Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Países da Copa Brasil 2014
Ei, você se lembra de quais países participaram da Copa do Mundo de 2014? Você chegou a assistir?
Não tem problema, porque no jogo Países da Copa 2014 você vai conhecer todos eles, além de ver sua camisa oficial e muitas curiosidades! Venha descobrir em qual continente cada país está e se divertir muito!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Educação Física | 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Brincadeiras e jogos |
Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana |
(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas. |
Dicas para o educador
Estamos em ano de COPA DO MUNDO, o maior evento esportivo do planeta! Esse game é uma oportunidade de os alunos conhecerem sobre o que rolou na copa de 2014. Além disso os alunos poderão saber mais sobre vários aspectos envolvidos nesse evento. Também preparamos algumas sugestões para que os alunos possam ter uma experiência super divertida nessa época do ano.
Objetivos para o aluno
Identificar e conhecer informações sobre os diversos países que participaram da Copa do Mundo de Futebol 2014;
Relacionar a bandeira ao respectivo país;
Conhecer a história da copa do mundo;
Conhecer dados sobre as Copas do Mundo já acontecidas;
Ampliar seus conhecimentos sobre o tema;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Conhecer a localização dos países e continentes;
Conhecer o idioma falado em cada país;
Conhecer a moeda de cada país;
Conhecer a capital de cada país;
Descobrir a população de cada país;
Objetivos para o professor
Auxiliar o ensino e a aprendizagem da geografia e história;
Possibilitar ao aluno a aproximação entre os países da copa do mundo;
Auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora dos alunos;
Compor um ambiente facilitador e prazeroso para aprender Geografia e História;
Ensinar sobre cultura local;
Ensinar sobre outras culturas;
Sugestão de abordagem para o professor
Antes de começar o jogo, conversar com as crianças para o levantamento de conhecimentos prévios. Algumas sugestões:
Quem sabe o que é COPA DO MUNDO?
Onde foi realizada a Copa do Mundo de 2014?
Você tinha quantos anos quando a copa de 2014 foi realizada?
Quais são os países que mais ganharam Copa do Mundo?
Você conhece algum jogador que disputou essa copa?
Algum dos jogadores que disputou a copa de 2014 irá disputar essa?
O trabalho sobre a Copa do Mundo oferece opções para inúmeras propostas, mas é fundamental também explorar o assunto de forma crítica e não apenas vangloriar o futebol. A escola tem o papel de formar seus alunos com capacidade de análise, por isso é indispensável tratar em sala de aula sobre os custos financeiros e sociais de uma Copa do Mundo no Brasil. É preciso ter claro a importância de ressaltar o que isso representa para o país e dar ao aluno capacidade de avaliar o que é divulgado na mídia sobre este campeonato.
Como registro, usar as perguntas do jogo para um QUIZ na sala de aula, ou para casa.
Complementando o conteúdo
(Sugestão 1) Leve para sala de aula um mapa-múndi e peça para os alunos localizarem onde aconteceu a copa do mundo de 2014, em seguida localizar suas respectivas capitais.
(Sugestão 2) Propor uma pesquisa com pais e familiares sobre as copas do mundo que já aconteceram.
Eles devem fazer perguntas como:
Quantas copas do mundo você já assistiu?
Quando aconteceram?
Quem disputou a final?
Quem foi o ganhador?
Quais eram os jogadores destaques da época?
Qual momento do jogo mais te marcou?
Após a pesquisa sente com os alunos em roda para que todos possam socializar sua pesquisa.
(Sugestão 3) Promover uma partida de futebol.
(Sugestão 4) Cantar a música “Partida de futebol” da banda Skank.
(Sugestão 5) Solicitar uma pesquisa sobre os pratos típicos de cada país que participaram da copa de 2014. Escolher um desses pratos e preparar coletivamente.
(Sugestão 6) Ler o hino nacional e pesquisar do dicionário as palavras desconhecidas. Em seguida, fazer a interpretação de texto.
(Sugestão 7) Solicitar que os alunos escolham sua bandeira favorita e façam um desenho.
(Sugestão 8) Reprisar o jogo da final da copa de 2014.