logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

O Caminho da Lâmpada

O Caminho da Lâmpada

As lâmpadas são essenciais no nosso dia a dia, mas você sabia que elas não podem ser jogadas direto no lixo comum? É porque elas são tóxicas para o meio ambiente. No joguinho “O caminho da lâmpada” você vai saber mais sobre como usá-las e como descartá-las da maneira correta, para não prejudicar o meio ambiente. Vamos ser conscientes e cuidar juntos do mundo em que vivemos!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
3º Ano
Natureza, ambientes e qualidade de vida

Produção, circulação e consumo

(EF03GE08)

Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Ciências
5º Ano
Matéria e energia

Propriedades físicas dos materiais

Ciclo hidrológico

Consumo consciente

Reciclagem

(EF05CI05)

Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

A destinação correta dos resíduos sólidos não é uma realidade do nosso país. Muitas pessoas e empresas ainda negligencia esse cuidado com a natureza. Muitos materiais que vão para o lixo não são lixo, eles podem ser reciclados e reutilizados. Além disso o descarte de objetos poluentes pode causar sérios dados ambientais. Para tornamos cidadãos preocupados e atuantes na causa ambiental primeiro precisamos ser sensibilizados desde crianças. Essa sensibilização acontece por meio da Educação Ambiental. Atividades lúdicas como jogos são recursos eficazes nesse processo.

Objetivos para o aluno

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Conhecer os impactos ambientais provocados pela ação individual e coletiva do ser humano;

Compreender que simples ações podem contribuir com a melhoria da qualidade ambiental;

Analisar fatos e situações sobre o lixo, do ponto de vista ambiental, reconhecendo a necessidade de participar deste processo;

Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, em casa, no bairro, na cidade;

Objetivos para o professor

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Trabalhar conceitos de reutilização, redução e reciclagem;

Estimular a mudança de hábitos e a formação de novos hábitos que favorecem o meio ambiente e a natureza;

Promover a reflexão sobre a responsabilidade de cada um nesse processo de coleta seletiva;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Solicitar a montagem de lixeiras de coleta seletiva para a sala de aula.

(Sugestão 2) Montar um cartaz com a classificação dos resíduos sólidos.

(Sugestão 3) Fazer uma pesquisa sobre o tempo de decomposição dos principais resíduos sólidos encontrados no descarte doméstico.

(Sugestão 4) Leitura do Livro Escola Games “Amigos do Meio Ambiente

Disponível em: https://www.escolagames.com.br/livros/amigos-do-meio-ambiente

(Sugestão 5) Fazer uma roda com os alunos e abordar as questões norteadoras a seguir:

  1. O que fazemos com o nosso lixo?

  2. Qual o impacto causado pelo lixo?

  3. Quais os meios de destinação do lixo?

  4. Por que devemos pensar antes de comprar algo?

  5. Qual a diferença de lixo e resíduos sólidos?

  6. O que é lixo orgânico?

  7. O que pode ser produzido a partir do lixo orgânico?

  8. Qual é o material utilizado na fabricação do vidro?

  9. O que podemos evitar com a reciclagem do papel?

  10. Quantos anos o plástico leva para desaparecer completamente do meio ambiente?

  11. Como se chama a ação de separar os diferentes resíduos e enviar para serem reciclados?

  12. Quais as diferenças entre lixo e resíduo?

  13. Qual a cor da lixeira onde descartamos os resíduos de metal?

  14. Quais os recipientes de plástico que podemos descartar nas lixeiras vermelhas?

  15. Quais os benefícios da Coleta Seletiva?

(Sugestão 6) Abordar com os alunos os que são os 7R’s.

(Sugestão 7) Montar uma oficina com brinquedos e outros objetos construídos com papel, papelão, PET e etc.

(Sugestão 8) Realizar uma sessão de cinema com o filme: “Lorax: Em busca da Trúfula perdida”. Em seguida, fazer a discussão com os alunos. Você ainda pode solicitar que os alunos elaboram um desenho ou uma história em quadrinho.

(Sugestão 9) Organizar um grupo na sala de aula (Agentes Ambientais), cuja responsabilidade é fiscalizar o descarte incorreto dos resíduos sólidos, além disso, pode ser observados vazamentos, desperdício, entre outros. É interessante que seja feito crachás e identificações para os alunos. Faça o revezamento dos grupos a cada 15 dias

(Sugestão 10) Trabalhe com os alunos os demais jogos Escola Games que trabalham com esse viés ambiental.

  • Coleta Seletiva

  • Memo água

  • Missão planeta água

Complementando o conteúdo

O objetivo dos R’s da sustentabilidade era a criação de soluções ambientais, já que a sociedade se mostrava altamente consumidora, produtora de grande quantidade de lixo e não fazia a destinação correta dos resíduos.

Os 3 R’s foram os primeiros a serem abordados nessa perspectiva ambiental. E eles significam: reciclar, reutilizar e reduzir.

Com o tempo percebemos que poderíamos ir além e 2 R’s foram acrescentados: Reaproveitar e o Repensar.

Atualmente ampliamos ainda mais esses cuidados com o meio ambiente e com isso acrescentamos mais 2 R’s. Totalizando 7.

Repensar

Respeitar

Responsabilizar

Recusar

Reduzir

Reaproveitar

Reciclar

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br