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Ficha pedagógica

Pula Pula Coelhinho 2
O Coelhinho Veloz está de volta para uma nova aventura! Agora, os desafios são ainda mais emocionantes, e você precisará usar todo o seu raciocínio para ajudá-lo a coletar todas as cenouras da fase. Mas cuidado! Obstáculos e inimigos vão tentar atrapalhar o caminho.
Pronto para ajudar o Coelhinho a vencer todos os desafios? Pule para essa nova aventura agora!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 2º Ano | Geometria |
Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido |
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido. |

Dicas para o educador
O aprendizado significativo só tem sentido uma vez que é vivenciado. Vamos propor aos educadores atividades que estejam relacionadas ao dia a dia das crianças do 2º ano. A intenção é possibilitar às mesmas a noção de percepção espacial, de localização, de distância, de proximidade e limites. Nosso game vai atender às expectativas e serão necessárias outras atividades complementares para reforçar o conteúdo matemático.
Na aula de Geometria ou Matemática, o professor pode abordar as figuras com suas formas e cores. Sugerimos que confeccione plaquinhas com as figuras geométricas para os alunos desfilarem com as mesmas pelo espaço da sala, nomeando-as. Essa atividade de movimentação vai estimular a curiosidade das crianças para a execução do game, além de evidenciar o espaço da sala. As crianças que conseguirem acertar o nome da figura ganharão um pirulito com um coelhinho anexado. Essa será uma surpresa muito motivadora. Quando as crianças perguntarem o motivo do presente, o educador explicará que o coelhinho será o elemento principal do game. Após essa dinâmica, explique às crianças sobre as instruções para desenvolvimento do jogo online.
As crianças gostam muito de jogos eletrônicos com desafios, obstáculos. O objetivo do game em estudo, educador, é fazer com que o coelhinho pegue todas as cenouras da fase. O personagem protagonista do game poderá pular em quatro direções extinguindo seus inimigos. Quando ele cruzar o arco-íris, será possível eliminar de uma só vez todos os antagonistas. Uau, que legal!
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental têm que se sentir motivados para a troca de informações e para a comunicação sobre suas representações de espaço. O professor pode explorar com as crianças, em uma “Roda de Conversa”, sobre suas percepções de espaço começando pela escola. Basta perguntar de qual lugar elas gostam mais. Uns alunos vão dizer quadra, outros mencionarão a cantina ou a biblioteca, o teatro, enfim, esse será um momento para o educador descobrir o espaço da escola que mais agrada seus alunos. As crianças precisam expressar suas visões de lugares, localizações, através de desenhos (linguagem não verbal) ou produzindo textos (linguagem verbal). Criar placas de trânsito também é muito importante para entenderem sobre direções, limites, por exemplo.
“Corrida do Saco” é uma brincadeira popular muito animada e as crianças vão gostar bastante de participar. Elas podem se caracterizar de coelhinhos e saírem pulando vestidas com um saco. Servirão os sacos de estopa ou de batata. Quem chega à linha demarcada é classificado. De pulinho em pulinho, educador, os alunos vão chegar ao destino. Com essa dinâmica, as crianças exercitarão a sua velocidade, o esforço e a resistência. Nesse tipo de atividade, as crianças aprenderão a perder ou fracassar, pois nem sempre é possível ganhar.
Sabemos que a partir de três anos a criança já começa a perceber o espaço à sua volta. Ela consolida a noção espacial representativa, interioriza suas ações e representa-as através do desenho ou descrição. Cabe ao educar explorar os espaços e objetos que estão ao redor e representam o cotidiano das crianças. Elas já fazem experimentações para começar a entender os limites do próprio corpo e entender como se deslocar no espaço, por isso as brincadeiras populares e dinâmicas são tão essenciais para o desenvolvimento dos alunos em todas as séries.
Objetivos para o aluno:
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo para ampliar os conceitos matemáticos visando ao espaço;
- Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido;
- Coordenar habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas;
- Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
- Exercitar a cognição, analisar situações e desenvolver um senso crítico;
- Envolver-se nas atividades práticas e lúdicas, como brincadeiras populares;
- Usufruir de um espaço lúdico que tenha uma brinquedoteca;
- Vivenciar situações de desafios, sucesso e fracasso;
- Aprender de forma significativa a fim de aprimorar as habilidades e competências.
