Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica

Monta Monta Bicho
Monta Monta Bichos é um divertido jogo de quebra-cabeça onde você deve observar atentamente a sombra dos animais e encaixar as peças corretamente para montá-los. Arraste cada parte para a posição certa e descubra 16 bichos diferentes! Com uma jogabilidade simples e interativa, o jogo ajuda a desenvolver habilidades motoras e a atenção das crianças.
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Corpo, gestos e movimentos | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |

Dicas para o educador
O game “MONTA MONTA BICHO” é um quebra-cabeça superdivertido e dinâmico. A criança forma os bichinhos com facilidade em tempo hábil se utilizando das partes do animalzinho em destaque. A partir da montagem, ela vai identificando o tipo de animal e assimilando conhecimento. O educador tem que intermediar essa atividade com animação e também passar as orientações que antecedem ao jogo online para uma aula com organização e disciplina.
A criança, ao jogar, precisa identificar a sombra do animal e encaixar as peças para formá-lo. São dezesseis bichinhos ao todo. Esse tipo de jogo exercita a memória e favorece a coordenação motora da criança, além de revelar o contexto do mundo animal.
No Infantil e 1º ano, os alunos estão fazendo descobertas o tempo todo e eles ficam encantados com os elementos da natureza, sendo os animais, os preferidos, por isso os educadores têm que explorar esse assunto para enriquecer o aprendizado das crianças menores.
Após o game, uma forma de contextualizar melhor os elementos nele contidos, educador, é propor desenhos sobre os animais ou uma pintura em cartolina. As crianças precisam explorar suas habilidades e expressarem seus sentimentos, emoções contidas, desejos etc. Pergunte às crianças sobre seu animalzinho preferido. Estabeleça um diálogo com as crianças. Os menores têm muita necessidade de falar e serem ouvidos. Pedir às crianças para irem à frente da sala de aula representar com mímica seu animal preferido é muito divertido e os educandos se soltam. Os alunos têm que adivinhar o nome do animalzinho que está sendo dramatizado pelo coleguinha. Essa aula torna-se uma farra e precisa ter o controle da disciplina. Antes, o educador tem que explicar as regras para que dê tudo certo. Sabemos, educador, que através da mímica, é possível trabalhar com diversos elementos psicomotores, tais como: o esquema corporal, a imagem corporal, o tônus, a motricidade ampla, a organização espaço-temporal, o ritmo, a lateralidade e o equilíbrio.
Existem outras formas de abordagem do game antes e depois de as crianças desenvolvê-lo, pois o conteúdo nele contido é muito amplo e dá vazão para inúmeras atividades. Basta o educador utilizar sua criatividade para elaborar dinâmicas com estratégias que vão motivar seus alunos para o aprendizado.
Para a criança, educador, brincar, além de ser uma maneira de se divertir, é uma forma de recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive.
Objetivos para o aluno:
- Realizar um game com montagem visando às partes de animais;
- Coordenar habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas;
- Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
- Exercitar a cognição, analisar situações e desenvolver um senso crítico;
- Participar de uma aula-passeio e lanche comunitário;
- Resolver continhas e problemas matemáticos;
- Envolver-se com atividades práticas e lúdicas dentro de um projeto multidisciplinar;
- Vivenciar situações de desafios, sucesso e fracasso;
- Recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive.
Objetivos para o professor:
- Motivar os alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo que visa trabalhar com montagem de animais;
- Realizar atividades lúdicas e dinâmicas para as crianças assimilarem os conceitos matemáticos;
- Preparar uma aula-passeio para as crianças se interagirem e aprenderem ao mesmo tempo;
- Organizar um projeto multidisciplinar envolvendo a temática sobre animais;
- Deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades;
- Proporcionar situações em que o aluno possa experienciar êxito;
- Trabalhar a imagem corporal, o tônus, a motricidade ampla, a organização espaço-temporal, o ritmo, a lateralidade e o equilíbrio.
Sugestão de abordagem para o professor
AULA-PASSEIO
Leve seus alunos do 1º ano para um passeio em um parque ou zoológico, educador. Vamos denominar esse momento de aula-passeio. A Matemática está presente em quase tudo. Durante esse passeio, as crianças vão observar os animais presentes no local e na aula de Matemática será possível abordar esses bichinhos nas atividades de somar e nos desenhos representativos também.
Em uma aula para recordar o passeio, o professor de Matemática pode perguntar às crianças a quantidade de animais existentes no local que visitaram. Trabalhar com a noção de quantidade elaborando atividades matemáticas, como continhas ou problemas. Realizar um brinquedo com as figuras que representam esses animais, como preparar um dominó com animais em madeira ou jogo de cartas.
