logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Palavras e desenhos

Palavras e desenhos

Você sabia que para tudo que existe no mundo, existe uma palavra? Sim, é isso mesmo! No joguinho “Palavras e Desenhos” vamos brincar de descobrir qual palavra representa os desenhos que aparecem na tela. Treine seus conhecimentos nesse jogo super empolgante!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08)

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Língua Portuguesa
1º Ano
2º Ano
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Decodificação/Fluência de leitura

(EF12LP01)

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

A leitura deve fazer parte da rotina da sala de aula. Nessa proposta é necessário ler a palavra e associá-la à imagem correspondente, estabelecendo relações. O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Em duplas, as crianças têm oportunidade de interagir e trocar ideias e conhecimentos. Incentive-as a conversar entre elas para decidir qual é o nome de cada um dos desenhos, relacionando o som das palavras com a sua grafia. É importante colocar em evidência as hipóteses de escrita de cada criança, de forma que a troca de saberes entre elas faça avançar na aprendizagem.

Objetivos para o aluno

Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;

Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;

Comparar palavras;

Compreender o processo de estrutura das palavras;

Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;

Associar a palavra à imagem;

Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Oferecer subsídios para que as crianças avancem no nível de escrita;

Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Como registro, peça aos alunos para copiarem as palavras que apareceram na rodada (enquanto uma criança usa o mouse para jogar, a outra copia e depois trocam de posição). Na sala de aula, proponha algumas atividades com as palavras que copiaram.

(Sugestão 2) Ler cada uma das palavras e ilustrar.

(Sugestão 3) Escrever outra palavra com a mesma inicial.

(Sugestão 4) Separar palavras que tenham o mesmo número de letras.

(Sugestão 5) Ditar palavras para o colega de outra dupla escrever.

(Sugestão 6) Elaborar uma frase com cada uma das palavras.

(Sugestão 7) Utilizar recortes de letras e palavras em revistas com objetivo de formar frases e palavras conhecidas.

(Sugestão 8) Elaborar em seguida solicitar que os alunos respondam caça-palavras.

(Sugestão 9) Utilizar palavras cruzadas.

(Sugestão 10) Levar os alunos para dar uma volta na escola e anotar o nome de tudo que eles encontrarem.

(Sugestão 11) Ditado ilustrado: em uma folha coloque diversos desenhos e peça para que o aluno escreva o nome da imagem correspondente.

(Sugestão 12) Brincar com os alunos o Jogo da forca.

(Sugestão 13) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 14) Trabalhar com os alunos as seguintes questões:

  • Tudo tem nome?

  • Porque nomeamos todas as coisas?

  • Porque todas as coisas e pessoas não possuem o mesmo nome?

  • Existem palavras iguais com significados diferentes?

  • Quem dá nome as coisas?

  • Quantas palavras existem em nossa língua?

(Sugestão 15) Trabalhar com os alunos o Livro “A menina que não gostava de ler” de Lilia Gramacho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AroCVv6b-wo&ab_channel=PROJETOL%C3%8APRAMIM%3F

Acesso em12/03/2021

Complementando o conteúdo

Sugerimos que conheça os demais jogos, em nosso site “ESCOLA GAMES”, que podem contribuir para enriquecer o Projeto desta fase da Alfabetização:

  • Brincando com as Vogais;

  • Caça Palavras;

  • Coral Didático;

  • Fábrica de Palavras;

  • Fábrica de Palavras;

  • Forma Palavras;

  • Pesca Letras;

  • Sopa de Letrinhas;

  • Ursinho A, E, I, O, U;

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br