logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Profissões

Profissões

Ei, você já pensou no que quer ser quando crescer?

Sem os profissionais que trabalham todos os dias não teríamos nossa comida, energia elétrica, carros e até água na torneira! Por isso, entender mais sobre os trabalhos que as pessoas realizam no dia a dia é tão importante.

Venha descobrir sobre algumas profissões enquanto se diverte com vários quebra-cabeças! Monte o cenário juntando as peças e escolha o profissional que mais combina com ele. Vamos lá?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
1º Ano
Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE07)

Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

História
2º Ano
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10)

Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Esse game tem como objetivo apresentar as profissões, características e locais de trabalho, demonstrando a diversidade, desenvolvendo conhecimentos sobre a vida social e prezando pelo respeito entre as pessoas. Essa atividade pode ser trabalhada tanto na pré-escola como no ensino fundamental 1. Para complementar separamos algumas sugestões de prática também super legais para você desenvolver com os alunos.

Objetivos para o aluno

Conhecer as profissões;

Associar profissional ao local de trabalho;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

Ensinar de forma lúdica;

Promover o respeito entre as pessoas;

Apresentar as diversidades sociais;

Criar vínculo entre as pessoas;

Associar o conhecimento aprendido em sala de aula;

Proporcionar momento de interação com outros colegas;

Usar a tecnologia como ferramenta de ensino-aprendizagem;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar os conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

Inicie a aula fazer algumas perguntas para os alunos como:

  • Quem fabrica o pão?

  • Quem apaga o fogo?

  • Quem faz a comida?

  • Quem cuida dos cabelos?

  • Quem cuida da fazenda?

Em seguida, peça para os alunos que souberem outras profissões levantar a mão e dizer em voz alta.

Você também pode inverter a pergunta em seguida e perguntar sobre seu local de trabalho, como:

  • Onde o padeiro trabalha?

  • Onde o médico trabalha?

  • Onde o professor trabalha?

Após essas perguntas explique qual vai ser o tema da aula. Depois leve os alunos para jogar o game “Profissões”. Após o jogo separamos abaixo algumas dicas de atividades para complementar a aula.

Complementando o conteúdo

(Sugestão 1) Procurar em revistas e livros velhos imagens de profissionais, locais de trabalho. Fazer recorte e colagem. Em seguida, solicitar que os alunos escrevam o nome do profissional.

(Sugestão 2) Fazer entrevista com algum familiar (atividade recomendada para o 3º ano)

Pergunta 1: Qual a sua profissão?

Pergunta 2: Quando começou trabalhar nessa profissão?

Pergunta 3: Por que escolheu essa profissão?

Pergunta 4: Você gosta de trabalhar nessa profissão?

Pergunte 5: O que mais te marcou durante esse tempo trabalhando nessa profissão?

Após o término do trabalho sente com os alunos em roda e peça para cada aluno socializar a sua entrevista.

(Sugestão 3) Peça para os alunos elaborarem locais de trabalho e vestimenta das profissões aprendidas no jogo. Para isso disponibilize uma gama de materiais diversificados, como: tiras e restos de EVA, papel crepom, sulfite colorida, giz de cera, tinta, tesoura, cola....

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos desenhem mais 5 profissões que não foram citadas no jogo.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre profissões do passado que não existem mais ou que estão acabando.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam uma lista sobre profissões do futuro.

(Sugestão 7) Sentar com os alunos em roda e perguntar para eles:

  • O que você quer ser quando crescer?

  • Por que escolheu essa profissão?

  • Você considera essa profissão perigosa?

(Sugestão 8) Realizar com os alunos uma peça de teatro incluindo algumas das profissões mencionadas durantes as aulas.

Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham sobre as formas geométricas.

  • Animais Puzzle

https://www.escolagames.com.br/jogos/animais-puzzle

  • Panda Puzzle

https://www.escolagames.com.br/jogos/panda-puzzle

  • Monstros Puzzle

https://www.escolagames.com.br/jogos/monstros-puzzle

  • Super herói Puzzle

https://www.escolagames.com.br/jogos/super-herois-puzzle

  • Dog Puzzle

https://www.escolagames.com.br/jogos/dog-puzzle

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br