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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Países da Copa Rússia 2018

Países da Copa Rússia 2018

A Copa do Mundo de Futebol FIFA 2018 foi um evento emocionante sediado pela Rússia, o maior país em extensão territorial do planeta, situado entre o Leste Europeu e a Ásia. A competição reuniu 32 países e ocorreu em 11 cidades russas, incluindo Moscou, Ecaterimburgo, Samara, Saransk, Cazã, Sochi, Kaliningrado, Volgogrado, São Petersburgo, Níji Novgorod e Rostov do Don. O mascote oficial da Copa foi o lobo Zabivaka, cujo nome em russo significa “aquele que marca gol”. Agora, que tal explorar os países participantes? Escolha um continente e descubra curiosidades incríveis sobre cada nação! Vamos lá, aperte o play! 🌍⚽🏆

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Educação Física
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

(EF35EF03)

Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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Dicas para o educador

Sugerimos aos educadores que antes de levar as crianças para executarem o game sobre a Copa Rússia de 2018, conversem com seus alunos a respeito desse evento que envolveu pessoas de vários países.

Iniciem o diálogo com as crianças perguntando o que elas sabem a respeito dessa copa. Explique às crianças como foi a cerimônia de abertura que sempre encanta a todos que assistem à mesma. A cerimônia de abertura aconteceu em uma quinta-feira, 14 de junho de 2018, no Estádio Lujniki, em Moscou, antes da partida de abertura do torneio entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita.

Quanto ao encerramento do evento, ele se deu em 15 de julho de 2018, no Estádio Lujniki, em Moscou, antes da partida final entre França, a qual se sagraria campeã pela segunda vez desde 1998, juntamente com a Croácia, que pela primeira vez na história, disputou uma grande final da copa do mundo.

Essas informações são necessárias para contextualizar o assunto e motivar suas crianças, professor, para o desenvolvimento do jogo online proposto. Acrescente mais dados informativos para que as crianças adquiram embasamento visando à Copa de 2018. Peça para as crianças trazerem de casa material a respeito desse assunto, como notícias mais marcantes e imagens. Proponha que façam um mural informativo. Outra forma de levar mais conhecimento às crianças, professor, será a utilização de um vídeoaula, pois através do mesmo é possível passar à turma informações mais significativas desse evento e dar ênfase aos destaques da copa, como jogadores que mais se sobressaíram. Segundo informações, Luka Modric foi o craque dessa copa, um jogador croata, ele recebeu o prêmio mais importante na época. Mais conhecido como Modric, foi considerado o melhor jogador do torneio. Dos sete jogos dos quais participou, felizmente, fez dois gols.

As crianças precisam saber qual foi o mascote dessa copa. Zabivaka foi o escolhido dentre outras opções para ser o animador dos torcedores da Copa do Mundo Rússia 2018. Ele é um tipo de lobo antropomórfico. A preservação da espécie foi uma das motivações para a escolha desse animalzinho. O nome Zabivaka significa “aquele que marca o gol” em russo.

O objetivo do jogo é apresentar informações visando aos países que participaram da Copa na Rússia em 2018.

A criança deverá escolher um continente para se deparar com os dados informativos sobre cada país. Após ler e interpretar as informações disponibilizadas, o aluno irá responder ao quiz.

O quiz é o nome de um jogo de questionários que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto. É um tipo de questionário que avalia os conhecimentos do aluno sobre determinado assunto ou conteúdo. A primeira pergunta do nosso quiz é a seguinte: “Qual desafio você irá encarar?”. Vão surgir as opções: Copa do Mundo, uniformes, bandeiras ou capitais. Caso a criança faça a escolha por acessar primeiramente o item “Uniforme do País”, vai aparecer uma camisa e depois as opções de países para ela selecionar com um clique na que se refere à camisa do time e assim sucessivamente.

O game em estudo é muito dinâmico, com imagens atraentes e cativantes, animação musical e informações do interesse das crianças.

Caso você queira, professor, coloque as crianças para jogar em dupla a fim de que uma dê apoio à outra e possam trocar informações.

