Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Missão Planeta Água
Imagine que você é um super herói e hoje a sua missão é acabar com o mau uso da água. Complete todas as fases e ajude a salvar o planeta!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 5º Ano | Matéria e energia |
Propriedades físicas dos materiais Ciclo hidrológico Consumo consciente Reciclagem |
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. |
Dicas para o educador
Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da água, apesar do tema ser abordado sempre nesta data é importante que o trabalho sobre esse recurso seja constante. Proponha aos alunos atividades diferenciadas para que eles se sintam estimulados e sensibilizados sobre o assunto. Promova debates, palestras com profissionais da área e façam dos alunos disseminadores de sustentabilidade. Você pode iniciar o trabalho com esse jogo e em seguida desenvolver as diversas atividades que serão propostas aqui. Este jogo além de trazer um quiz com diversas perguntas importantes sobre a água, o jogo exigirá do participante raciocínio para resolver os problemas de vazamento de água pela cidade.
Objetivos para o aluno
Conscientizar sobre o consumo de água e da necessidade de preservar esse bem;
Aprender como economizar água no dia a dia;
Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido;
Avaliar a importância da água potável para o consumo humano;
Entender as propriedades da água;
Compreender os processos e etapas envolvidos no tratamento de água;
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;
Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;
Objetivos para o professor
Produzir soluções sustentáveis de forma colaborativa;
Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água;
Conscientizar os alunos quanto ao uso sustentável e inteligente da água;
Promover discussões coletivas;
Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Promover uma roda de conversa e abordar as questões a seguir:
Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?
Como está a situação da água em nosso planeta?
A água pode ser encontrada em quais estados?
Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?
É possível consumir a água dos oceanos?
A água é importante? Por quê?
De onde vem a água?
A água pode acabar? O que aconteceria?
É preciso economizar água? De que forma?
(Sugestão 2) As turmas podem iniciar esta aula assistindo a um filme que fala sobre a importância da água. Veja abaixo algumas das nossas recomendações:
Acquaria (2013 – 1h43min)
Wall-e (2018 – 1h43min)
(Sugestão 3) Trabalhar com os alunos poemas sobre a água, em seguida peça para eles construírem o seu poema. Segue algumas sugestões de poema.
A água – Manuel Maria Barbosa du Bocage
Os rios – João Cabral de Melo Neto
Lição sobre a água – António Gedeão
A falta d’água no mundo – João Batista Melo
(Sugestão 4) Trabalhar com os alunos as cartilhas a seguir. Peça para que os alunos façam uma leitura detalhada e posteriormente proponha desenhos e criação de narrativas sobre o documento.
https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/06/uma-aventura-para-ajudar-o-planeta/
http://www.governocidadao.rn.gov.br/smiv3/site/conteudos/midias/b02c0f7b450a8bc529879a5e5c322e83.pdf
https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/AP/Anexos/Sebrae_Cartilha2ed_Gestao_Agua.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualidade_agua_consumo_humano_cartilha_promocao.pdf
http://brasildasaguas.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2013/05/CARTILHA-AGUA-CVRD.pdf
(Sugestão 5) Sugerir que os alunos construam materiais impressos propondo soluções para reaproveitamento da água. Peça para que eles divulguem o material produzido em toda a escola.
(Sugestão 6) Apresentar e discutir com os alunos o ciclo da água. Propor a montagem de um esquema ou maquete mostrando esse processo.
Complementando o conteúdo
Dados importantes sobre a água que podem ser usados em debates em sala de aula. Esses temas irão auxiliar na percepção sobre a utilização da água de forma prudente e racional.
Um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não têm acesso a água potável;
40% dos habitantes do planeta (2.9 bilhões – a estimativa da população em 2013 foi de 7.3 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes;
Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.
A agricultura, incluindo irrigação, pecuária e aquicultura, consome 69% da retirada anual de água em todo o mundo, já a indústria 19% e as residências particulares 12%.
Mais de 80% das águas residuais em todo o globo retornam ao meio ambiente sem tratamento. Por isso, diversas doenças relacionadas à água, sobretudo a cólera e a esquistossomose, permanecem sendo difundidas em muitos países em desenvolvimento.
Fonte: http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua/
Acesso em: 04/03/2021
Sugerimos também como material de apoio o documento a seguir:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cartilha_estudante.pdf