Compartilhe com a sua turma:
Ordem Alfabética
Vamos brincar com o gatinho e as letras?
Para aprender todo o alfabeto você terá de clicar nas letras e depois arrumar a bagunça que o gatinho faz com elas. Você terá de reorganizá-las em ordem alfabética nas suas caixinhas. Esse gatinho é muito brincalhão!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético |
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. |
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. |
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. |
Dicas para o educador
(EF01LP05)
A associação de uma marca gráfica (seja letra ou não) a cada emissão sonora de uma palavra (sílaba oral) já representa indícios do processo de fonetização que, neste momento, não compreende a reanálise da sílaba em unidades menores nem, portanto, o estabelecimento de relação entre fonema-letra/grafema. Aos poucos, por meio da reflexão reiterada sobre a escrita, será possível que isso aconteça, chegando-se ao uso das letras convencionais.
(EF01LP10)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas.
(EF02LP06)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante, quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas. O princípio acrofônico é compreendido em atividades de escrita, quando a escolha da letra e a sua nomeação o evidenciam.