Propomos a elaboração e aplicação de um projeto multidisciplinar. Os professores de Educação Física, História e Geografia poderão trabalhar com a temática. Além de brincadeiras e jogos populares a serem desenvolvidos no pátio da escola, as crianças deverão pesquisar sobre o assunto e organizar um mural com as informações mais significativas desse evento que movimentou o mundo na época. Além de pesquisarem sobre a Copa na Rússia de 2018, os alunos poderão colher também informações sobre a origem dos jogos populares do Brasil e com relação aos referentes à cultura indígena. Temos um patrimônio histórico cultural riquíssimo. As crianças precisam desde cedo respeitar e preservar os patrimônios históricos. Essa consciência pode ser despertada pelo professor de História através de vídeoaula ou até passando um documentário sobre nosso contexto histórico visando ao futebol.

Quanto à localização do lugar em que ocorreu a Copa de 2018, pode-se afirmar que o professor de Geografia tem embasamento para explorar com os alunos os estádios e lugares que serviram para recepcionar as pessoas que foram prestigiar esse evento de grande proporção.

Que tal uma gincana com as crianças do 3º, 4º e 5º anos? Essa gincana ficará a critério do professor de Educação Física. A partir do elemento “bola”, várias serão as brincadeiras ou até jogos populares a serem inseridos no projeto: Coração Queimado, Futebol Cego, “Cabriola, cadê a bola?”, Batata Quente, Bola ao Centro, Montanha Russa, Bola no Balde e outras dinâmicas tendo a bola como ponto de referência.

Uma brincadeira muito boa e instrutiva é a da descoberta das bandeiras. Basta sugerir às crianças que estudem as bandeiras características dos países da Copa da Rússia de 2018 e participem de uma disputa. O professor deverá colocar as crianças distribuídas em duas filas com quantidade igual de alunos. Projeta-se uma bandeira no telão, a criança que souber identificá-la vai correr para tocar o sino e responder à pergunta: “A qual país pertence esta bandeira?”. Ao final da brincadeira, ganharão as crianças da fila que terminar primeiro, ou seja, conforme vão respondendo e acertando, a fila vai diminuindo até que todas as crianças tenham participado. Nada melhor do que dar uma bola para as crianças que venceram a brincadeira. No caso, o professor pega a bola e faz um sorteio para as crianças vencedoras. Se for possível dar uma bola para cada uma, melhor ainda!

A gincana precisa ser adequada ao perfil dos alunos, pois há brincadeiras que dão certo para determinadas crianças e outras não. A faixa etária também precisa ser levada em conta.

Professor, através das gincanas, procura-se incentivar a descoberta de novos talentos, bem como estimular os alunos para atividades recreativas, abordar problemas relacionados ao cotidiano das crianças para que elas se envolvam espontaneamente com as disciplinas, conteúdos, enfim, para que o aprendizado seja mais prazeroso e interessante.

Professores, organizem bem a gincana. Estabeleçam regulamentos, definam a pontuação e premiação também.

Dança da Cadeira e Corrida do Saco são brincadeiras populares utilizadas na maioria das gincanas para que os participantes comecem a se interagir. Ficam aqui as dicas!

Para o sucesso de uma gincana, deve-se preparar tudo com antecedência.

O professor de Educação Física vai planejar a gincana, porém todos os educadores da escola vão contribuir dentro de suas possibilidades e também com suas habilidades.

Objetivos para o aluno:

