Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Prevenção Coronavírus
Você já conhece o Coronavírus, não é mesmo?! Esse vírus pode provocar sérios riscos à saúde dos humanos e de alguns animais.
A prevenção ainda é o melhor caminho para combater o Coronavírus, que está causando uma pandemia mundial.
Com esse game você poderá aprender vários meios de se prevenir contra o COVID-19. Em seguida, passe as informações que aprendeu para todos os amiguinhos e familiares.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 4º Ano | Vida e evolução |
Cadeias alimentares simples Microrganismos |
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. |
Dicas para o educador
Estamos passando por um momento muito delicado onde a prevenção é a única solução imediata. As formas de prevenção devem ser ensinadas a todas as pessoas, incluindo as crianças. Provavelmente as crianças de hoje nunca viram um cenário tão caótico, e por isso elas não sabem lidar de forma clara com essa situação. Apenas a informação fornecida pela escola em horários esporádicos não é suficiente, visto que a forma de viver mudou e lidamos com esse problema o tempo todo. O jogo sobre a Prevenção do Coronavírus surgiu como alternativa para ensinar as crianças de forma lúdica a como se prevenir.
Objetivos para o aluno
Aprender sobre os métodos de prevenção ao Coronavírus;
Entender os meios de contágio do Coronavírus;
Entender a importância da vacinação, reconhecendo seus benefícios a curto, médio e longo prazo;
Perceber a importância do cientista e desenvolvimento da ciência para a e promoção da saúde pública;
Compreender a importância de buscar fontes confiáveis de notícias;
Compreender a gravidade que o surgimento de novas epidemias pode trazer às populações atuais;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Desenvolver habilidades de concentração, autonomia e confiança;
Identificar, classificar e diferenciar imagens por meio das diferenças e semelhanças entre elas;
Objetivos para o professor
Combater a desinformação e fake news;
Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os métodos de prevenção ao Coronavírus;
Mostrar aos alunos que o aparecimento de epidemias já ocorria em séculos passados e como a propagação delas foi tornando-se cada vez maior;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado no ensino remoto;
Promover debates sobre o pensar coletivo e a importância das ações dele no combate ao Coronavírus;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação e a comparação.
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Apresente o vídeo clipe da música “Lavar as Mãos” do grupo Palavra Cantada, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk&list=RD1bEoDg7DLr8&index=10. Explore o conteúdo da letra da música e deixe que os alunos compartilhem sobre o que viram e ouviram.
(Sugestão 2) Resolver palavras cruzadas e caça-palavras com os alunos.
(Sugestão 3) Criar um folder explicando o passo a passo para se proteger contra o Coronavírus.
(Sugestão 4) Pedir para que os alunos gravem um vídeo com o auxílio dos pais sobre a importância de lavar as mãos corretamente.
(Sugestão 5) Promover um momento de conversa e fazer perguntas sobre o novo Coronavírus, como por exemplo:
O que é o SARS – COVID 19?
De onde ele veio?
Como eles são?
É a primeira vez que acontece uma pandemia?
Posso pegar o vírus de outra pessoa?
Quais são os sintomas do Coronavírus?
Por que pessoas idosas correm mais riscos de morrer com a doença?
Por que não devemos sair de casa nesse momento?
Eu posso virar jacaré se eu tomar a vacina?
Por que a vacinação é tão importante?
(Sugestão 6) Trabalhar com os alunos a temática FATO ou FAKE, abordando a importância de verificar as informações antes de repassá-las. Como os alunos ainda estão nas séries iniciais a temática pode ser trabalhada com o uso de imagens que representem as notícias falsas e verdadeiras.
(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos a cartilha a seguir:
(Sugestão 8) Com as turmas do 4º ano já é possível apresentar gráficos simples. Construa com os alunos um gráfico de colunas utilizando dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, ou leve um gráfico pronto e ajude os alunos a interpretar.
(Sugestão 9) Levar para os alunos informações sobre outras pandemias que aconteceram ao longo da história.
Complementando o conteúdo
O novo Coronavírus (denominadoSARS-CoV-2) pertence à grande família viral dos Coronavírus, que geralmente causam infecções respiratórias leves a moderadas em seres humanos e animais. O que se sabe até o momento é que o novo Coronavírus é muito parecido com outros vírus encontrados em morcegos, o que pode indicar que talvez exista um parentesco entre eles.
Os sintomas da doença são semelhantes a um resfriado comum, mas que pode assumir comportamento grave podendo levar a morte.
A transmissão dos Coronavírus, de forma geral, costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como por exemplo, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O Ministério da Saúde orienta os seguintes cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença entre eles:
Uso de máscaras;
evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
utilizar lenço descartável para higiene nasal;
cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
manter os ambientes bem ventilados;
evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
A vacinação já foi iniciada, mas os métodos de prevenção ainda devem ser respeitados visto que apenas uma dose da vacina numa pequena parcela de pessoas ainda não é suficiente para evitar a disseminação do vírus. Por isso é preciso manter o distanciamento social até o fim de todas as etapas de vacinação.