Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Quebra-cabeça mapas
Será que você conhece todos os estados brasileiros? E os países da América do Sul? Vamos brincar de identificar os estados, países e continentes nesse jogo super divertido, o “Quebra-cabeça mapas”. Mostre que você é fera em Geografia! Aperte o play e vamos lá!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 2º Ano | Formas de representação e pensamento espacial |
Localização, orientação e representação espacial |
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. |
Geografia | 3º Ano | Formas de representação e pensamento espacial |
Representações cartográficas |
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. |
Dicas para o educador
Sabemos que a partir da interação com os espaços digitais virtuais do jogo, o aluno tem acesso mais rapidamente às informações de uma forma dinâmica e precisa, favorecendo assim, sua aprendizagem. Este jogo online é uma importante estratégia que vai facilitar o conhecimento em se tratando dos estados do Brasil e continentes.
Professor, nas primeiras séries, mais importante do que assimilar conhecimentos, o aluno precisa desenvolver o gosto pelo aprendizado e conhecimento, por isso as ferramentas utilizadas são muito importantes e os jogos online vêm contribuir para esse processo. Levando-se em conta os "Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia", o estudante precisa concluir o Ensino Fundamental sabendo interpretar cartas geográficas e ser capacitado para produzir representações próprias do espaço. Este jogo, educador, vai te possibilitar uma aula muito dinâmica e prazerosa. Os alunos vão conhecer os estados e continentes de uma forma lúdica e memorizar melhor o tamanho e localização de cada um. Após execução dos quebra-cabeças, você poderá enriquecer as aulas com atividades impressas, brincadeiras e dinâmicas, como por exemplo, com exercícios de História, já que o espaço geográfico possui um caráter histórico considerando a evolução do ser humano visando ao meio em que se vive.
Saiba que o quebra-cabeça, professor, fomenta a percepção, estimula o cérebro e favorece a boa memória, desenvolve a coordenação motora e facilita a interação social das crianças. Vale a pena incluir jogos de quebra-cabeça na rotina da sala de aula!
Objetivos para o aluno
Interagir-se com os espaços digitais virtuais do jogo online para aprimorar o conhecimento geográfico;
Conhecer as diversas formas de representação do espaço geográfico;
Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças;
Identificar os estados do Brasil e continentes nos mapas do jogo online (quebra-cabeça);
Participar de atividades lúdicas que colaboram para um aprendizado mais significativo;
Elaborar mapas sobre lugares de vivência, como o espaço da escola ou bairro, utilizando recursos como legenda, título, entre outros;
Confeccionar mapas em oficina de arte a partir de material reciclável, argila ou massinha;
Diferenciar os tipos de mapa: políticos, físicos, temáticos e distorcidos;
Reconhecer a importância da cartografia dentro do contexto político, social e econômico.
Objetivos para o professor
Possibilitar aos alunos a identificação dos vários tipos de mapas, fazendo-os reconhecer suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos;
Utilizar estratégias que possam favorecer o aprendizado visando ao espaço geográfico;
Elaborar um álbum seriado para apresentar à turma os mapas presentes nos quebra-cabeças online;
Realizar um projeto interdisciplinar para possibilitar aos alunos o entendimento no sentido de que o ensino de Geografia não está apenas baseado na transmissão de informações;
Estimular as crianças a pensarem de que forma o acontecimento presente está relacionado com outros ao longo do tempo, influenciando as condições climáticas e geográficas, bem como as relações entre indivíduos, interferindo no contexto social, político e econômico;
Investir em metodologias ativas para colocar o aluno como protagonista do seu conhecimento.
Sugestão de abordagem para o professor
Antes de partir para os quebra-cabeças propostos no canal da Escola Games, professor, faça um álbum seriado com os mapas em estudo. Ele consiste em uma coleção de folhas, no caso, cartazes com mapas, desenhos, gráficos, textos e outros. Essa coleção vai ilustrar bem o conteúdo a ser exposto. Reúna com critério as imagens que você vai incluir no álbum. Os alunos gostam muito de imagem e vão assimilar melhor o conhecimento. Além do mais, será uma excelente estratégia para sair da rotina e tornar a aula mais interessante. Os alunos gostam de novidades e aulas mais dinâmicas. O uso desse recurso visual torna o ensino mais fácil, pois cada folha recorda para o professor sobre os pontos principais a serem ressaltados na hora da aula. As folhas devem ser de papel de boa qualidade para que possam durar. Elas devem ser anexadas e reforçadas na parte superior com um adesivo resistente. Na medida em que os tópicos forem desenvolvidos, vá virando as folhas. Pergunte aos alunos se compreenderam a explicação dada, mas caso seja necessário, volte às folhas já exploradas. O importante é aproveitar bem esse material visual. Não se deve ficar preso ao álbum e ir além para fixar bem o conteúdo. Os alunos podem também colaborar na execução do álbum seriado. Peça que tragam as imagens e material reciclável para a confecção dele.
