Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Panda Puzzle
Fala sério: os pandas são animais fofinhos demais! E eles estão passeando aqui no Brasil, aproveitando para se divertir muito. Acompanhe tudo que eles estão fazendo: monte o quebra-cabeças clicando nas peças que quer trocar de lugar. Monte cada desenho de panda e descubra o que ele estava fazendo!
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Corpo, gestos e movimentos | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
Os puzzles são também uma forma divertida de desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar. Estas capacidades serão muito importantes para a criança aprender a escrever, e elas começam a desenvolver estes processos muito antes de saberem segurar num lápis. O fato de a criança manipular as peças para ver se encaixam ajuda ainda a reforçar suas habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico. Os puzzles podem ser feitos pela criança sozinha, no entanto, se forem feitos em conjunto com outras crianças são uma grande ferramenta para promover a cooperação.
Objetivos para o aluno
Estimular a aprendizagem;
Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
Desenvolver a coordenação motora;
Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Objetivos para o professor
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Atividades de combinar: jogo da memória, ligar pontos, achar pares e unidades correspondentes.
(Sugestão 2) Jogo de cartas: solicitar que os alunos levem dois baralhos para a aula. Peça para que eles reúnam as cartas de acordo com alguns critérios: símbolos, números, cores, e etc.
(Sugestão 3) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça.
(Sugestão 4) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.
(Sugestão 5) Trabalhar jogo dos 7 erros.
(Sugestão 6) Atividade de jogos de quebra-cabeça humano, cada aluno é uma peça do jogo, na qual será construída uma figura determinada pela professora ou pela turma.
(Sugestão 7) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.
(Sugestão 8) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).
(Sugestão 9) Utilizar Jogos estilo Jenga (blocos empilhados de madeira).
Complementando o conteúdo
Os puzzles e quebra-cabeças nasceram há mais de 250 anos e continuam a entreter até hoje milhões de crianças em todo o mundo. Eles são um dos brinquedos que mais contribui para melhorar a experiência educacional das crianças. Ajudam-nas a desenvolver e a melhorar o raciocínio, aumentam a percepção visual e espacial e também é uma ótima maneira de abstrair e de relaxar a mente. Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de assunto; formas geométricas, alfabeto, os animais, os números, as cores, entre outros.
Indicamos outros jogos do ESCOLA GAMES que possuem objetivos e habilidades de aprendizagem semelhantes. São eles:
ANIMAIS PUZZLE
MONSTOS PUZZLE
QUEBRA-CABEÇA (jogo com a possibilidade de desenvolvimento também para o 3º ano do ensino fundamental.
CASTELO DO REI (jogo com a possibilidade de desenvolvimento também para o 3º do ensino fundamental)
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