Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Nuvenzinha
Vamos brincar com as nuvens e as estrelas no céu?
As nuvenzinhas precisam da sua ajuda para coletar os itens que ficaram presos lá no alto! Clique nas estrelas e astros para os itens serem guardados nas nuvenzinhas. São muitos brinquedos e elas precisam de nossa ajuda! Vamos lá?
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
O raciocínio lógico é o processo em que se tira conclusões com base em inferências lógicas que podem ser extraídas de visuais, cheiros, sons, sequências...
Você sabia que games são ótimas formas de estimular o raciocínio lógico? Além de ser momentos de lazer e divertimento são também uma oportunidade para desenvolver a capacidade de resolver problemas, de encontrar soluções e de criar novas habilidades.
Objetivos para o aluno
Resolver problemas matemáticos envolvendo raciocínio lógico;
Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
Trabalhar habilidades motoras por meio do uso do mouse;
Objetivos para o professor
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Aumentar a capacidade dos alunos de observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para situações problemas propostos;
Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
Sugestão de abordagem para o professor
Embora as crianças desenvolvam suas habilidades de pensamento através de interações diárias, também podemos ajudá-las a construir uma base sólida, jogando jogos de pensamento lógico com elas sempre que possível. Abaixo listamos exemplos de atividades que possam ajudar nesse processo.
(Sugestão 1) Mímica
(Sugestão 2) Jogos de tabuleiro
(Sugestão 3) Quebra-cabeça
(Sugestão 5) Leitura
(Sugestão 6) Tangram
(Sugestão 7) Origami
(Sugestão 8) Jogo da memória
(Sugestão 9) Pega-vareta
(Sugestão 10) Blocos de montar estilo LEGO
(Sugestão 11) Blocos de madeira estilo JENGA.
(Sugestão 12) Jogo da velha
(Sugestão 13) Dominó
(Sugestão 14) Cubo mágico
(Sugestão 15) Jogo dos 7 erros.
(Sugestão 16) Jogos de enigmas.
Exemplo:
Associar sombras às imagens.
Descobrir próximo número de uma sequência numérica.
Descobrir próxima letra de uma sequência de palavras.
Descobrir cores obedecendo um padrão.
Associar formas geométricas.
Complementando o conteúdo
Abaixo listamos atividades Escola Games que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico.
Labirinto Polar
https://www.escolagames.com.br/jogos/labirinto-polar
Animais Puzzle
https://www.escolagames.com.br/jogos/animais-puzzle
Quebra-cabeça
https://www.escolagames.com.br/jogos/quebra-cabeca
Jogo dos 7 erros