De acordo com a BNCC, o aluno precisa organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. Um excelente exercício é dar figuras de animais para as crianças organizarem grupos que representam animais com penas, pelos, separá-los por cor, tamanho, utilidade etc. Os alunos podem montar uma tabela também separando os animais que viram no zoológico por espécies.
Caso ache viável, professor, convide os pais com disponibilidade de tempo para irem também ao passeio e proponha a eles a organização de um lanche comunitário. O apoio dos familiares nesses eventos é fundamental para que tudo dê certo e os objetivos sejam atingidos. É muito importante uma parceria entre escola e família. O professor, os pais e as crianças poderão tirar fotografias de animais para guardarem como recordação desse momento de interação, diversão e aprendizado.
As crianças do Infantil também podem participar dessa aula-passeio, mas farão apenas um piquenique no local, pois tem que ser um momento mais lúdico. Também devem participar de brincadeiras se forem permitidas. Por serem bem pequenas, as crianças podem ir caracterizadas de animalzinho.
A aula-passeio tem por objetivo ir além dos muros da escola e possibilitar aos alunos contato real com o objetivo de ensino, bem como reforçar os conceitos matemáticos trabalhados na sala de aula.
Complementando o conteúdo
UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR ALAVANCA O ENSINO, EDUCADOR!
Para complementar o estudo visando ao conteúdo do game, educador, vamos sugerir um trabalho multidisciplinar.
Um projeto multidisciplinar é aquele que envolve mais de uma disciplina dentro do seu processo de estudo e execução. O professor de Artes, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências podem e devem explorar o assunto do game aqui indicado.
Na Educação Infantil, devido à idade dos menores, sugerimos atividades mais lúdicas, como pintura, dobradura, jogo de baralho etc. No primeiro ano, as crianças já têm maturidade para um trabalho mais contextualizado.
Na aula de Ciências, o professor deve propor aos alunos uma pesquisa sobre animais domésticos e selvagens, por exemplo, ou levar seus alunos à reflexão sobre as utilidades dos animais. Cabe a ele despertar nas crianças uma consciência ecológica.
Já o professor de Matemática, considerando as partes dos animais do game a serem montadas, pode elaborar continhas e problemas matemáticos que culminem com o resultado do todo para formar o animalzinho, bem como trabalhar com jogos práticos com elementos do mundo animal.
O professor que ministra o conteúdo de Língua Portuguesa deve dar atividades de interpretação de textos narrativos e produção de poemas com a temática “Animais”. Caso queira, ele tem a possibilidade de dialogar com as crianças em uma “Roda de Conversa” sobre animais em extinção e o respeito para com os mesmos. Abordar o assunto sobre preservação do meio ambiente e amor para com os bichinhos.
Se houver na escola um educador que dê aulas de arte cênica, será ótimo preparar um roteiro de peça para organizar um teatro contendo os animais do game como personagens. O professor de Artes também tem como trabalhar com essa proposta, pois ele tem habilidades e conhecimentos para desenvolver com os alunos esse tipo de aula que evidencia a expressão artística e corporal. As crianças adoram dramatizar, representar, caracterizarem-se. Esse é um momento crucial para explorar as habilidades artísticas das crianças, para ampliar o vocabulário delas, melhorar a coordenação motora e favorecer a socialização.
Para fechamento desse projeto dinâmico, sugerimos aos educadores a apresentação da peça teatral à “Comunidade Educativa”. Para ornamentar o palco, todos os professores da escola devem colaborar, pois a união faz a força. Levar para o palco os animais do game, como a coruja, a abelhinha, a raposa, a libélula, a galinha, o gato, o cavalo, enfim, será um sucesso. Educador, deixe que o aluno escolha o bichinho que gostaria de representar, pois há criança que gosta de cachorro, outras de gato, já tem aquelas que gostam de aves. Melhor dar liberdade de escolha para que os alunos se sintam motivados. Proponha às crianças que utilizem gestos e dramatizem as vozes dos animais.
Nesse tipo de projeto, é preciso deixar as crianças ganharem autonomia e superarem as dificuldades, desafios, enfim, dar oportunidade de crescimento, deixá-las evoluir no aprendizado com mais liberdade.
Os projetos “Multidisciplinares” têm o poder de alavancar o ensino devido ao trabalho em conjunto e maiores oportunidades de abordagem dos conteúdos em estudo. Esses projetos são, na realidade, uma proposta pedagógica que tem por objetivo ajudar nossas crianças a compreenderem as relações entre as áreas de ensino, favorecendo assim, educador, a máxima qualidade do aprendizado, bem como o desenvolvimento das habilidades e competências delas.