Objetivos para o professor:
- Motivar os alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo;
- Realizar atividades lúdicas e dinâmicas para as crianças assimilarem os conceitos matemáticos;
- Incentivar para a troca de informações, bem como para a comunicação entre os alunos sobre suas representações de espaço;
- Proporcionar um espaço de lazer para as crianças na escola: uma brinquedoteca;
- Deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades;
- Definir os objetivos que cada professor ou turma espera atingir;
- Proporcionar situações em que o aluno possa experienciar êxito;
- Plantar com as crianças do 2º ano uma horta com cenouras ou outros tubérculos;
- Elaborar um projeto interdisciplinar para explorar o conteúdo nas aulas de Matemática e Ciências;
- Engajar os pais na rotina escolar;
- Trazer inovação e criatividade para os planos de aula;
- Ensinar com didática e planejar atividades lúdicas que atendam às necessidades das crianças para culminar com uma aprendizagem significativa.
Sugestão de abordagem para o professor
ESPAÇO LÚDICO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM
As crianças gostam muito de trocar ideia sobre como são seus quartos. Prepare uma aula, educador, para que elas possam trazer seus brinquedos e observarem as formas, as cores, a espessura, o tamanho, enfim, mas para se divertirem também. O objetivo será a contagem dos brinquedos e a socialização das crianças em um momento lúdico, professor de Matemática. Escolha um espaço na escola para que os alunos fiquem à vontade. Eles podem trocar os brinquedos para uma maior proximidade.
Outra proposta é preparar um cantinho na biblioteca para colocar brinquedos, jogos educativos, até livros com formato de brinquedo, educador, para as crianças se entrosarem e adaptarem-se a um espaço mais atraente, motivador para o aprendizado. A escola pode ser um lugar prazeroso e as crianças vivenciarem circunstâncias que levem ao aprendizado, mas que também proporcionem lazer.
Brinquedoteca é um nome bem sugestivo para o espaço da biblioteca com brinquedos. As crianças vão adorar esse lugarzinho especial e usufruir de momentos inesquecíveis. Ao visitarem a brinquedoteca, as crianças vão também manusear livros e isso vai contribuir para despertar o interesse pela leitura. O professor precisa separar livros com conteúdo matemático para as crianças aproveitarem a ocasião e assimilarem conhecimento. Geralmente, as bibliotecas das escolas são pouco frequentadas. Uma ótima experiência é o educador usar esse espaço para contação de histórias. O próprio bibliotecário pode receber as crianças com uma dramatização ou música, ele não precisa apenas cuidar do acervo de livros, pois deverá usar suas habilidades para atrair a criançada.
Educador, a brinquedoteca pode ser utilizada de forma livre ou com a orientação de um profissional específico, conhecido como brinquedista. Os professores podem planejar aulas no espaço da biblioteca e o bibliotecário colaborar na seleção das atividades a serem desenvolvidas.
Brincadeiras populares e oficinas também podem ocorrer na Biblioteca, desde que haja disciplina, bem como respeito pelo espaço e organização do planejamento com antecedência para que tudo saia dentro da conformidade.
Complementando o conteúdo
PROJETO INTERDISCIPLINAR: HORTA COMUNITÁRIA
Os professores e alunos têm como explorar os espaços e criar novos ambientes. Organizar com as crianças uma horta na escola é uma ideia excelente. Os alunos poderão plantar cenouras ou outros tubérculos ( batata, batata doce, rabanete e inhame), já que no game elas são um elemento essencial. Será uma atividade prática para que seja possível compreender melhor sobre espaço, direção, localização e também sobre alimentação saudável. Tanto o professor de Matemática quanto o de Ciências vão aproveitar a ocasião para trabalhar seus conteúdos. Inclusive, tal atividade pode se tornar um projeto interdisciplinar. Os pais podem colaborar durante a preparação do terreno. É importante envolver a família em algumas atividades escolares e reforçar essa parceria.
A produção da horta escolar como ferramenta auxiliar no ensino de ciências faz com que os alunos tenham um maior contato com a terra. Vão aprender a preparar o solo, semear e cultivar. O professor de Matemática vai trabalhar com a seleção e contagem dos tubérculos. Sugerimos que seja feito na escola um bolo de cenoura para as crianças comemorarem o final do projeto.
As escolas podem utilizar espaços além da sala de aula para enriquecer o aprendizado, incentivando a criatividade e a interação das crianças.
Os projetos “Interdisciplinares” têm o poder de alavancar o ensino devido ao trabalho em conjunto e maiores oportunidades de abordagem dos conteúdos em estudo. Esses projetos são, na realidade, uma proposta pedagógica que tem por objetivo ajudar nossas crianças a compreenderem as relações entre as áreas de ensino, favorecendo assim, educador, a máxima qualidade do aprendizado, bem como o desenvolvimento das habilidades e competências delas.