parte do cardápio com destaque especial.
O modelo do cardápio fica a critério de cada aluno. As meninas gostam de usar papel sulfite rosa e os meninos de azul, mas essa não é uma regra rígida. Na verdade, o importante é fazer o texto em um papel chamativo para que desperte o interesse das crianças, pois elas gostam de novidade. Poderá ser feito à mão, ou o professor criar um cardápio-padrão, depois imprimir cópias para a turma. Importante reforçar que a pirâmide alimentar será a base do cardápio. Na hora da produção, o professor de Ciências pode projetar a pirâmide em um telão para apreciação das crianças.
Vale a pena definir um cardápio saudável a fim de melhorar a disposição para estudar e cumprir tarefas ao longo do dia. Educador, comente com as crianças que não se pode comer a todo instante, temos que deixar um intervalo de duas ou até três horas sem nos alimentarmos. Quem come muito e sem regras, provavelmente, terá problemas de saúde desde o período da infância e será um adulto que requer cuidados.
Dica para ser introduzida no cardápio:
Os smoothies são uma ótima maneira de obter uma variedade de nutrientes em uma refeição única. Basta misturar frutas, iogurte, leite vegetal e verduras como espinafre ou couve no smoothie para uma refeição rápida e saudável.
Como são alunos do 5º ano, será normal rejeitarem alguns alimentos, como o ovo pela manhã, mas o professor precisa insistir e convencer a criançada com relação ao consumo dos alimentos mais saudáveis para uma boa saúde.
Complementando o conteúdo
APRENDENDO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA HORA DO CONTO!
Na “Hora do Conto”, professor de Ciências ou Literatura, leia livros que motivem para uma alimentação saudável. Passe um documentário que aborde esse assunto. As crianças também podem trazer revistas de casa, livros de receitas e explorarem na hora de contar histórias.
Os familiares e educadores desempenham um papel essencial na aprendizagem do “alimentar-se de forma saudável” para as crianças. Professor, motive os pais das crianças para contarem histórias que tenham a alimentação saudável como temática. Em casa, as crianças podem ajudar na preparação dos alimentos. Elas vão adquirir noção de higiene e também experimentar alimentos ideais para uma boa saúde, como as frutas e verduras. No supermercado, os pais devem aproveitar para informar aos filhos sobre alimentos prejudiciais, como os enlatados, processados e refrigerantes. Eles não devem aderir à vontade das crianças e comprar bolachas recheadas, chocolates, enfim, alimentos que fazem mal à saúde. Livros de receitas com cardápio equilibrado é um bom presente para as crianças e também brinquedos que estimulam para um comer mais saudável.
A seguir, há uma narrativa que pode ser aproveitada pelas crianças e ampliada por elas. A história se chama “A Aventura Saudável de Lili, a lagarta”, da escritora Carolina Palhas. Essa narrativa pode ser trabalhada desde o 1º ano até o 5º. Lili, a personagem protagonista, vai descobrir um mundo encantado, colorido, motivador, nutritivo das frutas e verduras. Lili é uma lagartinha que ao final da história vira uma linda borboleta. Cheio de imagens encantadoras, o livro leva a criança para um universo de uma alimentação saudável.
Após a leitura e explanação da narrativa, educador, peça às crianças para reproduzirem a história da lagartinha Lili e ampliá-la usando a criatividade. Como o livro contém imagens belíssimas, as crianças terão que ilustrar sua narrativa também. Podem colorir as ilustrações ou usar tinta guache. O importante é criar cenários que ilustrem o universo da alimentação saudável.
Lili transformou-se em uma bela borboleta e começou a espalhar mensagens sobre alimentação saudável. Educador, peça às crianças para produzirem textos em forma de mensagem sobre alimentos saudáveis como se fossem a borboletinha. Dê a cada criança um molde de borboleta para colorirem e escreverem a mensagem no verso. As crianças vão adorar essa atividade criativa!
A seguir, o link para apreciação do livrinho online sobre a narrativa da lagartinha Lili.
https://professoracarolinapalhas.com/2024/05/01/a-aventura-saudavel-de-lili-uma-historia-para-inspirar-a-alimentacao-saudavel-nas-criancas/
A “Hora do Conto” pode conter atividades lúdicas que despertem o gosto pela leitura, como atividades com dobraduras, moldes, pantomimas, fantoches etc.
TEATRO: A TURMA DA MÔNICA EM BUSCA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Para encerrar as atividades voltadas para a temática em estudo, vamos propor a composição de uma peça teatral. A Magali será a personagem central da peça, uma vez que ela tem um apetite voraz. As crianças do 5º ano vão representar os personagens da turma da Mônica em busca de uma alimentação saudável.
A seguir, apresentaremos um roteiro da peça para as crianças ensaiarem. Porém, caso ache viável enriquecer a peça ou elaborar outra, fique à vontade, educador.
Magali: Oi, gente! Amanhã será meu aniversário e quero comemorar comendo muitos docinhos e salgadinhos. Hurruuuuuuuuuuuuuuuu! Já estou morrendo de fome.
Mônica: Acho melhor comermos alimentos saudáveis, como salada de frutas, sanduíches naturais. Precisamos evitar frituras, massas. Ontem nossa professora de Ciências falou sobre a importância de cuidarmos da alimentação para que possamos ter uma boa saúde e também bem-estar. Quero ficar cada dia mais forte e você fique esperto, Cebolinha! Tenho que cuidar de minha alimentação direitinho.
Cebolinha: Acho uma boa ideia, Mônica! Gosto de sanduíche natural com muitaaaaaaa cebola. Hummmm, estou com água na boca! A professora falou mesmo que o açúcar é um dos piores alimentos e o refrigerante também. Podemos beber suco natural e evitar os docinhos. Magali, que tal enfeitar sua casa no dia de seu aniversário com super-heróis? Eu adolo!
Magali: Pode ser, Cebolinha! Tanto faz! Também gosto de heroínas. Eu quero mesmo é comer muitoooooo!
Cascão: Não sou muito chegado à limpeza, minha gente, mas posso lavar as frutas e verduras para ajudar na culinária. Como é seu aniversário, Magali, vou até tomar um “banho” para te dar um abraço bem apertado, gatinha!
Magali: Acho excelente a ideia e não havia pensado nisso. Alimentação saudável é tudo de bom, pessoal! Vai ser meu melhor aniversário e não pode faltar melancia, minha fruta preferida.
TODOS JUNTOS: VAMOS EM BUSCA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!
Roteiro produzido pela professora Marivalda Alves Timóteo.
As crianças vão adorar representar esses personagens incríveis de Maurício de Sousa. Peças longas cansam a plateia e não atingem o público-alvo. O teatro é um poderoso veículo de aprendizagem e estimula para a imaginação, ensina sobre sentimentos e desenvolve habilidades artísticas. Ele é fundamental para enriquecer as aulas e dinamizar o ensino dos conteúdos.