  • Interagir-se com os colegas na sala de informática;
  • Aprender conteúdos através de games educativos;
  • Responder ao quiz abordando a temática em estudo;
  • Pesquisar sobre a Copa do Mundo de 2018, na Rússia;
  • Conhecer a respeito dos países que participaram da Copa de 2018;
  • Ampliar os conhecimentos sobre a origem do futebol;
  • Participar de brincadeiras e jogos populares;
  • Envolver-se em uma gincana para melhor desenvolver as habilidades e competências;
  • Ampliar o vocabulário e discurso através de um debate;
  • Respeitar regras e opiniões, pontos de vista, para melhor se adequar à sociedade.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar às crianças um momento de interação e aprendizado na sala de informática;
  • Motivar para a dinâmica do game sobre a Copa da Rússia no ano de 2018;
  • Propor às crianças uma pesquisa sobre a Copa do Mundo de 2018, na Rússia;
  • Realizar uma gincana com brincadeiras e jogos populares para que as crianças entrem no clima de uma copa;
  • Apresentar às crianças o conceito de portfólio para que possam compor um;
  • Estimular o aprendizado através de pesquisas;
  • Desenvolver a oratória das crianças através de um debate;
  • Planejar aulas com atividades dinâmicas e prazerosas;
  • Dar oportunidade para as crianças ampliarem seus conhecimentos se interagindo com respeito e empatia.

Sugestão de abordagem para o professor

Como o futebol é um esporte muito valorizado no nosso país e o mais popular do mundo, vamos propor uma pesquisa para que os alunos maiores possam se embasar melhor sobre esse assunto. Costuma-se dizer que o futebol é “uma paixão nacional”. Os alunos do 4º e 5º anos, com intermediação do professor orientador, poderão pesquisar sobre o início desse esporte e como o mesmo evoluiu para chegar à atualidade.

O futebol colabora muito para movimentar o mercado financeiro, pois são feitos vários investimentos e ele dá oportunidades para pessoas descobrirem seus talentos. Um esporte antes praticado somente por homens, mas hoje em dia as mulheres já aderiram. Crianças e adultos admiram essa prática esportiva que leva alegria para todos.

Assuntos para a composição da pesquisa:

Qual a origem do futebol?

Como esse esporte se expandiu?

A copa surgiu quando? Por quê?

Quem foi "Charles Miller"?

O que você sabe sobre a construção de estádios e formação de times no Brasil?

Existem racismo e preconceito no Brasil com relação ao futebol? Faça um texto argumentativo.

O futebol feminino, no Brasil, tem o mesmo valor que o masculino? Por quê?

Qual outro esporte se destaca no Brasil depois do futebol?

O professor de História poderá conduzir o trabalho referente à pesquisa. Organizar os alunos em grupos e distribuir as perguntas. Assim, os alunos não ficarão sobrecarregados. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um assunto dentro da temática em estudo.

Como apresentar o resultado da pesquisa para a turma?

Algumas possibilidades são os gráficos, figuras, tabelas e quadros.

Uma boa sugestão é usar mais imagens do que palavras.

Os resultados da pesquisa podem ser apresentados em um trabalho escrito, digitado ou até através de dinâmicas, estratégias, como por exemplo, um álbum seriado ou a vídeoaula.

Dependendo do perfil da turma, o professor pode sugerir que transformem a pesquisa em um portfólio, que nada mais é do que um documento, um registro de tudo que se fez para culminar com a pesquisa. O professor tem que apresentar às crianças o conceito de portfólio, explicando que será um espaço em que poderão guardar e registrar seus trabalhos mais significativos a respeito do assunto pesquisado.

Complementando o conteúdo

Sempre é possível incrementar mais as aulas e complementar os conteúdos. O debate é uma estratégia muito interessante para concluir a pesquisa de um assunto.

Pessoas alegam que há no futebol muito investimento e faltam verba e dinheiro para os políticos empregarem na educação, moradia e saúde.

Como solucionar esse problema?

Professor, organize dois grupos. Um favorável ao futebol e outro contrário. Cada grupo vai defender uma tese. O professor vai estimular nos alunos o pensamento crítico. As crianças vão se deparar com outras opiniões e expor as suas. O confronto de ideias desenvolve muitas competências, habilidades e favorece muito a expressão oral.

Levando-se em conta as vantagens do debate, na sala de aula, está o aprendizado sobre o respeito às regras de organização e às opiniões diversas das outros alunos.

Ao final do debate, o professor deve realizar um balanço para avaliar os pontos positivos e negativos a fim de fechar o assunto.

Através do debate, educadores e alunos tendem a se aproximar, pois é um momento de uma discussão enriquecedora e prazerosa.

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