Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Páscoa em versos
Quem aí ama Páscoa, chocolate e coelhinhos?
Você? A gente também!
Venha se divertir com o jogo Páscoa em Versos. Vamos brincar de jogo da memória: descubra as cartas com desenhos iguais e ganhe um lindo poema sobre a Páscoa.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Oralidade |
Produção de texto oral |
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas. |
Língua Portuguesa | 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Formação do leitor literário |
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. |
Língua Portuguesa | 1º Ano 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Apreciação estética/Estilo |
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. |
Língua Portuguesa | 1º Ano 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Formas de composição de textos poéticos |
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações. |
Dicas para o educador
O objetivo do jogo é memorizar imagens de coelhinhos e seus ovos de páscoa, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio, principalmente para crianças, através da criação de relações entre imagem e sequência das cartas dispostas. Além do desenvolvimento de raciocínio lógico ao encontrar a carta correspondente a criança será apresentada a um lindo poema sobre a páscoa, com várias rimas divertidas. É um jogo com regras simples, que permitem desenvolver tanto habilidades de matemática quanto de língua portuguesa.
Objetivos para o aluno
Conhecer o significado de “Páscoa”;
Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
Valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa;
Explorar objetos relacionados à páscoa;
Trabalhar a relação histórica social e cultural da páscoa;
Desenvolver a função simbólica;
Desenvolver a leitura e interpretação de texto
Desenvolvimento da memória fotográfica;
Desenvolver atenção, concentração e o raciocínio lógico;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Construir a ideia de competição e a importância de saber ganhar ou perder;
Objetivos para o professor
Aproveitar o tema “Páscoa” para trabalhar atitudes de respeito, amor e partilha;
Desenvolver a imaginação e a criatividade através de textos, poemas e contos;
Incentivar a socialização por meio de atividade em duplas;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:
O que vocês sabem sobre a páscoa?
Qual é o animal que aparece nessa época?
De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?
Onde são produzidos?
Quais outros símbolos da páscoa você conhece?
Qual a relação do coelho e do ovo com a páscoa?
(Sugestão 2) Roda de conversa sobre a importância da páscoa na nossa vida e como surgiu esse dia tão importante;
(Sugestão 3) Apresentação dos símbolos da páscoa com seus significados;
(Sugestão 4) Pintura dos símbolos com confecção de cartazes para exposição na escola;
(Sugestão 5) CAÇA AOS OVOS DE PÁSCOA: reúna os alunos e instrua a montar ovos de páscoa de brinquedo (utilize bolinhas de isopor ou papel para preencher a parte de dentro do ovo, para a parte externa utilize papel celofane. Esconda os ovos pela escola e divida a turma em equipes, quem encontrar mais ovos de páscoa ganha a brincadeira.
(Sugestão 6) FÁBRICA DE CHOCOLATE: fabrique com os alunos ovos de páscoa, palitinhos de fruta e chocolate ou doces que sejam viáveis quanto ao espaço e aquisição de materiais;
(Sugestão 7) Fazer pintura nos rostos dos alunos com desenhos de coelhinhos;
(Sugestão 8) Confecção de máscaras ou tiaras de coelho;
(Sugestão 9) Confeccionar cartões de páscoa para pais ou para os coleguinhas da escola;
(Sugestão 10) Confecção de quebra-cabeça com os símbolos da páscoa;
Complementando o conteúdo
A Páscoa é uma data importante do ponto de vista social, espiritual e cultural. É um momento de reflexão e respeito, no entanto, ela se tornou uma data extremamente comercial. É importante que seja realizado na escola projetos que visem explicar o real motivo da Páscoa. Esses projetos podem envolver a contação de histórias, encenação por meio de teatros, filmes, utilização de jogos online, entre outros. Desta forma a criança terá oportunidade de desenvolver sua capacidade de senso crítico e de reflexão, sua empatia e respeito ao próximo, sem, no entanto, perder a fantasia e o prazer por essa comemoração. Como sugestão para o desenvolvimento desse tema indicamos o livro “O coelhinho não era de Páscoa, da autora Ruth Rocha. O livro está disponível no link abaixo:
https://www.aprenderebrincar.com/2016/03/livro-o-coelhinho-que-nao-era-de-pascoa.html