logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Operação Páscoa

Operação Páscoa

O coelhinho da Páscoa está te chamando para brincar de esconde-esconde!

Ele deixou pistas matemáticas para que você descubra onde ele está. Faça as operações de cada fase e dê uma olhadinha no buraco para ver se ele está por lá. É muita diversão! Vamos nessa?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
2º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração

(EF02MA05)

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Matemática
3º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação

Reta numérica

(EF03MA03)

Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Matemática
3º Ano
Números

Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida

(EF03MA07)

Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Professor, saiba que desenvolver o raciocínio lógico-matemático é o objetivo principal deste jogo, bem como trabalhar a temática e simbolismo da “Páscoa”. Depois de resolver duas operações, as crianças se sentirão motivadas a encontrar o ovo de páscoa, estabelecendo relação entre linha e coluna. As propostas de operações de divisão e multiplicação estão separadas, na opção de nível difícil. O jogo aqui proposto é mais uma estratégia pedagógica com a finalidade de melhorar o processo do ensino e aprendizagem da Matemática. Levar o lúdico para a sala de aula é o caminho para uma aprendizagem mais significativa e também para sair do contexto de aulas maçantes. Vá logo conferir o jogo e incrementar sua aula, professor!

Objetivos para o aluno

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e estimular a curiosidade se utilizando de jogos;

Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações através de atividades lúdicas e práticas;

Exercitar o raciocínio lógico, encontrando o resultado das operações e relacionando-o à linha e coluna;

Interligar o estudo da Matemática com seu cotidiano e perceber a presença dela em tudo que fazemos;

Exercitar a imaginação, a criatividade e as habilidades motoras;

Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Objetivos para o professor

Ensinar valores importantes para as crianças, como a solidariedade, o amor ao próximo, a gratidão, empatia e o respeito;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar os procedimentos de cálculos da turma a partir das quatro operações;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Sugestão de abordagem para o professor

É sempre muito importante estimular para o jogo e aguçar a curiosidade das crianças. Antes de iniciar o jogo de tabuleiro, converse com a criançada sobre a importância da “Páscoa”, professor. Explique às crianças que o coelhinho é um símbolo de renovação. Depois, divida a turma em duplas para este jogo. A cada rodada, são reveladas duas operações e cada criança deverá resolver uma. A seguir, a dupla tem que encontrar o resultando, porém associando-o à linha e à coluna correspondentes. Como registro, é interessante que os alunos anotem todas as operações em uma folha. Na sala, divida a turma em dois grupos e promova uma batalha, lançando cada uma das operações anotadas pelas crianças. Use esse registro também para enviar atividades para casa.

Que tal propor às crianças que façam um tabuleiro com material sucata e empreguem as operações matemáticas? Elas vão usar a criatividade para elaborar um jogo similar. O coelhinho será o personagem principal. Essa atividade pode ser desenvolvida com as crianças maiores devido ao nível de dificuldade. O professor de Artes poderá ser colaborador. O professor de Matemática precisa auxiliar o tempo todo para que surja um bom resultado. Será uma atividade interdisciplinar.

Nas aulas de Português, é possível interpretar textos voltados para a temática em estudo. Que tal propor produções de poemas e narrativas sobre a “Páscoa”? Uma narrativa poderá ser levada à plateia em forma de peça teatral. O apresentador da peça teatral poderá se caracterizar de coelhinho para motivar quem for assisti-la. Que tal realizar uma exposição dos poemas em varal? Fica superlegal! A produção de história em quadrinhos é uma ótima sugestão para as crianças expressarem suas habilidades artísticas e embasarem-se da temática.

Uma brincadeira muito boa para movimentar a criançada é o “Coelhinho, saia da toca!”. Atividade que consiste em ter menos tocas do que a quantidade de crianças. As crianças deverão sair e tentar encontrar uma nova toca. Essa atividade vai possibilitar às crianças situações que explorem o controle dos movimentos do corpo, a socialização, noções de dentro e fora, tempo e espaço, atenção, agilidade, entre outras habilidades.

Complementando o conteúdo

Outras atividades poderão fazer parte do Projeto Pedagógico que tem, como objetivo, trabalhar as quatro operações. Algumas sugestões:

  • Bingo de resultados;

  • Memória cujos pares serão formados por: operação e resultado;

  • Trilha com obstáculos de operações;

  • STOP;

  • Batalha;

  • Material Dourado;

  • Ábaco;

  • Racha-Cucas;

  • Lojinha;

  • Boliche com propostas variadas, usando cada uma das quatro operações;

  • Número oculto;

  • Baralho: desça 20, desça 40, etc.

Uma atividade muito legal, para ser realizada na aula de Matemática, é utilizar quebra-cabeça, pois ele desenvolve o raciocínio lógico e espacial. O fato de ser dividido em um número específico de peças já permite começar a abordar os números. Peça às crianças para trazerem de casa e trocarem os jogos durante a atividade. Será um momento significativo de troca e aprendizagem.

A Matemática também pode ser trabalhada em uma aula de culinária, mas precisa ser monitorada por adultos, é uma boa alternativa para reforçar conceitos matemáticos. Caso não queira, professor, ir com as crianças para a cozinha, alguns brinquedos são ótimas opções e servem como jogos de Matemática, uma vez que estimulam aprendizados, como por exemplo, aqueles que permitem que a criança faça bolos, sorvetes, saladinhas e outras receitinhas. Seria muito bom fazer com as crianças ovos de Páscoa. Chamem um especialista na produção de ovos de Páscoa e movimentem a cantina ou cozinha da escola. Será uma aula muito divertida para motivar ainda mais os alunos para a temática em estudo.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br