Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Pega bolhas
Você já sabe a diferença entre os números pares e ímpares? Então esse jogo vai ser pura diversão para você!
Corra e pegue os números que estão voando nas bolhas. A cada fase você deve pegar um tipo de número, pulando para acertá-lo ou esquivando para não estourar a bolha errada. Ah, e para te ajudar a correr mais rápido e ganhar muitas estrelas, fique de olho no tênis vermelho!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 3º Ano | Álgebra |
Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas |
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. |
Dicas para o educador
O games são uma das ferramentas tecnológicas que possibilita que o aluno aprenda de acordo com seu ritmo e suas potencialidades, quando bem aplicado propõe aprendizado significativo, tornando assim uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da matemática. Este jogo oferece estímulos para a sistematização e memorização dos números pares e ímpares, além de desenvolver a capacidade de associação e o raciocínio lógico.
Objetivos para o aluno
Estimular o raciocínio lógico matemático;
Desenvolver a capacidade cognitiva por meio de atividades lúdicas;
Ampliar a compreensão das características de elementos par ou ímpar;
Identificar números pares e ímpares;
Fixar a aprendizagem e sistematizar os conceitos de par e ímpar;
Sistematizar o conceito de par e ímpar;
Resolver situações problema com a temática proposta;
Objetivos para o professor
Trabalhar com o conceito de números pares e ímpares;
Oferecer situações em que os alunos possam analisar, identificar e diferenciar números pares e número ímpares;
Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais e anotando em seu caderno, como por exemplo: quantidade de cadernos, de lápis, de livros e etc. Na frente dos números oriente que os alunos escrevam se a quantidade é um número par ou ímpar.
(Sugestão 2) Contar a quantidade de objetos e pessoas presentes na sala de aula, em seguida separar em pares.
(Sugestão 3) Elaborar atividade de ligar pontos, identificando números pares ou ímpares correspondentes com o desenho.
(Sugestão 4) Elaborar problemas matemáticos onde os alunos deverão identificar números pares e números ímpares.
(Sugestão 5) Piquenique. Solicitar que os alunos levem algum tipo de alimento para a escola (bolo, bolacha, salgadinhos e etc.). Exponha aos alunos que todos devem comer a mesma quantidade e para isso a divisão deve ser igual para todos. Nessa atividade eles devem contar e identificar a quantidade correta a ser distribuída para cada coleguinha.
(Sugestão 6) Solicitar que os alunos identifiquem os números pares e ímpares no mês recorrente. Mostrar que alguns meses terminam com números pares e outros com números ímpares.
(Sugestão 7) Utilizar o jogo do mico.
(Sugestão 8) Promover o tradicional Jogo do Bingo, mas nesse bingo a sequência de números que ganha é a sequência de números pares ou impares conforme determinação do professor.
(Sugestão 9) Fazer cartazes ou ficha com números de 1 a 100. As fichas pares devem estar de uma cor e representada por desenhos específicos que correspondem ao número indicado. As fichas impares devem estar indicados de outra cor e também por desenhos que representem o numeral indicado. Esta atividade permitirá que a criança perceba que não ocorre repetição consecutiva de dois números ímpares ou dois números pares.
(Sugestão 10) Fazer com os alunos a Dança da cadeira.
(Sugestão 11) Brincadeira da amarelinha, onde a criança deve pular apenas nos números pares ou ímpares, de acordo com a posição numérica onde foi jogado o objeto.
(Sugestão 12) Colocar números de 0 100 a em ordem crescente e/ou decrescente separando-os em pares e ímpares.
(Sugestão 13) Construir trilha de números pares ou ímpares e usá-la para jogar em grupos. Nesta atividade, a criação de obstáculos também deverá ser incluída na proposta.
Complementando o conteúdo
Perante o aumento dos avanços tecnológicos das mídias e multimídias, é importante que os professores atualizem cada vez mais sua prática pedagógica. A cada dia os alunos têm em mãos computadores, jogos eletrônicos diversificados, aplicativos de som e imagem, entre outros. Esses aparatos tecnológicos já fazem parte do cotidiano dos alunos e caso os professores não estejam conectados com esses recursos o desinteresse em aprender pelos alunos será cada vez mais recorrente. Os jogos online quando bem trabalhados em sala de aula trazem em sua essência numerosos benefícios para o aprendizado dos alunos. Os games online oferecem um ambiente de aprendizagem matemática capaz de despertar no aluno interesse e motivação desvinculando a ideia que a aprendizagem matemática é complexa e maçante. Esses recursos promovem situações desafiadoras, no entanto agradáveis e de significativa aprendizagem.
Conheça outro jogo do ESCOLA GAME com objetivos e habilidades semelhantes.
- Par ou Impar