Que tal uma brincadeira para tornar a aula mais lúdica? A brincadeira está relacionada ao bairro em que cada aluno vive. Siga as orientações estabelecidas.
Reúna as crianças em círculo e peça para que elas pensem no bairro em que residem. Sugira que elas se recordem de todas as casas e estabelecimentos, comércios, padarias, clubes, parques, farmácias, pelos quais já passaram em frente.
Logo após, peça que elas dividam uma folha de papel sulfite em quatro partes e desenhem quatro diferentes espaços.
Cada lugar equivale a 10 pontos. Caso a criança seja única em sua escolha e outra não tenha pensado no mesmo lugar, se o estabelecimento repetiu, irá valer apenas 5 pontos.
É importante que as crianças não vejam e nem se comuniquem umas com as outras para que a brincadeira tenha mais suspense e seja mais impactante, surpreendente.
Ao final, peça para que as crianças compartilhem seus registros e desenhos. Some quantos pontos cada criança formou e veja quem venceu.
Dê um prêmio simbólico para o vencedor, como por exemplo, um quebra-cabeça com mapa.
Professor, você poderá montar um mural com os desenhos, com as artes das crianças representando os lugares do bairro em que moram.
O “Jogo da Forca” também será muito legal para dinamizar as aulas. Uma boa ideia é que o educador trabalhe com palavras referentes a termos e conceitos-chave (paisagem, região, lugar, território) que foram aprendidos ao longo do bimestre a fim de que os alunos compreendam melhor as temáticas trabalhadas e associem a matéria a algo divertido, o que pode fazer com que as aulas sejam mais interessantes e levem as crianças à assimilação dos conteúdos em tempo hábil. Como se joga? A criança encarregada de desenhar a “Forca” escolhe uma palavra de acordo com o contexto em estudo, no caso, pode ser o nome de um estado do Brasil. Numa folha de papel sulfite, o aluno coloca uma quantidade de traços que correspondam às letras da palavra. É possível dar uma pista ou não, porém de acordo com o grau de dificuldade desejado.
Complementando o conteúdo
Conhecer o espaço em que se vive é fundamental para que possamos nos localizar no mundo e interagir-se com o outro. Após a realização do jogo online, o professor de História poderá propor alguns questionamentos para embasar melhor a temática em estudo. A seguir, algumas perguntas para serem aplicadas que vão favorecer o conhecimento:
Nosso país está dividido em quantos estados?
Qual o nome do seu estado?
Qual o nome da capital do Brasil?
Você sabe quanto tempo dura o mandato do Presidente da República?
Qual o nome do atual presidente do Brasil?
Quem habitava o Brasil antes que aqui chegassem os espanhóis e portugueses?
Em que continente se situa o Brasil?
Você sabe o que é cartografia? Para o que ela serve?
Você acha importante entender a localização geográfica e os dados do espaço do Brasil? Se sim, justifique sua resposta.
Professor, mostre à turma os principais tipos de mapas existentes, como políticos, físicos, temáticos e distorcidos. Eles podem fazer parte do álbum seriado também. Os alunos gostam de curiosidades e esse assunto poderá motivá-los para explorar ainda mais a temática em estudo. É importante também mostrar para os alunos o valor da cartografia. Explicar que a cartografia permite a espacialização de informações geográficas necessárias para tomadas de decisões em várias esferas, na gestão e planejamento de estratégias de caráter político, social ou econômico.
Uma atividade muito boa será a realização de uma oficina de arte. As crianças poderão elaborar um mapa com material sucata representando um trajeto da escola, como por exemplo, da sala de aula até o pátio ou quadra esportiva. Essa poderá ser uma atividade interdisciplinar. Professores de Geografia e Artes podem elaborar um projeto. As crianças também podem confeccionar o mapa com argila ou massinha. As menores adoram esse tipo de atividade por manipularem os materiais.